Gestão para restaurantes – como reduzir custos e aumentar lucros com dicas simples

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

A Gestão para Restaurantes é imprescindível para o dono desse tipo de negócio, que precisa equilibrar um número considerável de atividades durante o dia a dia.

Um administrador de um negócio no ramo alimentício, como um restaurante, por exemplo, deve saber que a administração para esse tipo de negócio envolve peculiaridades que não se fazem presentes na maioria dos ramos do mercado. A complexidade é grande, questões tributárias fazem a diferença, e algumas medidas para reduzir custos também.

Ter tempo para lidar com todas as atividades da sua rotina de trabalho é fundamental, mas dedicar parte desse tempo para cuidar de outras questões administrativas, à burocracia contábil, fiscal e tributária, e ainda pensar em medidas eficientes para a redução de custos é um trabalho infindável.

Mas a Soluzione está aqui para te auxiliar nessa missão e garantir que você possa tirar o melhor proveito possível do seu restaurante.

Vamos conferir as dicas simples para gestão de restaurantes?

Como reduzir os custos do negócio com a gestão para restaurantes?

Bom, o primeiro passo é entender que um restaurante não pode, em hipótese alguma, lidar com desafios como o desperdício de recursos sem que isso esteja sob controle. Você não quer perder dinheiro, nem prejudicar o seu restaurante, certo?

Então, deixe-me contar um segredo: a gestão para restaurantes, do seu restaurante, mais especificamente, precisa contar com alguns elementos-chave quando o assunto é reduzir custos e aumentar a lucratividade:

  • Controle de Fluxo de Caixa IMPECÁVEL;
  • Controle de Estoque IMPECÁVEL;
  • Planejamento Tributário IMPECÁVEL;
  • Conscientização por parte de toda a equipe.

Talvez isso ainda não faça total sentido para você, principalmente caso seu restaurante já conte com esses elementos, ainda que não da forma como vou descrever a seguir. Estou aqui para te ajudar, então vamos entender essa história juntos:

O Controle de Fluxo de Caixa precisa ser IMPECÁVEL porque…

Quando essa ferramenta está sendo utilizada com o máximo de exatidão dentro do seu restaurante, significa que você terá maior controle sobre as entradas e saídas no caixa do negócio.

Pense comigo: se o seu controle de fluxo de caixa é atualizado constantemente (entenda diariamente), você compreende o quanto gasta e o quanto lucra com EXATIDÃO. E essa palavra é muito importante quando falamos em reduzir custos e obter lucro, certo?

Você poderá utilizar planilhas no Excel ou softwares específicos, só peço que não utilize o papel, pois essas informações podem acabar se perdendo, e isso não é nada bom!

O controle de fluxo de caixa será FUNDAMENTAL para que você entenda o tópico que trataremos a seguir:

Controle de Estoque IMPECÁVEL – A resposta para acabar com o desperdício!

Se você compreende o que entra e sai do caixa da sua empresa, por consequência, poderá entender quais são os produtos com maior ou menor saída no seu restaurante.

Dessa forma, saberá quais são os produtos que devem ser comprados em maiores e menores quantidades, e poderá comprar aqueles ingredientes e itens prontos que não são tão utilizados nas quantidades certas. Alimentos são perecíveis, e ter produtos armazenados até que estes estraguem é uma péssima ideia, pois além de caracterizar um enorme desperdício, ainda pode te trazer problemas com a Vigilância Sanitária, o que poderia dar um fim na sua carreira. Então, já sabe: é preciso comprar quantidades certas!

O Controle de Estoque te ajuda a evitar inconveniências, pois imagine que um consumidor chega ao seu restaurante hoje, pede por um prato cujos ingredientes estão faltando no estoque, e você precisa dizer a ele que não será possível preparar o item do menu. Constrangedor, não é?

Situações como esta podem ser facilmente evitadas quando existe um cuidado mais ativo com a gestão para restaurantes e com o estoque.

Da mesma forma que você precisa de uma equipe para cuidar do seu restaurante, é preciso cuidar do PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO!

Uma equipe formada por profissionais qualificados é um dos pontos fundamentais para que um restaurante obtenha o sucesso necessário para se manter no mercado e se desenvolver com serviços bem avaliados pelos consumidores. Mas, é preciso saber que isso não será suficiente quando o assunto é tributário.

Os impostos estão aí para serem pagos por praticamente todo cidadão brasileiro, e isso significa que o seu restaurante não está isento deles. A questão é: você pode economizar com impostos? Pode pagar menos tributos sem burlar a lei?

A resposta é: SIM! Você não só pode, como também deve. É um direito seu!

O contador é o profissional que irá analisar o histórico tributário da sua empresa, entender se você paga impostos a maior (ou mesmo se esqueceu de pagar algo), e realizar os devidos ajustes para que o seu negócio se enquadre no regime tributário correto e que seus impostos possam ser reduzidos.

O planejamento tributário assegura que o seu restaurante se mantenha nos trilhos e possa economizar com o que paga nos impostos.

Por fim, é preciso saber economizar de forma IMPECÁVEL!

A Gestão de Restaurantes também recebe um grande auxílio por parte dos seus colaboradores, que precisam se conscientizar sobre a necessidade de poupar recursos, incluindo energia elétrica e água. Quando existe essa consciência, quando os ingredientes são utilizados sob medida e tudo é aproveitado, fica mais fácil reduzir o que é gasto, poupar mais dinheiro e obter mais lucro.

Portanto, invista na comunicação com a sua equipe, garanta que todos os processos mencionados acima sejam seguidos e abra as portas do restaurante para o sucesso.

Contudo, preciso te alertar, antes de terminarmos nossa conversa: ter todos esses processos realizados de forma IMPECÁVEL só se faz possível com o auxílio de um contador especializado no seu segmento, pois cuidar da sua rotina diária e ainda ter tempo para planejar e executar as dicas que te dei é literalmente impossível. Será como “bater em ponta de faca” e não obter resultados expressivos.

Estamos entendidos?

Nem só de te fornecer conteúdos interessantes como este vive o homem. É preciso também “vender o próprio peixe”. Então, deixe-me te contar algo que será interessante para nós dois!

A Soluzione é uma empresa especializada na contabilidade para restaurantes, e pode te auxiliar não apenas com o que você leu, mas também com a orientação necessária para que você, como empresário, não corra riscos expressivos no que diz respeito à administração do seu negócio.

Vamos marcar uma conversa e discutir como a contabilidade pode te auxiliar na gestão para restaurantes?

Entre em contato comigo!

Sucesso e até a próxima!

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.