Como uma sociedade de advogados pode e deve manter sua contabilidade organizada

Por Altair Alves

Nosso sistema contábil e tributário é recheado de normas, burocracia, leis e artigos que mais confundem do que auxiliam empresários, clientes, advogados e outros profissionais. Muitas vezes, uma interpretação diversa de determinada norma pode trazer uma redução significativa na carga tributária. Por outro lado, problemas com o Fisco podem comprometer o ano fiscal da empresa.

A expansão das regras contábeis tem dificultado o dia a dia dos advogados. Além de todas as leis e suas vertentes que precisam ser abordadas na rotina destes profissionais, ainda se acumula ao cotidiano atarefado o trabalho de contabilidade. Desta forma, torna-se imprescindível que advogados mantenham um bom convívio com contadores.

Mais do que isso, este tipo de parceria poderá fornecer um suporte mais completo ao advogado ou a sociedade de advogados em certas áreas de atendimento ao cliente, como os segmentos trabalhista, fiscal e contábil.

A evolução da norma contábil e a necessidade de um contador atualizado

Há alguns anos, a contabilidade de uma empresa era mantida por um contador cujo trabalho era escriturar livros à mão. Apesar de trabalhosa, esta era uma atividade relativamente simples. Com o surgimento de novas ferramentas e o aperfeiçoamento da tecnologia, esta tarefa evoluiu para arquivos magnéticos, como Dacon, Dapis e suas inúmeros versões; DIPJs, Dirfs, DCTFs e PER\DCOMP. Agora, existem ainda os famosos Speds.

Todo este contexto serve para ilustrar a evolução das normas contábeis e a necessidade de se manter um profissional atualizado responsável pela área. Diante deste cenário, é impossível cobrar de um advogado o acúmulo de funções.

Os benefícios de uma contabilidade organizada

Manter a contabilidade organizada acarreta inúmeros benefícios que muitas vezes passam despercebidos pelas sociedades de advogados. Conforme já citamos anteriormente, o crescente número de normas e regras acaba atrapalhando a busca por uma contabilidade eficaz, causando, muitas vezes, prejuízo financeiro por parte da empresa.

Além de cumprir a legislação, uma manutenção eficiente da escrituração contábil pode reduzir significativamente a carga tributária. A ação só se torna possível com o auxílio de um contador que se mantenha atualizado acerca das normas e leis, que estão em constante processo de modificação. Para citar um exemplo, apenas a PER\DCOMP possui mais de dez atualizações de alta complexidade. Neste sentido, manter todo este sistema organizado torna-se um grande desafio sem o apoio de uma boa assessoria contábil.

Assessoria contábil no escritório de advocacia: qual a importância?

Adotar os serviços de uma boa assessoria contábil, trabalhando em parceria com os advogados, não é pensar em trazer benefícios apenas para a saúde financeira do escritório, mas também para todos os clientes em geral. Mesmo que haja experiência contábil por parte do advogado, ainda será o contador quem irá trazer uma visão mais completa e detalhada da situação de cada cliente. De fato, o trabalho conjunto destes dois profissionais pode, ainda, oferecer uma experiência tributária e jurídica aperfeiçoada e rica ao público.

Se analisarmos a complexidade do sistema contábil e tributário brasileiro, a presença do contador aliada ao advogado se faz fundamental. Ainda assim, muitos escritórios não compreendem claramente este benefício. Ao pensarmos do ponto de vista do cliente, torna-se  fácil entender que ter a capacidade de oferecer uma contabilidade organizada criará, aos poucos, não apenas um serviço mais completo, mas um diferencial competitivo. Aliar-se a uma assessoria contábil de qualidade, deste modo, ajudará inclusive a atrair e fidelizar clientes. Se seu escritório de advocacia ainda não usufrui do apoio de um bom contador, esta é a hora de considerar a ideia!

Altair Alves é Sócio-Fundador da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil. Empresa Especializada e Contabilidade para Empresas Prestadoras de Serviços de Pequeno, Médio e Grande Porte.