Como abrir uma empresa de paisagismo

Como abrir uma empresa de paisagismo
O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

A primeira impressão é a que fica, como diz o ditado. O visual de um ambiente, sua harmonização e a forma como as pessoas se sentem lá são importantíssimos. Por isso, a abertura de empresa de paisagismo é um investimento bastante promissor.

A elaboração de projetos de paisagismo para casas, prédios comerciais e outros é essencial para a revitalização e harmonia dos ambientes. O paisagista atua desde a elaboração do projeto até os retoques necessários nos ambientes.

O profissional que deseja abrir sua própria empresa de paisagismo precisa seguir alguns passos, começando pela elaboração de um plano de negócios. Esse documento guiará a atividade do empreendedor e o auxiliará a evitar problemas futuros.

Também é preciso pensar em capital de giro, controle de estoque e outras tantas questões necessárias aos empreendedores. Mas, há um profissional que pode lhe auxiliar desde o início desse processo.

Nesse texto, você confere o passo a passo para abrir seu negócio na área de paisagismo. Confira!

O mercado de paisagismo

Revitalização e harmonia de espaços são as missões do paisagista. Esse profissional atua na elaboração de projetos de paisagismo, acompanha sua execução, faz retoques e avalia o resultado final.

A função do paisagista é agregar bem estar e segurança na construção de espaços sustentáveis e aconchegantes.

A preocupação com a sustentabilidade trouxe uma demanda maior para os paisagistas. A concepção de espaços adequados ecologicamente e a organização ambiental sustentável são tarefas desses profissionais.

Eles oferecem soluções práticas e harmoniosas à preocupação com a preservação do meio ambiente.

O aumento da procura por espaços ecologicamente corretos traz ótimas oportunidades de negócio. Portanto, para se adequar à tendência, o empreendedor da área de paisagismo deve investir em práticas sustentáveis.

Além disso, deve estar sempre ligado nas tendências de mercado para poder oferecer as melhores soluções aos seus clientes.

Paisagismo e jardinagem são a mesma coisa?

Não. Embora ambos lidem com o meio ambiente e plantas, as duas funções são bastante diferentes.

No paisagismo, o profissional planeja e elabora projetos para as áreas verdes. Também cuida da harmonização das partes externas. Assim, cuida de chácaras, praças, espaços abertos e áreas livres de casas e prédios e outras edificações.

Já a jardinagem é voltada ao trabalho de plantação de plantas e outros vegetais. Constrói jardins e cuida da harmonização dos mesmos. Faz isso por meio de objetos decorativos.

As duas funções se complementam. Para o paisagista cuidar de todo o espaço o aberto, precisa do jardineiro para efetuar a harmonização do jardim.

Abertura de empresa de paisagismo

O processo de abertura de empresa de paisagismo é semelhante à abertura de empresas em outras áreas. É necessário reunir a documentação básica e realizar os registros nos órgãos competentes.

Porém, antes da abertura da empresa de fato, é preciso tomar uma importante atitude: planejar.

Um bom planejamento auxilia o empreendedor a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e segura. Embora muitos empreendedores não gostem dessa etapa e prefiram partir logo para a abertura, esse é um passo essencial para o sucesso do empreendimento.

Tomar tempo para executar essa importante etapa protege o empreendedor de possíveis erros e prejuízos.

Reunir informações sobre o mercado, público-alvo, concorrências, capital social e outras é fundamental. Essa etapa vai lhe auxiliar a ter uma base sólida para o crescimento de sua empresa. Além disso, esse documento vai ser o guia de sua atuação.

Uma particularidade da área de paisagismo são as condições climáticas. O empreendedor precisa se planejar para períodos chuvosos, por exemplo.

Assim, poderá pensar em soluções criativas e não precisará improvisar quando essas coisas acontecerem. Um planejamento financeiro adequado também é importantíssimo para evitar prejuízos nesses períodos.

Naturezas Jurídicas e Regimes Tributários

Outra questão a ser definida antes da abertura em si é qual empresa abrir, ou seja, a natureza jurídica da empresa. É possível abrir a empresa de forma individual ou em sociedade.

O empreendedor tem as seguintes opções: MEI, Empresário Individual, Sociedade Unipessoal Limitada, Eireli e Sociedades.

Em seguida, é necessário definir o Regime Tributário. Essas duas escolhas influenciam no valor dos impostos que a empresa terá que pagar. As opções são as seguintes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Cada regime possui suas regras de tributação e vantagens de acordo com a lucratividade. Para descobrir as melhores opções para sua empresa, consulte um contador.

Passo a passo para a abertura da empresa

Para abrir sua empresa, primeiro faça uma consulta na Prefeitura local para verificar se o local é permitido para o funcionamento da atividade. Em seguida, faça uma busca para verificar se não há outra empresa usando o nome pretendido.

Em caso de Sociedade Simples, essa busca pode ser feita na Junta Comercial ou no Cartório. A pesquisa também pode ser feita no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Em seguida, é necessário fazer o Contrato Social, documento de registro da empresa, e registrá-lo na Junta Comercial. Siga para a abertura do CNPJ, solicitando-o junto à Receita Federal.

Restam a Inscrição Estadual e o Alvará de Funcionamento. Também o registro no INSS e Previdência Social.

O papel da contabilidade na abertura de empresa de paisagismo

A contabilidade pode prestar orientações, como realizar todo o processo de abertura de empresa de paisagismo. Além disso, oferece todo o suporte desde a elaboração do plano de negócios.

Realiza o planejamento tributário para que você pague menos impostos dentro da lei. Ainda lhe acompanha até a emissão da primeira nota fiscal.

A Soluzione Contabilidade é uma empresa especializada no suporte a micro e pequenos empreendedores. Com suas soluções personalizadas, apóia o crescimento de seu negócio.

O atendimento aos clientes é feito de forma segmentada. Com isso, a Soluzione garante que os profissionais que atenderão sua empresa conhecem as especificidades da área de paisagismo.

Nesse início, isso é importante porque os contadores já possuem vivência na abertura de empresas da área. Isso significa que eles poderão lhe ajudar a diminuir sua curva de aprendizado.

Com base nas experiências que já tiveram com outros empreendedores da área de paisagismo, lhe orientarão para que tome as melhores decisões. Confira como a Soluzione pode auxiliar no sucesso de seu empreendimento!

 

Elaboração do contrato social

Esse importante documento contém regras societárias, definição de serviços e outras questões definidoras. Esse documento é obrigatório para todas as empresas, com exceção das MEIs.

A contabilidade pode lhe auxiliar no desenvolvimento do Contrato Social. Ele deve ser assinado por um advogado.

Precificação dos serviços oferecidos

Os empreendedores normalmente têm dificuldade de definir os preços de seus serviços. A Soluzione também pode lhe ajudar nessa questão.

O objetivo é chegar em um valor atrativo para os clientes sem deixar seus custos operacionais de fora.

Nossos contadores fazem as contas de suas despesas fixas como aluguel, água, luz, tributos e salários.

Também consideram os valores praticados pela concorrência. Assim, chegam ao melhor valor para sua atuação.

Gestão financeira e cálculo de pró-labore

É comum que as pessoas tenham dificuldades para lidar com as finanças. Quando alguém abre uma empresa, isso não muda. O controle de despesas e receitas exige muita disciplina do empreendedor.

A boa notícia é que é possível contar com ajuda para realizar essas atividades.

Você sabe o que é pró-labore? Esse valor é a remuneração do trabalho do dono ou gestor da empresa. Definir o pró-labore é essencial para que você possa diferenciar sua renda da renda da empresa.

Esse é um dos maiores desafios dos empreendedores.

A Soluzione pode resolver todas essas questões para você. Deixe nossos especialistas cuidarem do controle de suas contas e lhe auxiliarem com suas finanças.

Foque nos projetos de seus clientes com a tranquilidade de que a Soluzione está cuidando da administração financeira de seu negócio.

Assessoria Contábil

A Soluzione oferece o serviço de Assessoria Contábil para auxiliar na gestão administrativa das empresas.

O empreendedor pode focar no atendimento aos seus clientes de paisagismo e deixa as questões fiscais, trabalhistas e contábeis com nossos especialistas.

Para prestar o suporte contábil, nossos especialistas elaboram e entregam todas as declarações obrigatórias. Também fazem a escrituração contábil de todo o patrimônio e movimentações financeiras.

Desenvolvem todos os demonstrativos e relatórios financeiros e contábeis. E cuidam de todos os cálculos de impostos e licenças.

A Soluzione auxilia, ainda, com análises econômicas, da rotatividade de estoques, de liquidez e outras. Essas informações auxiliam o empreendedor na elaboração de estratégias de gestão.

A escrituração de livros fiscais é obrigatória a todas as empresas brasileiras, com exceção das MEIs. A Soluzione também realiza toda a escrituração para que sua empresa opere na legalidade.

Além disso, a Soluzione pode cuidar da área de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal de sua empresa. Assim, você não se preocupa com a elaboração de folha de pagamento ou controle de benefícios.

Também evita processos trabalhistas, já que nossos especialistas orientarão os termos de todas as contratações.

Conte com o auxílio de uma contabilidade especializada em empresas de paisagismo para o sucesso de seu novo negócio!

Fale com nossos consultores, conheça todas as nossas soluções e deixe-nos montar pacotes personalizados à sua necessidade. Tenha todo o suporte desde a abertura e garanta o sucesso de sua empresa! Entre em contato agora mesmo.

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.