Dicas para Abrir um CNPJ para Clínica de Fonoaudiologia

Hoje iremos falar com os Fonoaudiólogos que pretendem abrir uma empresa. Ter um CNPJ para atuar com seu consultório de fonoaudiologia como pessoa jurídica.

Serão dicas sobre abrir sua pessoa jurídica e a organização contábil necessária para atender todas as necessidades do governo em relação a parte tributária, fiscal e contábil.

Falando em contabilidade, nós temos um serviço especializado na área da saúde para fonoaudiólogos que atuam como pessoa jurídica ou pessoa física.

Nossos serviços de contabilidade para clínicas de fonoaudiologia, contemplam todas as necessidade que seu consultório precisa na parte de contabilidade, fiscal, folha de pagamento e gestão financeira. Ou seja, você cuida do que mais ama fazer, seus pacientes, e nós cuidamos de toda a gestão do seu consultório. O maior objetivo é aumentar sua lucratividade, gerando crescimento de faturamento para sua clínica.

Agora nós iremos as dicas para você abrir seu CNPJ, mas se você já tem um consultório ou já decidiu abrir sua pessoa jurídica, nós podemos te ajudar. Fale agora comigo através do imagem abaixo, que iremos te ajudar a construir uma clínica de fonoaudiologia de sucesso.

Vale a pena abrir uma CNPJ para Clínica de Fonoaudiologia ?

Existe algum motivo para você decidir abrir um CNPJ ? Nós perguntamos sempre aqui na Soluzione, pelo motivo tributário. Isso mesmo, nem sempre vale a pena você ter um CNPJ para sua clínica de fonoaudiologia.

Nós fizemos um artigo falando sobre dicas de como montar uma clínica de fonoaudiologia para detalhar temas importantes sobre esse processo.

Mas para você entender o mais importante, vamos destacar como você pode fazer essa definição.

Como autônomo, você vai pagar com a prestação de serviços de fonoaudiologia, o ISS da sua cidade, que normalmente é um valor fixo e pequeno. Mas algumas cidades,  podem cobrar de 2% a 5% da pessoa jurídica.

Também você vai precisa recolher o INSS sobre os rendimentos até o limite máximo do INSS  que atualmente está quase em R$ 6.000,00. Vai aplicar a alíquota de 20% sobre o valor recebido como autônomo pessoa física.

Vai recolher também o imposto de renda com as alíquotas que podem variar de 7,5% até 27,5%

Em nossos cálculos, se você tiver faturando maior que R$ 7.000,00 por mês , pode já valer a pena ser pessoa jurídica.

Isso acontecer também com os médicos e dentistas que precisam abrir um CNPJ para prestar serviços para terceiros ou também em seus consultórios.

Mas se o faturamento do meu consultório de fonoaudiologia for pequeno?

Devido aos cruzamentos que a Receita Federal vem fazendo com os profissionais da área da saúde que trabalham como pessoa física, o fonoaudiólogo precisa ficar atento com as informações enviadas em suas declarações.

A receita faz cruzamentos com todas as suas movimentações financeiras e de cartão de crédito e débito.

Mesmo que o faturamento da sua empresa seja pequeno, você precisa organizar muito bem a parte fiscal e contábil.

Não podemos esperar e contar com a sorte. Falo isso, pois muitos profissionais da área da saúde pensam que nunca acontecerá problemas com ele. Mas eu mesmo já atendi centenas de médicos e profissionais da área da saúde que tiveram que acertar as contas com a receita devido a sonegação fiscal.

Também não adianta abrir seu CNPJ para sua clínica de fonoaudiologia e deixar de controlar a contabilidade de forma organizada.

Não pode misturar a sua pessoa física com a pessoa jurídica.  Após abrir seu CNPJ, precisa separar o que é recebimento do consultório, para o que a apuração de impostos e rentabilidade, sejam realizadas de forma organizada.

Agora não fique marcando bobeira e fazendo tudo sem um especialista em contabilidade e gestão na área da saúde para te ajudar a crescer de forma organizada.

O que fazer após abrir o CNPJ do seu consultório ?

Após todo o processo de abertura da sua pessoa jurídica, você precisa manter atenção em coisas importantes que podem gerar sucesso ou quando ignoradas, o fracasso do seu consultório.

1º  A escolha da tributação.  É fundamental a melhor escolha para sua clínica ou consultório. Você pode fazer a opção tributária apenas uma vez ao ano.  Podemos colocar os Fonoaudiólogos no simples nacional , Fonoaudiólogos no Lucro PresumidoFonoaudiólogos no Lucro Real.  Normalmente, se se o consultório for pequeno, nós indicamos o simples nacional ou o lucro presumido. Mas precisamos fazer cálculo para saber qual é o melhor regime tributação para fonoaudiólogos. Nossos contadores irão te ajudar a escolher o melhor regime sem nenhum custo.

Contabilidade e controle financeiro. Nenhuma empresa consegue crescer sem ter uma boa contabilidade e gestão financeira eficiente para focar na redução de custos e aumento da lucratividade.

3º Gestão do seu consultório de fonoaudiologia. Você precisa aprender a gerir sua empresa em todos os setores. Mas você pode ficar tranquilo que iremos te ajudar a aprender a empreender. Você foca na fonoaudiologia e a Soluzione controla a contabilidade e gestão financeira para você.

Gostou das dicas para abrir CNPJ para sua clínica de fonoaudiologia ?

Pode contar com a Soluzione Contábil.

Sou Altair Alves contador e espero para cuidar do seu consultório ou da sua clínica de fonoaudiologia com muito carinho e profissionalismo.

Grande abraço.