Contabilidade para bares – tudo que você precisa saber!

Você sabe a importância da contabilidade para bares? Encara a contabilidade como um setor essencial para o sucesso do seu estabelecimento? Se a sua resposta foi não, então te aconselho a dar uma olhada neste post antes que seja tarde demais! Entretanto, antes de falarmos da contabilidade em si, vamos focar em como a ausência dela pode impactar no seu negócio.

Eu realmente preciso gastar dinheiro com contabilidade para bares?

Se você pensa em abrir o seu bar ou tem um estabelecimento em atividade, e já se fez essa pergunta, é preciso pensar: Para que você entenda melhor o quanto a ausência da contabilidade para bares pode ser desconfortável e afetar negativamente o seu negócio vamos listar para você situações que são determinantes para que o seu bar fracasse ou siga sem maiores expectativas:

  • Seu bar não realiza o pagamento de seus fornecedores em dia?
  • Seu controle financeiro é realizado através de um caderno de registros?
  • Tem problemas com o relacionamento da sua equipe?
  • Não consegue ter o controle do estoque dos seus produtos, sendo que alguns ultrapassam a data de validade?
  • Não tem tempo para administrar suas finanças?
  • Acaba por juntar despesas pessoais com o caixa da empresa?
  • Aceita mais de uma forma de pagamento?

Caso tenha assimilado algumas das situações acima com a rotina do seu bar, é porque está na hora de fazer algumas mudanças! 

Seu setor financeiro sabe quanto você terá em caixa? 

A falta de um controle financeiro é determinante para a queda de qualquer negócio! A empresa que não honra seus compromissos pode simplesmente fechar as suas portas! 

Pode ser que você até anote suas dívidas e valores a receber em um caderno de registros, planilhas ou outra ferramenta, mas você consegue ter uma previsão clara de como estará o caixa do seu bar nos próximos meses? Ou seus registros não te dão embasamento para a tomada de decisões sobre o seu negócio?

Um exemplo de imaturidade na gestão do fluxo de caixa do seu bar é atrelar suas despesas pessoais às do seu negócio. A retirada de dinheiro do caixa da empresa por motivos pessoais, além de não ser nem um pouco ética, pode lhe custar furos difíceis de serem tapados. Mesmo com tudo isso, existe ainda outro fator a ser levado em consideração: o seu tempo. Afinal, você também precisa cuidar dos outros processos do seu bar, e conforme a demanda de trabalho aumenta, menos tempo você terá para se concentrar na administração das suas finanças, o que pode ser um erro fatal ao seu negócio!

 

  • Seu controle de estoque atende a demanda de pedidos?

 

O controle do seu estoque, se não for bem administrado, traz grandes despesas ao seu bar, além da desconfiança por parte dos seus clientes! E, um bar sem confiança não é um ponto de referência. Sendo mais claro, você está deixando de ganhar dinheiro! 

Um exemplo claro disso é: Um cliente chega ao seu estabelecimento com seus amigos em uma sexta-feira à noite, ele pede por algumas cervejas de uma marca específica, ao checar os estoques você verifica que este produto está em falta e oferece outra marca, ainda assim, eles optam por ir até um concorrente.

Uma situação desagradável, não é mesmo?

 

  • Sua forma de pagamento supre a necessidade dos seus clientes?

 

Hoje é muito mais fácil aceitar diversas forma de pagamento. Você não pode ficar eternamente cobrando fiado e dependendo da boa vontade do seus consumidores! Entretanto, aceitar formas diversas de pagamento afeta diretamente o seu controle financeiro que, novamente, se não for bem administrado, pode ser a gota d’água que fará você sair do mercado empresarial.

Como a contabilidade para bares pode ser a minha solução? Avaliados os problemas anteriores, a contabilidade para bares apresenta-se como a solução para todos eles! 

A contabilidade para bares te auxilia ao proporcionar:

Controle financeiro: Ter o controle do seu fluxo de caixa é essencial para a gestão do seu bar, você consegue fazer o gerenciamento de entradas e saídas futuras do seu capital e, desta forma, tem embasamento para a tomada de decisões. O escritório de contabilidade pode te auxiliar, facilitando sua rotina e te dando mais tempo para que você aprimore seus outros processos;

Controle de estoque: Administre seu estoque de maneira que não faltem recursos aos seus consumidores.

Fazendo uma breve análise, é perceptível a vantagem de contar com os serviços de um escritório contábil. Os seus processos financeiros são melhor executados e administrados, o seu estoque é mensurado e projetado de maneira que atenda a demanda dos seus consumidores, o que faz com que você adquira mais liberdade de agregar formas de pagamento sem medo de não conseguir lidar com as taxas dos cartões.

Resumindo: você tem mais confiança e segurança para administrar o seu próprio negócio com a contabilidade para bares! Leia nossas dicas para o controle de fluxo de caixa para bares e garanta o equilíbrio para seu bar!  Em caso de dúvidas, entre em contato com a Soluzione! Sucesso e até a próxima.