abertura de empresa para médicos, abrir empresa médica

Processo de Abertura de Empresa para Médicos

Vamos falar de todos os detalhes para você que é médico ou profissional da saúde e pretende atuar como pessoa jurídica ou até mesmo pessoa física com seu consultório. Iremos falar sobre abertura de empresa para médicos e todos os procedimentos sobre sua atuação como médico.

Antes de falar do processo de abertura da empresa, vamos te orientar em aspectos importantes sobre a atuação do médico no mercado profissional.

Eu não sei se isso acontece ou aconteceu com você, receber sem tem comprovante de quem te pagou. Funciona assim, a clínica médica ou o hospital contrata o médico sem nenhum vínculo.

O correto seria a contratação como médico autônomo, Médico CLT ou médico pessoa jurídica.

Qualquer das formas acima, pode ser legal dependendo do caso. Mas o que acontece com alguns médicos, é a contratação sem nenhum vínculo. Isso pode prejudicar o médico no momento de declarar seus rendimentos.

Isso seria um caixa 2 dos médicos, e sem condições de ajuste devido ao falta de fonte para informar. Veja um vídeo que temos sobre o caixa 2 dois médicos.

Para evitar esse problema, você pode abrir uma empresa para prestar seus serviços médicos. Como nosso objetivo é falar sobre abertura de empresa para médicos, iremos passar para todos os detalhes importantes.

Antes de detalhar todo o processo, gostaria de te convidar a falar com um de nossos contadores especializados em clínicas para falar sobre sua necessidade e definir se deve trabalhar como médico pessoa jurídica ou pessoa física.

Para isso, você pode falar pelo whatsapp ou solicitar um orçamento para iniciar ou regularizar sua situação.

Abertura de Empresa individual para Médicos

Você pode abrir uma empresa individual para serviços médicos, mas precisamos detalhar algumas informações importantes para você não errar. O regulamento do imposto de renda da pessoa física, esclarece no art. 162, que o médico pode atuar como prestador de serviços autônomo.

Ficar claro que o médico pode fazer a abertura de empresa, mas apenas se for de forma empresária.

Aí que entendemos que se for apenas para prestação de serviços médicos para clínicas e hospitais ou médicos que estão em residência médica, deveria fazer a abertura da empresa para médicos como EIRELI e não a abertura da empresa individual.

Vamos falar um pouco mais sobre a abertura de empresa médica como EIRELI abaixo. Mas ainda a EIRELI exige o capital social mínimo de 100 salários mínimos.

A abertura da pessoa jurídica para médicos

Devido a elevada carga tributária, muitos hospitais estão preferindo contratar Médicos como pessoas jurídicas. Isso reduz a tributação e encargos trabalhista para ambas as partes.

O Médico pessoa jurídica é tributado nos três regimes tributários atualmente permitidos no Brasil  o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. No Lucro presumido que é o mais comum, a tributação fica em torno de 16,33%. Em alguns municípios  que o ISS é de 2% esse valor reduz para aproximadamente 13,33%.

Já sendo tributado como pessoa física,  esse percentual pode chegar a 27,5% .

Outro ponto importante. O Hospital ou Clínica que contratar o Médico como pessoa física, precisa pagar  20% de INSS sobre o valor pago, por isso o incentivo de realizarmos abertura de empresa para médicos.

Sobre o Processo de abertura de empresa para médicos

Nós sabemos que o processo de abertura é bem parecido com as demais atividades de prestação de serviços. A grande diferença, está na responsabilidade técnica e na forma de natureza jurídica proposta.

Para empresas que são constituídas por sócios médicos, o mais indicado é a sociedade simples, devido ao valor de ISS que pode ser reduzido e pago de forma fixa e trimestralmente.

Agora se a empresa tiver sócio que não seja médico, precisa se aberta como sociedade LTDA na junta comercial.  Quando isso acontece, a empresa não pode ser enquadrada como sociedade uniprofissional e pagar o ISS trimestral. Para esse tipo de sociedade médica, o pagamento do ISS é sobre o faturamento e pode variar de 2% a 5%

Obrigatoriedade da Pessoa Jurídica

É natural que o Doutor ou a Doutora não entenda como deve fazer após abrir sua empresa médica. Precisamos salientar, que existe diversas obrigações fiscais, contábeis, trabalhistas e legais que são de prerrogativa de um Contador.

Mesmo que sua empresa, não tenha movimento ou ela seja muito pequena, é obrigatório manter a escrituração contábil e fiscal. Para isso é importante contar com uma contabilidade especializada na execução desse trabalho.

Para tirar dúvidas sobre formulários e procedimento no Conselho Regional de Medicina acesse o site do CRM SP

Temos muitos conteúdos sobre o tema em nosso canal do youtube  e no em nosso site. Atualmente somos na internet o escritório de contabilidade que mais divulga conteúdo para  área médica em todo Brasil.

Temos também uma PLaylist Especial para Médicos e Clínicas Médicas. São dezenas de vídeos. Veja abaixo:

Dúvidas sobre abertura da empresa médica

Se você ainda tem dúvida sobre abertura de empresa para médicos, nós temos um conteúdo que desenvolvemos para fazer você entender onde abrir sua empresa. Na junta Comercial ou no Cartório.

Temos as possibilidades de abrir uma sociedade Ltda ou EIRELI e, até mesmo uma sociedade simples.

Nosso processo de abertura de empresa para médicos, é ágil e eficiente. Temos uma equipe preparada e especializada na área da saúde, que proporciona garantia em pagar o menor imposto de forma legal.

Contrata assessoria contábil especializada para não se preocupar mais com contabilidade e tributos, pois a Soluzione Contábil vai gerar tranquilidade. Você não vai mais esquecer de pagar as contas da sua empresa, contanto com nossa agenda programada.

Alguns profissionais preferem não abrir empresa e trabalham como médico pessoa física, fazendo o livro caixa , carnê leão e  pagando o imposto de renda até 27,5% de alíquota e 20% de INSS que é cobrado do Médico Autônomo.

Fonte: Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil

Aqui é Altair Alves da Soluzione. Vem tomar um café comigo. 13