Médico Pessoa Física ou Médico Pessoa Jurídica – Qual O Melhor

Dúvida comum entre os Médicos se é Melhor ser Médico Pessoa Física ou Jurídica.  Reconhecido como profissional liberal, o profissional da área da saúde, não precisa abrir empresa para prestar seus serviços. Como Pessoa física mesmo, pode exercer a função sem problemas. Ao optar por seu autônomo, o Médico tem alguns obrigações perante aos órgãos do governo que além do imposto, tem algumas declarações. Mas mesmo tendo um carga tributária elevada, as pessoas físicas, podem ter alguns benefícios que pode valer a pena para o médico, continuar na física.

Mensalmente o Médico precisa realizar o livro caixa como obrigação fiscal. Fica sendo a contabilidade do médico Autônomo.
O livro caixa é a escrituração da movimentação da sua clínica médica ou seu consultório.  Após lançar todas as despesas e receitas, realiza a apuração do Lucro e calcula o imposto que precisa ser recolhido mensalmente.

O famoso carnê leão é um programa da Receita Federal que você utiliza para fazer a escrituração e calcular o imposto. O próprio programa após os lançamentos, calcula o imposto e faz a emissão do DARF. Por falar em carnê leão, temos um vídeo falando dos cruzamentos que o governo está fazendo com o médico pessoa física. veja o vídeo abaixo.

Como o Médico Pessoa Física, calcula seus impostos

Em grande parte das avaliações, temos uma tendencia do Médico Pessoa Física ser melhor do que tributar na pessoa jurídica. Mas sempre é bom fazer os cálculos antes de tomar a decisão de abrir uma empresa para serviços médicos. Mas nós iremos falar alguns pontos importantes para você perceber que nem sempre a melhor é a pessoa jurídica.

Para calcular seus impostos, você precisa em primeiro lugar, lançar todas suas receitas. Lembrando que o Médico está obrigado a lançar CPF por CPF dos seus clientes no carnê leão e,  em seguida,  na declaração de imposto de renda. Após isso, lançar todas as despesas que você teve com seu consultório médico. Algumas são dedutíveis e outras não. Algumas Despesas Dedutíveis para o Imposto de Renda do Médico outras apenas são para controle do caixa, mas não são dedutíveis.

Você pode deduzir o aluguel, despesas com materiais de consumo clínico, empregados desde que registrados ou como contrato de autônomo, energia, condomínio, protético, treinamento, uniforme, entre outras.

Para funcionar seu consultório, o médico pessoa física, precisa registrar na prefeitura para o recolhimento de ISS e ainda ter as licenças necessárias para seu funcionamento. Mesmo ainda não optando pela pessoa jurídica, precisa de ter licença da vigilância, cadastro de lixo especial, bombeiros e cadastro no Conselho Regional de Medicina. Aqui em São Paulo, é o CREMESP

Temos um vídeo falando sobre isso.

Se escolher ser Médico Pessoa jurídica

Quando chegamos a comparar a pessoa física x pessoa jurídica percebemos algumas vantagens tributárias como falado anteriormente. Para ser um médico PJ, você precisa passar pelo processo de abertura de empresa e assumir alguns custo para isso. Também as empresas médicas, possuem algumas obrigações fiscais, contábeis e trabalhista.

Tipo de Empresa

Conhecido como natureza jurídica, os “tipos” mais usados de empresa são: Sociedade Simples LTDA, Sociedade Simples Pura, Sociedade Empresária LTDA, Eireli Simples, Eireli de Serviços.

Sociedade Simples : Pode Ser aberta por dois médicos ou um médico e um leigo, não tem capital social mínimo. Para receber um benefício fiscal da prefeitura de São Paulo e Curitiba por exemplo, precisa que a sociedade seja simples pura formada apenas por médicos.

Sociedade Empresária LTDA: Formada por dois sócios ou mais, tem seu registro na junta comercial e como objetivo, exercer atividade empresária. Precisa após a abertura da empresa médica, nomear um médico responsável técnico.

EIRELI Simples : Registrada em cartório, é a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada que obriga o médico a integralizar 100 salários de capital social mínimos para iniciar a empresa.

EIRELI Empresária : Registrada na junta comercial,  é a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada que obriga o empresário médico a integralizar 100 salários mínimos para iniciar a empresa.

A tributação fica em torno de 13,33% de tributos federais e mais ISS de 2% a 5%

A Escolha Entre Médico Pessoa Jurídica X  Médico Pessoa Física

Após entender os aspectos que envolvem o médico entre seu autônomo ou Pessoa Jurídica você pode fazer a opção necessária.

Mas ainda irei deixar um vídeo aqui falando sobre o tema. Se precisa de ajuda para abrir empresa médica, pode contar com a Soluzione contábil. Teremos o prazer e poder colaborar com sua organização e seu sucesso.