Impostos e tributação de PET SHOP

Impostos e dicas de Tributação de Pet Shop

Para você que pretende abrir um PET SHOP ou já tem um, uma grande dúvida é sobre a tributação de pet shop. Nós iremos falar não só apenas dos impostos a pagar, mas dicas importantes para você pagar o mínimo de impostos possível em sua loja pet.

O processo de tributação inicia logo após a abertura da empresa. Como o CNPJ em mãos, você precisa fazer a opção tributária para o ano. Todas as empresas no Brasil têm dois momentos para escolher a forma de tributação para sua empresa, durante a abertura ou todo o mês de Janeiro.  Mas vamos falar um pouco mais sobre a tributação de pet shop.

 

A escolha da tributação na Abertura da Empresa

Para você que ainda vai fazer a abertura de empresa para pet shop, temos que realizar um planejamento tributário comparando os regimes de tributação que podem ser ou simples nacional, lucro presumido ou lucro real. Falaremos deles em seguida.

Para realizar o processo de definição da tributação de pet shop, precisamos entender a previsão de venda e de custo. Você pode pensar nesse momento, como terei certeza do meu faturamento se nem iniciei meu pet shop, mas você precisa pensar em uma estimativa para definir o regime de tributação. Acredito que nesse momento, devemos conversar sobre como podemos ajudar a reduzir a tributação do seu pet shop. Como você pretende falar?

 

Os regimes tributários para o pet shop

Vamos falar agora na pratica sobre algumas possibilidades que você tem para definir a tributação de pet shop no Brasil. Inicialmente, você pode realizar a opção na abertura da empresa ou todo mês de janeiro.

Normalmente essa opção é feita por um contador que pode te ajudar a calcular o melhor regime para seu momento. Isso porque, pode variar de ano em ano, de acordo o movimento fiscal da empresa. Inclusive, nós temos um serviço de contabilidade especializado para pet shop que pode além de cuidar da parte fiscal, contábil e trabalhista da sua loja de pet shop, cuidar também do apoio necessário para seu crescimento.

Mas vamos aos regimes:

O mais utilizado pelas micro e pequenas empresas de pet shop no Brasil é o Simples Nacional. O regime do simples nacional é o regime mais popular e mais barato para os pequenos pet shops.  O regime inclui todos os tributos das três esferas: Federal, Estadual e Municipal.

O Simples Nacional para Pet Shop está sujeito ao anexo I que inicia a tributação em 4% com todos os tributos inclusos. Se você tem uma clínica veterinária junto, aí você tem a prestação de serviços veterinários, que podem serem tributados no anexo III ou anexo V do simples nacional.

Inclusive o Simples nacional para loja de pet shop faz todo o sentido, mas já para clínica veterinária pode não ser.  Nós preparamos algumas dicas de tributação para clinicas veterinárias através de vídeos. Veja em Vídeos de contabilidade para clinicas veterinárias.

Já o Lucro Presumido para Pet shop, pode não ser a melhor opção. Para você entender nós preparamos um conteúdo que colocamos o nome de guia do lucro presumido. Se tiver interesse, veja em o que é o lucro presumido.

Nesse regime, você paga os tributos federais com a redução na base do lucro presumido em 8% e mais o ICMS estadual que varia em cada estado. Para optar por esse regime, sua loja pode fatura no máximo 78 milhões por ano. Já no simples nacional, o limite fica em 4,8 milhões por ano.

A última opção seria o lucro real para Pet Shop. Muitos empreendedores tem medo do lucro real, por exigir um maior controle contábil.  Para os pet shops que não terão lucro no começo e grandes investimentos, pode ser uma opção. Entretanto, o melhor caminho é realmente fazer os cálculos para a escolha.

 

Sobre a gestão contábil do Pet Shop

Mesmo o foco sendo a tributação de pet shop, nós precisamos falar da sua gestão contábil. Muitos empresários não colocam a atenção necessária na contabilidade da empresa. Isso pode acarretar vários problemas futuros.

Um ponto central que também está ligado a tributação de pet shop, é a retirada de dinheiro pelos sócios da empresa. Ela pode acontecer de duas formas: A primeira pelo pró-labore que tem a incidência de Imposto de Renda e contribuição previdenciária e a outra pelo lucro contábil.

Você pode contratar nossa contabilidade para pet shop através de duas maneiras.

1º – Faça a abertura de um pet shop buscando um contador que entenda do segmento e que pode, além de abrir sua empresa, prestar assessoria financeira e contábil para sua loja.

2º –  Se você já tem uma empresa aberta e funcionando já algum tempo, mas acredita que precisa trocar de contador, agora é o momento de organizar para crescer.

Seja qual for sua necessidade, nós podemos ajudar sua empresa.

 

Quem é a Soluzione Contábil para seu Pet Shop

A Soluzione Contábil é uma empresa que trabalha com amor pra fazer sua empresa crescer, além de um processo de redução da tributação de pet shop, fazer o melhor possível para você como empresário.

O gerando empreendedores é um projeto que tem como objetivo ajudar nossos clientes a crescerem de forma exponencial.

Agora entre em contato com nossos contadores e entenda tudo que podemos fazer para seu PET SHOP.