Dentista pode ser ME e MEI ? Como escolher

Olá Doutores e Doutoras, ficou muito feliz em poder contribuir com seu sucesso. Chegou a hora de abrir seu consultório odontológico e você precisa entender se o Dentista pode ser MEI ou se Pode ser ME ( Microempresa) ? Nós iremos com certeza  não apenas tirar sua dúvida sobre a questão do MEI e da ME, como orientá-los com dicas valiosas para você abrir sua clínica odontológica da melhor forma.

Eu não sei que você é Dentista, mas não sei o seu nome, por isso, vamos combinar uma coisa. Irei te chamar de Dentista Empreendedor ! Pois sei o quando foi desafiador para se formar na odontologia  e lutar para ter seu próprio negócio. Eu sou Altair Alves, sócio da Soluzione e irei te ajudar por aqui, a trilhar o caminho do sucesso. Somos Especializados em contabilidade e gestão financeira para clínicas odontológicas. Nós ajudamos você a organizar sua gestão e crescer sua lucratividade.

Eu sei que entrou aqui para saber se seu consultório odontológico pode ser MEI ou ME, mas quero muito te conhecer e saber como posso te ajudar em tudo que você precisa. Para me conhecer melhor e entender o verdadeiro propósito que temos em te ajudar, irei fazer uma coisa importante, disponibilizar um conteúdo onde você vai me conhecer por completo, e com isso, saber se faz sentido para você ter um contador empreendedor ao seu lado nesse jornada.

Você pode solicitar uma proposta falando abaixo comigo em:

A diferença do MEI x ME para o Dentista

O micro empreendedor individual criado pela lei complementar 128 chamada pela maioria das pessoas como a Lei do MEI – Microempreendedor Individual, foi criada com o objetivo de atender pequenas empresas.  Na verdade, as micro e pequenas empresas que tinham um faturamento baixo e tinham que entregar todas as obrigações de uma ME.

O faturamento do MEI no ano de 2019 é R$ 81.000,00 por ano, um valor bem abaixo do faturamento que o dentista fatura quando abre seu consultório odontológico. Para que o Dentista Empreendedor que está começando trabalhando como PJ em outras clínicas, poderia ser uma caminho interessante para pagar menos impostos e burocracia.

Então qual a diferença do dentista mei para o dentista me ? O MEI é um tipo de empresa que parece um enquadramento mas não é,  pois mesmo sendo uma abertura de empresa individual, existe uma facilidade diferenciada para abrir a empresa. Mas não tem como pensar no MEI sem pensar como enquadramento.

Outro ponto importante é a abertura de empresa como individual, que não pode ser aberta quando o dentista não tem os elementos empresas para ser considerado um empresarial individual e apenas um prestador de serviços. Por esse motivo, não podemos pensar em MEI para Dentistas.

Agora, o enquadramento como microempresa é possível, pois está ligado ao faturamento e não ao regime tributário. Você pode por exemplo, fazer a opção pelo simples nacional, sem ser ME e também pode ser ME e não ser do simples nacional.

Basicamente, a lei do microempreendedor individual não permite profissões regulamentadas no MEI, eles já acreditam que o faturamento não está enquadrado dentro do valor do MEI. Fazendo a contabilidade para os dentista aqui, verificamos que realmente que o dentista empreendedor fatura mais que o limite do MEI.

Fonte: Receita Federal do Brasil.

A mentabilidade do Dentista MEI x Dentista ME

Eu tenho acompanhado muitos dentistas e realizado muitas consultorias para clínicas odontológicas, falando de tributação de clínicas odontológicas, mas eu percebo que o maior desafio do dentista é a mentabilidade de empreendedor.

O dentista, mesmo tendo uma atividade que na sua grande maioria, trabalham em seus consultórios e clínicas, acabam não desenvolvendo algumas habilidades necessárias para “ganhar dinheiro”. De verdade, se você é dentista, não deveria nem pensar em perguntar se o dentista pode ser microempreendedor individual, o faturamento é muito pequeno, comparado o custo de investimento para sua formação.

Você precisa focar no crescimento empresarial e financeiro. Por isso, precisa entender a importância da contabilidade para todos os dentistas. Você precisa focar na gestão e olhar seu consultório e sua clínica como um negócio.

Acredito que a vontade de começar como um dentista empreendedor MEI, seria pela questão do custo para manter a empresa e custo da burocracia.  Com o tempo, nós sabemos que podemos mudar isso com iniciativas como o Empreenda Fácil aqui em São Paulo.

Precisa pensar que o seu contador,  pode fazer muito por você, principalmente se for especializado na odontologia.

Para mais consultas sobre o Microempreendedor individual, você pode acessar o site que estou deixando abaixo uma imagem, para evitar erros e também o link do site.

Site do simples nacional http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/

O Dentista pode ser Microempresa?

Agora que você já sabe que dentista não pode ser MEI, vamos falar do enquadramento como ME. Você pode enquadrar seu consultório ou clínica como ME, o enquadramento acontece pelo faturamento. Agora em 2019, o limite para enquadramento é de 360.000 por ano para ME e 4,8 milhões por ano para EPP ( empresa de pequeno porte) Para solicitar o enquadramento você pode fazer pelo site da Receita Federal ou no processo de abertura da empresa.

Você pode mudar de de ME para EPP em qualquer parte do ano, basta passar do valor teto de ME.

Se Dentista não pode ser MEI, Qual Empresa abrir?

Você pode abrir sua clínica ou consultório como pessoa jurídica, usando uma sociedade simples pura, sociedade simples limitada, sociedade empresária limitada até uma EIRELI (Empresa individual de responsabilidade LTDA)

Para abrir a empresa, você precisa de sócio dentista ou leigo. Muitos perguntam se não podemos abrir uma empresa individual para dentistas, mas infelizmente, a legislação é clara em relação ao dentista que atua como empresa individual, fica equiparado a pessoa física para efeitos de impostos de renda.

Mas pode usar uma sociedade empresaria LTDA ou Sociedade simples no cartório.

Nós temos serviços de contabilidade para dentista em todo o Brasil. Você pode entrar em contato com nossa equipe, que iremos te ajudar.

Somos a Soluzione Contabilidade, especializada em dentista e clínicas e consultórios.

Vamos conversar?