Dica ao Empreendedor

Por Altair Alves

Dicas-EmpreendedorPara receber um título de Empreendedor você precisa mostrar resultado e, além disso, reunir características importantes e diferenciadas em relação as pessoas que não empreendem.

A cada dia, o universo empresarial exige mais do empresário. Tempos atrás, tínhamos poucos recursos tecnológicos, menos controle tributário pelos órgãos Municipais, Estaduais e Federal, pouco acesso a informação, poucas linhas de créditos disponíveis e por aí vai. Você deve estar pensando, como era difícil empreender! Certamente o que muitos enxergam como entraves, alguns vêem como oportunidade. Ambas interpretações tem seus fundamentos. Entretanto, esse não é o escopo desse post.

Com a mudança em todos os aspectos acima, é de extrema importância que o Empreendedor também mude com o objetivo de enfrentar o grande desafio de empreender na era do conhecimento. Surgem novas tecnologias a cada dia, algumas, afetam consideravelmente alguns segmentos da economia, gerando instabilidade para empresas do ramo. Órgãos Públicos responsáveis pelo controle tributário aprimoram seus controles na velocidade da Luz. Tudo isso atrelado ao fortalecimento do uso da internet, produzem rápidas mudanças e, quem não acompanha esse desenvolvimento, fica obsoleto em pouco tempo.

Você como empreendedor precisa está antenado a tudo isso. Procure conhecer todos os aspectos que influenciam diretamente seu negócio –  Tributos, Direito trabalhista, Sociedade, Informações Financeiras e Societárias.

Crie através do conhecimento genérico desses temas,  um radar. Ou seja, com conhecimento básico sobre esses assuntos, ao ver algo diferente você tem condições de atuar de forma rápida e concisa. Não tenha atitudes efémeras ao empreender, pense sempre em sustentabilidade.

Busque o conhecimento constantemente,  se não o fizer, o seu concorrente fará.

Altair Alves é Sócio-Fundador da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil. Empresa Especializada e Contabilidade para Empresas Prestadoras de Serviços de Pequeno, Médio e Grande Porte.