Montar sua academia

[Infográfico] Saiba como Montar sua Academia Aqui!

Se você tem vontade de montar uma academia aqui no Brasil, saiba que o país possui o maior mercado fitness de toda América Latina, além de também estar em segundo lugar no ranking mundial como o país com maior número de academias.

Essa oportunidade tem trazido milhares de empreendedores para o mercado esportivo e, como resultado, o mercado se mostra cada vez mais competitivo nos últimos anos. Por essa razão, montar uma academia junto a um serviço contábil especializado se torna um procedimento fundamental para o crescimento sustentável.

Pensando nisso, a Soluzione Contábil elaborou esse post com 4 dicas para mostrar as vantagens de ingressar nesse ramo moderno. Acompanhe!

 

1. Defina seus objetivos

Como dissemos, o mercado para academias no Brasil está fortemente competitivo. Portanto, a primeira coisa que aconselhamos você a fazer, desde o processo de abertura da academia, até seu controle financeiro e as campanhas sazonais que irá realizar, tudo deve ser escrito e organizado nos papéis. Estamos falando de estabelecer metas, táticas e estratégias de curto, médio e longo prazo.

Para conta disso, procure responder as principais dúvidas estratégicas da sua empresa com o auxílio de seu contador, como, por exemplo, qual será o público alvo, em quais regiões irá atuar, quais equipamentos serão benéficos, quais serão seus fornecedores, entre outros.

Desse modo, você saberá como fazer corretamente suas ações futuras, além de aumentar as chances que elas sejam cumpridas com sucesso!

 

2. Escolha entre Pessoa Física x Pessoa Jurídica ao montar sua academia

Abrir uma academia é um benefício para qualquer empreendedor, desde que a empresa tenha uma tributação adequada para evitar prejuízos com a Receita Federal e toda legislação. Um dos pontos que acarretam no aumento de despesas e impostos é, sem dúvidas, a escolha equivocada entre atuar como pessoa física e pessoa jurídica. Vamos explicar suas diferenças:

Na pessoa física, você estará sujeito a tributações que variam de 7,5% a 27,5%. Além disso, você deve declarar seus faturamentos anuais à Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). A boa notícia, é que algumas despesas operacionais podem ser dedutíveis em seu carnê leão, como, por exemplo, algumas contas de luz e água.

Na pessoa jurídica, há algumas naturezas jurídicas que é preciso escolher para fazer a abertura da academia, são elas:

A melhor maneira de saber se a forma jurídica escolhida é adequada, é buscando um contador qualificado. Ele irá te mostrar dados e previsões realistas quanto o mercado, para que você possa tomar a melhor decisão. E por falar em tributação, há mais um fator que sempre impactou a quantidade de impostos das empresas jurídicas, positiva ou negativamente. Quer saber o que é? Confira abaixo.

 

3. Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real

O grande desafio de muitas academias que atuam de forma jurídica é decidir sobre o melhor regime de tributação. Sem um contador para analisar sobre a melhor escolha, o profissional pode pagar mais impostos do que realmente deve!

Mas afinal, o que é regime de tributação?

Basicamente, se trata da forma como é recolhido seus impostos federais, estaduais e municipais. Além disso, ele estabelece alíquotas que podem ser fixas, ou variar de acordo com seu rendimento. Veja sobre os regimes:

Academia no Simples Nacional

O Simples Nacional é um programa que simplifica e unifica seus impostos. Ele  é geralmente o mais indicado para pequenas academias, pois o optante deve faturar até R$4,8 milhões por ano para continuar no regime. Quanto as alíquotas, elas irão variar de acordo com a sua receita bruta anual e o percentual das suas despesas trabalhistas em relação ao seu faturamento bruto, como você pode ver a seguir:

Se suas despesas trabalhistas forem inferiores a 28% da sua receita bruta, sua tributação será com base no Anexo V do Simples Nacional e sua alíquota inicial será de 15,50%:

Anexo V Simples Nacional

Entretanto, se suas despesas trabalhistas representarem mais de 28% do seu faturamento bruto, sua tributação será com base no Anexo III do Simples Nacional e sua alíquota inicial será de 6%:

Anexo III Simples Nacional

Academia no Lucro Presumido

O Lucro Presumido se baseia na presunção do lucro da sua atividade. Ela é definida por uma tabela fixa. No caso de uma academia, os tributos federais serão por volta de 11,33%, mais o ISS do seu município que poderá variar de 2% a 5%.

Academia no Lucro Real

Por fim, o Lucro Real possui alíquotas que variam com base em seu lucro líquido. Ou seja, caso você não tenha muita lucratividade no período, também não terá uma alta carga tributária. Entretanto, por sua complexidade, o regime é apropriado para empresas de grande porte ou pequenas empresas que não lucram muito durante o período.

 

4. Passo a passo para montar sua academia

Agora que já foi definido sobre quais serão seus objetivos e como será a tributação, é hora de iniciar o processo de abertura da sua academia! Para isso, confira esse infográfico sobre os procedimentos necessários:

 

Gostou das dicas sobre como montar sua academia? Se você quiser entender mais sobre o assunto, a Soluzione Contábil pode te orientar! Entre em contato conosco e garanta sua tranquilidade!