Como abrir uma Empresa de Prestação de Serviços

Olá empreendedor empreendedora do Brasil! Que bom poder falar com você e te passar um passo a passo te como você abre uma empresa de prestação de serviço. primeiramente , eu quero te dar os parabéns pela atitude empreendedora. Quando você resolve empreender além de impactar sua vida com certeza você impacta as vidas de muitas pessoas a sua volta .

Eu sei que você chegou nesse conteúdo para saber um passo a passo de como abrir uma empresa de prestação de serviço, mas eu acredito que eu vou te agregar muito valor com as informações que trarei aqui para você , afinal , o processo da abertura de empresa é a parte mais simples de todas as obrigações que você terá como empreendedor .

Alguns pontos importantes como o custo para fazer a abertura dessa empresa , definição da atividade escolhida na prestação do serviço, planejamento tributário para você ter clareza de quanto você pagará de imposto sobre a sua prestação de serviço e outros assuntos relacionados a parte da abertura e da gestão da sua empresa, falaremos por aqui.

Sei que muitos empreendedores pela questão no próprio dia a dia muito desafiador, acabam negligenciando a parte de gestão da sua empresa,  a contábil,  fiscal e principalmente o financeiro.

Mesmo que você vai abrir uma empresa apenas para prestar serviços para outras empresas, mais conhecida como empresa PJ, você precisa manter a organização contábil da sua empresa.

Esses dias um empreendedor me procurou para poder fazer a abertura da empresa e me falou que precisava apenas fazer a abertura da empresa porque ele apenas presta serviço e que não precisava da nossa assessoria contábil mensal, isso porque a empresa dele era a simples e não tinha muita demanda de serviço.

Infelizmente no Brasil, como em qualquer parte do mundo,  o governo precisa entender com clareza o que acontece na sua empresa quando falamos da parte contábil tributária, ou seja , independente do tamanho da tua empresa seja ela apenas para prestar serviços para terceiros ou para outras empresas, você precisa manter a escrituração contábil e a entrega de todas as informações relativas a parte financeira da sua pessoa jurídica para o governo.

Mas pode ficar tranquilo, eu vou te ajudar a entender as principais necessidades que você tem obrigação perante ao governo para que você fique tranquilo.

Lembrando que nós podemos te auxiliar desde o planejamento estratégico,  passando pela abertura da empresa e da sua gestão contábil, fiscal e financeira mensalmente através de um plano de serviços exclusivo e formatado para a necessidade da sua empresa de prestação de serviço.

Como abrir uma pequena empresa de prestação de serviços

Vamos agora trazer dicas importantes de como você abre sua pequena empresa de prestação de serviço. Quando você vai abrir a sua empresa,  provavelmente você tem dois grandes motivos: O primeiro é abrir por oportunidade, depois que você identificou de forma estratégica que há uma possibilidade de ganhar dinheiro atendendo uma necessidade das pessoas.

Outro grande motivo que leva as pessoas abrirem uma empresa  é pela necessidade diante do grande desemprego. As vezes a única opção é você trabalhar de forma autônoma e assim passar a ser uma pessoa jurídica,  ou seja , você abre empresa por essas duas questões citadas, por oportunidade ou por necessidade.

Definição de atividades

O primeiro passo pra você que vai abrir uma empresa de prestação de serviço é definir a atividade. Todas as empresas no Brasil no momento da abertura da empresa , é necessário a definição do objeto social, ou seja,  que tipo de serviço a sua empresa vai prestar , com isso , você define também o CNAE , que é uma classificação nacional de atividades onde define lá no CNPJ,  que tipo de atividade a sua empresa está habilitada a desenvolver.

Também é através da definição da atividade,  que você define a carga tributária,  ou seja,  quanto você vai pagar de imposto quando estiver prestando o serviço.

Você pode ter várias atividades no mesmo CNPJ sendo pessoa jurídica, até mesmo se essa atividade foi uma atividade comercial ou industrial junto a sua prestação de serviço. Mas na questão tributária nós vamos ter um tópico específico para poder falar da tributação para a prestação de serviço no Brasil.

Planejamento tributário para empresas de serviços

Um ponto importante para todas as empresas,  é o quanto ela vai pagar de impostos , isso ajuda a você que é empreendedor e que quer abrir uma empresa de prestação de serviço, entender se ter um negócio realmente é viável. Porque dependendo do nível de impostos que você tem e da oportunidade que você visualizou no momento, pode não ser viável a abertura da empresa.

É importante ressaltar que você pode também trabalhar com uma pessoa física autônomo,  agora pode não valer a pena pelo motivo dos impostos que você deve pagar na pessoa física, mas para ter certeza se é mais vantajoso você prestar serviços como pessoa física autônomo ou ter uma empresa de prestação de serviço, você precisa ter um planejamento de faturamento.

Você pode até questionar como eu vou saber quanto eu vou faturar se ainda eu não abrir a minha empresa , mas aí que está o segredo do sucesso, você precisa ter um planejamento estratégico ou um plano de negócios para que você possa desenhar o faturamento desejado e consiga pagar todas as suas contas por um determinado tempo, até que o faturamento da empresa seja suficiente para você poder pagar todas as despesas o que chamamos de ponto de equilíbrio.

Para tributar a sua empresa de prestação de serviço você pode escolher entre os três regimes tributários que nós temos hoje no Brasil. Simples Nacional , Lucro Real e o Lucro presumido. Normalmente para as pequenas empresas de prestação de serviços a tributação do simples nacional pode ser interessante pois começa com 6% sobre seu faturamento.

Para realizar um planejamento tributário para a sua empresa de serviços, o melhor caminho é procurar um contador especializado em contabilidade para empresas de serviços, pois estamos falando de algo complexo e que realmente envolve muitas variáveis, por isso a necessidade de um especialista no momento da escolha do regime tributário, levando em conta que essa opção tributária ocorre no momento da abertura da empresa ou uma vez ao ano todo mês de janeiro.

Qual o melhor tipo de empresa de prestação de serviços para abrir?

Muitos me perguntam que tipo de empresa devo abrir , qual é o melhor caminho para abrir uma empresa de prestação de serviço de sucesso?  Primeiro passo essencial é entender a necessidade do cliente pois você precisa ter uma demanda para conquistar os seus clientes e saber também se na sua cidade ou no seu bairro, existem clientes dispostos a pagar aquilo que você quer cobrar pelo serviço prestado.

Outro ponto importante no momento da escolha da atividade , é você entender que na prestação de serviço um dos itens mais importantes é o atendimento, onde você deve investir a maior parte do seu tempo no relacionamento com o cliente para que ele possa ser fidelizado e queira continuar comprando é consumindo seus serviços.

Agora uma dica que pode te ajudar a ter bastante sucesso é procurar um tipo de atividade a qual você já tem uma certa habilidade, você já trabalhou na área ou conhece uma pessoa que será seu sócio e entenda muito daquele segmento, pois  a curva de aprendizado de qualquer empreendedor, pode colocar em risco a continuidade da sua empresa se você não dominar os serviços que você está se propondo a realizar.

Por isso, o melhor tipo de empresa de serviços para você abrir é aquele o que vai de encontro as necessidades do teu cliente  conciliando as habilidades que você já tem para entrega do seu serviço.

ENTENDA SOBRE SOCIEDADE LIMITADA UNIPESOAL

Natureza Jurídica para abrir Empresas de Serviços

Natureza jurídica é o tipo de empresa que você vai abrir. Para definir com clareza que tipo de empresa você vai abrir, precisa entender que tipo de serviço você vai prestar e se vai ter sócio ou não. Vamos entender agora alguns tipos de empresas que você pode utilizar.

Sociedade empresária limitada:  Seja ela com 2 sócios ou apenas com um sócio que seria o caso da sociedade limitada unipessoal onde você não precisa de sócio mas tem uma segurança jurídica da limitação da responsabilidade da empresa perante a terceiros apenas relacionada ao capital social estipulado em contrato.

Também Temos a sociedade simples pura , a sociedade simples limitada , EIRELI, sociedade limitada unipessoal, empresário individual entre outros .

Qual o custo para abrir uma empresa de prestação de serviços?

Uma dúvida bastante comum é quanto você gasta para abrir uma empresa de prestação de serviço. Se você tiver falando apenas do processo legal de abertura da empresa, esses valores mudam de acordo ao estado que a sua empresa está localizada e também o município.

Nós temos taxas,  registros, alvarás que entre outros , tem uma grande diferença na questão do custo, por isso aqui não vamos falar de quanto você gasta para abrir a sua empresa com um contador por exemplo. Inclusive quando você for abrir a sua empresa de prestação de serviço é bom você procurar um contador para você contratar e te ajudar em todo o processo de planejamento e já abertura da tua empresa.

Muitos prestadores de serviços acabam acreditando que temos uma simplificação no processo e principalmente na contabilidade dessa empresa de prestação de serviço e com isso, acha desnecessário a contratação de um contador.

Mas os empreendedores mais experientes , já sabem a importância do profissional contábil e da contabilidade para o seu negócio e já desde o início, procuram ter um parceiro contador para ajudar em todo o processo da abertura da empresa  e  já contratam assessoria contábil e fiscal.

Tem muitas empresas que não estão cobrando abertura da empresa para que eles possam fazer a contabilidade mensalmente dessas empresas,  só que aí demora muito tempo para fazer essa abertura e com muitos erros…  pois além de não colocar foco no planejamento, essas empresas precisam ter um grande volume para custear operação .

Então não procure reduzir o custo nesse planejamento tributário empresarial no momento que você for fazer abertura da sua empresa de prestação de serviço.

Tem muitos profissionais que nós atendemos, como médicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais liberais, não entendem a importância da contratação do contador em todo esse processo. Naturalmente temos o sentimento de trabalhar a  redução do custo no momento de abrir sua empresa,  mas pense bem, você não pode deixar de lado esses grandes detalhes que estamos passando aqui nesse conteúdo.

Obrigações do CNPJ da empresa de prestação de serviços

Quando você realiza abertura da sua empresa de prestação de serviço, você precisa lembrar que mesmo que seja uma pequena empresa, você tem muitas obrigações perante o governo.

Essas obrigações variam de acordo o regime tributário que você escolher para a sua empresa. empresas do simples nacional tem suas obrigações,  empresa do lucro presumido as suas e a empresa que tributa pelo lucro real tem ainda mais obrigações na prestação de contas ao governo das suas operações.

Todos os anos nós percebemos que aumenta o controle do governo sobre as empresas de serviços no Brasil, por isso , mesmo que a sua empresa seja pequena e não tenha um faturamento tão alto, você deve procurar um contador especializado em seu segmento de serviços para te auxiliar com todas essas obrigações.

Se você quer saber em detalhes todas as obrigações fiscais,  contábeis e trabalhistas que uma empresa de prestação de serviços tem no Brasil para prestar conta ao governo, você pode entrar em contato com a nossa empresa.

Queremos realizar um planejamento estratégico para abertura da sua empresa , gestão financeira , gestão contábil , gestão fiscal  e tudo o que a sua empresa precisa. Aqui na Soluzione contabilidade, nós temos o foco em ajudar o empreendedor realmente a crescer. Temos atendimento em todo o Brasil através está nossa rede de contadores que chamamos de Guardiões dos empreendedores.

Entre em contato conosco, queremos ajudá-lo abrir a sua empresa de serviços e geri sua empresa de forma eficiente.

Esse é nosso principal papel como gestor e como apoiador de empreendedores em todo o Brasil .

Um forte abraço e até o próximo conteúdo.