Médico Pessoa Jurídica Vale a pena

Olá Médicos do Brasil! Vamos falar se vale a pena o médico abrir pessoa jurídica? Sim!

O médico pode atuar como pessoa física na figura do autônomo, mas nem sempre pode valer a pena, por isso nós vamos falar da pessoa jurídica, como uma opção para o médico atuar na prestação de serviços.

Normalmente, o médico pode ter obrigatoriedade de abrir uma empresa e ter um CNPJ de Empresa Médica, para prestar serviços para clínicas e hospitais que apenas aceitam a contratação pela pessoa jurídica.

Quando não for o caso, precisamos avaliar  a questão tributária.

Mas antes de avançar no conteúdo deixa eu me apresentar. Sou Altair Alves Sócio da Soluzione Contabilidade e tenho como principal missão, junto com uma grande equipe de dezenas de contadores especializados na área da saúde, ajudar no seu crescimento e sucesso profissional.

Uso a contabilidade como uma ferramenta gestão que te ajuda  a controlar seu crescimento financeiro e no direcionamento correto da sua clínica e consultório. Deixa eu saber como eu posso te ajudar ?

Quem pode abrir uma pessoa jurídica médica?

Qualquer médico que tenha registro no CRM do seu estado pode abrir uma empresa médica e ser o diretor técnico da empresa. Para quem não é médico e não tem o registro no CRM, pode abrir a empresa, mas precisa de um responsável técnico para registro no Conselho Regional de Medicina. Aqui em São Paulo, O registro é realizado no CREMESP e você pode saber mais informações sobre o registro em Serviços CREMESP para empresas.

Iremos falar também aqui, como você pode abrir a empresa, escolhendo o tipo de empresa que pode abrir, sobre sociedades e empresa individual. Nós também escrevemos um conteúdo específico falando quem pode abrir a empresa médica e como fazer nos detalhes.

Agora será que vale a pena para o médico abrir pessoa jurídica ? Vamos falar sobre isso.

Os motivos para o Médico abrir uma Pessoa Jurídica

Como você pode atuar como pessoa física, fica sempre uma dúvida no ar,  vale a pena ser pessoa física ou pessoa jurídica? Na verdade, muitos médicos acabam sendo obrigados a abrir uma empresa médica, para prestar serviços  para hospitais, mesmo se o valor recebido não valer a pena. Isso é uma situação que precisa se avaliada para tomar a decisão correta.

Também a outra necessidade de abrir sua empresa médica, é quando você tem um clínica médica ou um consultório médico e precisa pagar menos impostos. A tributação da sua clínica médica, pode ter uma redução significativa quando comparamos a tributação do médico pessoa física, com a tributação da pessoa jurídica e isso pode ser o maior motivo para valer a pena para o médico abrir uma empresa.

Outro ponto, seria o cadastro de fornecedores e convênios médicos. Alguns acabam exigindo a abertura do CNPJ para você poder comprar ou se credenciar no convênio médico. Mas por falar em convênio médico, vale a pena aceitar em sua clínica médica um convênio médico? em breve iremos falar sobre isso.

Então Vale a pena o Médico abrir a pessoa jurídica ?

Podemos pensar de várias formas, mas quando olhamos o lado apenas para prestar serviços em hospitais, abrir uma pessoa jurídica na área da saúde, pode ser ser o melhor caminho pela questão da CLT. Sendo pessoa jurídica, você perde os direitos a férias e 13º salário.

Quando isso é bem planejado, pode valer a pena pela redução da carga tributária e o valor líquido que o médico recebe pela prestação dos serviços médicos.

Quando é a parte entre escolher ser pessoa física ( Médico autônomo) x Pessoa jurídica é fácil saber, basta fazer os cálculos tributários.

Nós preparamos algumas dicas sobre simples nacional para médicos e outros regimes tributários como o lucro real e o lucro presumido.

Irei deixar um vídeo aqui para você entender sobre a tributação. Nós atuamos com a contabilidade na Odontologia e também com gestão financeira e contábil para clínicas e hospitais. A Soluzione Contábil, é especializada  em Abertura de Empresa e Contabilidade para área da saúde.