6 dicas para um bom atendimento em restaurante

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Não são poucas as pessoas, frequentadoras de bares e restaurantes, que saem insatisfeitas com o atendimento que recebem. Para que seu cliente não seja uma dessas pessoas, trazemos neste post 6 dicas para melhorar o atendimento em seu restaurante.

Confira nossas dicas e faça com que todos que visitarem seu restaurante lembrem-se, não apenas da boa comida, mas também do excelente atendimento recebido.

1-Não deixe ninguém esperando

Ninguém gosta de esperar por uma mesa, pelo pedido ou mesmo pela conta. Não é nada atraente um lugar onde as pessoas percam seu tempo em filas, ainda mais se for em um dia de semana e em horário comercial. Assim, é importante que seu restaurante ou bar tenha o número suficiente de garçons, funcionários e também de mesas e cadeiras.

O cliente que é atendido prontamente se sente importante e valorizado. Mas, caso a demora seja inevitável, explique o motivo e demonstre boa vontade para encerrar a espera.

2 -Respeite os horários

Respeitar o horário de funcionamento do estabelecimento é muito importante. Deve-se sempre abrir a casa no horário marcado com tudo devidamente pronto. Não é nada agradável que o cliente entre no seu estabelecimento e encontre seus funcionários ainda sem uniformes, limpando o salão ou arrumando as mesas.

Também não se deve fechar antes do horário estabelecido. Você pode acabar deixando clientes do lado de fora, o que não seria nada agradável.

3 – Gentileza é uma obrigação

Você já sabe que gentileza, para quem trabalha com o público, é algo básico e obrigatório, mas não custa nada reforçar. Qualquer pessoa, sem nenhuma exceção, que entrar em seu restaurante, deve ser atendida como se fosse única e muito especial. É importante que todos sejam recebidos com um sorriso e, independentemente da idade, serem tratados por “senhor” ou “senhora”.

É preciso ainda ter boa vontade para explicar o cardápio e paciência para ouvir os pedidos. Cuide para que os garçons estejam sempre bem informados sobre todas as opções de seu cardápio, sejam prestativos, simpáticos e sobretudo discretos.

4 -Cuide da sua equipe

Estimule a gentileza entre os membros da equipe. Não há nada mais desagradável do que ir a um restaurante ou bar e presenciar episódios de falta de gentileza, desrespeito ou mesmo brigas entre os funcionários.

Cuide para que todos da sua equipe trabalhem em harmonia e cooperem uns com os outros. Isso certamente irá refletir no bom andamento da casa e deixará todos, principalmente os clientes, muito mais satisfeitos.

5 – Ouça as reclamações

Nunca, de maneira alguma, deixe de ouvir as reclamações, queixas ou sugestões de um cliente.  Fique atento a elas e faça o possível para resolvê-las. Oriente seus funcionários para que todo comentário, seja positivo ou negativo, feito pelos clientes, seja levado aos superiores.

Em caso de crítica ou reclamação justa, vale tentar recompensar seu cliente com um desconto ou mimo, como por exemplo, um café ou sobremesa. Essa pequena atitude demonstra que você  se importa com o bem estar e com a opinião dele.

6 – Paciência com clientes difíceis

Algumas vezes, a máxima que diz que “o cliente tem sempre razão” não se aplica. Pessoas difíceis e temperamentais aparecem em todo lugar, inclusive no seu restaurante, então o melhor que se pode fazer é ter muita paciência e jogo de cintura.
Ouça atentamente o que cliente tem a dizer, mesmo que ele esteja sendo agressivo ou que você tenha certeza que ele está sendo injusto. Não o trate com arrogância ou desdém, não grite ou seja mal educado. A melhor tática é se manter tranquilo, já que qualquer indício de impaciência ou irritação, por parte de qualquer membro da sua equipe, pode piorar a situação.

Gostou das dicas para melhorar o atendimento em seu restaurante? Então não deixe de  colocá-las em prática ainda hoje. E caso tenha alguma dúvida ou sugestão, fale conosco. Bons negócios!

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