Entenda a Tributação para Clínicas Médicas

Quando um médico ou um empreendedor pensa em abrir uma clínica ou um consultório, o que ele mais busca compreender é sobre a tributação para clínica médica.

Na verdade os impostos pesam não apenas para clínica médica, mas para qualquer empreendedor no Brasil.

Aqui na Soluzione Contábil, nós priorizamos a educação do profissional da área da saúde, pois sabemos como é desafiador para o médico ou quem tem um consultório médico, entender todos os assuntos para tributação de clínicas médicas. Nós divulgamos muitos conteúdos para você que pretende abrir uma clínica médica ou apenas precisa sabe como abrir.

Hoje iremos falar sobre o impostos de clínicas médicas, para trazer todo conhecimento básico necessário para você não perder dinheiro.  Mas antes preciso te falar um assunto importante.

Para você que é um profissional da área da saúde, o tempo é o fator mais importante para você e por isso, tenho duas coisas importantes para te falar antes de discorrer sobre o tema da tributação.

A primeira é que se você tem uma clínica médica e precisa contratar um contabilidade que entenda do assunto você já pode de forma rápida, solicitar um orçamento abaixo.

A Segunda é que nossos contadores especializados na área da saúde, estão aqui no WhatsApp para te ajudar com suas solicitações ao vivo.

Podemos te ajudar ?

Tipo de Empresas e a tributação da clínica médica

Para você que vai abrir um clínica médica, e nem imagina se pode ou não, abrir uma clínica,  nós iremos falar dos tipos de empresas que você pode abrir ( as mais usadas) para te ajudar escolher o que mais vai te favorecer em relação ao pagamento de imposto do seu consultório médico.

Quando você escolhe o ” tipo de empresa” que nós oficialmente  chamamos de natureza jurídica, você pode reduzir ou aumentar a tributação da sua clínica médica.

Vamos entender isso melhor, conhecendo os tipos de empresas médicas que você pode abrir.

Sociedade Simples Pura –  Usada para médicos que precisam abrir empresa em sociedade e pode contar com um redução de carga tributária. Isso devido a sociedade uniprofissional que pode contar com a redução de ISS sobre os serviços prestados.

Sociedade Simples Limitada – Tem as mesmas características mais não precisa de ambos os sócios serem médicos. O ISS é pago pelo faturamento e pode variar de acordo sua cidade.

Sociedade Empresária LTDA – Aberta na junta comercial,  precisa ter objetivo empresarial. No momento de falar sobre a tributação do seu consultório aqui na Soluzione, iremos aprofundar sobre isso.

A EIRELI – Empresa individual de responsabilidade limitada e pode ser aberta sem sócio. O capital social precisa ser um valor determinado pela legislação e não é pequeno. Quando estamos escrevendo esse artigo,  precisa ter 100 salários mínimos para integralizar  de capital social no momento da abertura da empresa.

Tipos de tributação para Clínicas Médicas

Chegamos ao ponto mais importante do nosso conteúdo, onde iremos falar sobre o que podemos fazer para reduzir o pagamento de imposto da clínica médica.

Agora precisamos falar sobre os tipos tributários que temos disponíveis aqui no Brasil para tributar seu consultório ou estabelecimento da área da saúde.

Nós temos conteúdo aqui para falar dos três regimes tributários. O lucro real para empresas que estão obrigadas pela atividade ou faturamento. O lucro presumido para empresas que não irão optar pelo lucro real pois não vale a pena pela lucratividade da empresa e nem podem optar pelo simples. O Simples nacional que pode ser uma boa opção para clínicas médicas que tem folha de pagamento e despesas trabalhistas.

Vamos falar um pouco da comparação entre simples nacional ou lucro presumido. Nós gravamos um vídeo para detalhar sobre esse tema.

Para escolher a melhor tributação para sua clínica médica, nós devemos analisar as despesas e receitas.

Não tem como definir entre Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional para seu consultório médico, sem analisar os números.

Para não deixar você sem um definição clara sobre a escolha da tributação, se você é médico e precisa regularizar sua clínica ou seu consultório na questão tributária, envia uma mensagem para a gente no whatsApp que iremos te ajudar nos cálculos.

Qual a melhor tributação para Clínica Médica

Quando estudamos a tributação de uma clínica médica ou até a tributação de clínica odontológica que e bem parecida, percebemos que para decidir qual melhor tributação, precisamos fazer contas.

Como falei acima, temos dentro dos 3 regimes tributários, algumas oportunidades que podem ser úteis de acordo o momento da sua clínica médica. O melhor caminho para você decidir qual a melhor tributação para sua clínica médica, precisamos de algumas informações importantes para tomar a decisão.

Precisamos  saber:

1 – Faturamento médio anual ou a projeção de faturamento;

2 – Despesas operacionais;

3 – Principalmente despesas com folha de pagamento.

Com isso, podemos calcular entre os regimes do lucro real, lucro presumido e simples nacional. Muitos acabam pensando que a melhor tributação para uma pequena clínica médica ou consultório, é o regime do simples nacional. Cuidado! Não podemos definir sem fazer os cálculos.

Para você ter certeza, você pode entrar em contato com nossa contabilidade especializada em clínicas, que iremos calcular para você a melhor tributação e reduzir de forma legal sua carga tributária. Agora vamos falar um pouco do trabalho que temos  no trabalho de gestão de clínicas médicas em todo o Brasil e com foco no estado de São Paulo.

Serviços de Contabilidade tributária para sua clínica

Eu acredito que a nossa especialização na área médica, pode fazer uma grande diferença quando falamos de impostos para clínica médica. Trabalhamos a mais de 10 anos focados na na área da saúde, ajudando médicos e profissionais da área da saúde a reduzirem a carga tributária.

Nós atuamos com contabilidade para médicos, dentistas e outros profissionais da área da saúde.

Temos planos de acordo sua demanda e podemos ajudar a crescer sua clínica e seu consultório.  Além de ter vídeos educativos em nosso canal para ajudar a prosperar e crescer sua empresa médica.

Espero que suas dúvidas foram respondidas sobre tributação para clínicas médicas. Qualquer dúvida, pode falar com nossa equipe de contadores especializados agora.