5 Coisas para Fazer quando for Montar um Consultório de Nutrição

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Para descobrir a melhor maneira de montar um consultório de nutrição, muitos nutricionistas tentam conhecer melhor toda a burocracia envolvida. Porém, quando se deparam com a complexidade que envolve todo o processo da abertura da sua clínica de nutrição, normalmente procuram ajuda com especialistas para economizar tempo e recursos financeiros. O prazo pode também se estender por longos meses se o nutricionista não entender os caminhos para realizar todos os procedimentos regulamentados pelos órgãos envolvidos.  

Se você quer ter sucesso e crescimento em sua clínica de nutrição, nós temos um serviço de contabilidade para Nutricionista. O foco é cuidar de toda a burocracia para você. Com isso, você faz o que mais ama: cuidar do seu cliente.

É por essa razão que um bom contador se tornou imprescindível para as empresas que pretendem alcançar o crescimento sustentável com seu negócio. Pensando nisso, a Soluzione Contábil fez uma lista das informações relevantes para te ajudar ao montar seu consultório de nutrição.

Continue lendo para saber mais!

Procure um contador especializado

Ter um contador ou um serviço de contabilidade significa solucionar todos os problemas que citamos acima! Mas muita atenção ao escolher seu contador. Você precisa escolher uma empresa de contabilidade especializada na área da saúde. Um grande erro nesse momento, é escolher pelo preço e não pelo conhecimento. 

No processo de abertura do seu consultório, o contador já é fundamental para as pesquisas e regularizações iniciais. Além das melhores opções tributárias para seu consultório.

Tenha planejamento

Lembra do Windows Phone, lançado em 2010 pela Microsoft? Pois bem, ele foi o responsável por diminuir drasticamente as vendas da empresa. Em 2015, o aparelho tinha menos de 2% de fatia de mercado. A razão disso, é que as empresas e clientes da marca observaram que o produto não era atrativo comparado aos concorrentes.

O objetivo da citação, é deixar claro a importância do planejamento para você abrir sua clínica de nutrição.  Perguntas como: Onde vou instalar meu consultório? Quais serão meus fornecedores? Quanto pretendo crescer esse ano? Como? São essenciais antes de montar seu consultório de nutrição.

Defina o tipo de Tributação

Há alguns fatores importantes que vão definir o melhor e menor nível de tributação para sua clínica. Um desses fatores, é opção de atuação entre a Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Na Pessoa Física, por exemplo, você poderá ser tributado com alíquotas que variam de 7,5%  até 27,5%, porém, poderá deduzir algumas despesas operacionais em seu carnê leão.

Já na Pessoa Jurídica, deve escolher que “tipo de empresa” fará a abertura, vamos listar algumas delas:

  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada);
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples Limitada;
  • Sociedade Simples Pura.

Por último, outro fator que impacta na tributação do seu consultório odontológico é o regime tributário. Atualmente, existem três deles.

Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Para pequenos consultórios e clínicas de nutrição, os mais usados são o Lucro Presumido e Simples Nacional.

Inicie o processo de montar seu consultório de nutrição

Abrir uma clínica de nutrição envolve alguns processos:

  • Primeiro, você precisa de um contador para te auxiliar.
  • A segunda etapa vem do planejamento. Escolha um local adequado para que seu público-alvo chegue até você com facilidade.

Se a decisão for Pessoa Jurídica, é necessário definir os detalhes da sua atividade em seu contrato social. esse documento define seu objetivo empresarial e todas as relações com sócios e terceiros interessados.

Após isso, precisará registar seu consultório em uma junta comercial ou cartório do seu Estado, para que a clínica seja oficialmente formalizada. Em seguida temos o cadastro municipal. É preciso obter o documento de Alvará de Funcionamento na prefeitura da sua cidade. É ele quem vai comprovar que sua empresa de nutrição está apta para funcionar normalmente.

Por último, basta se registrar em alguns órgãos de controle, como o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos da saúde.) O cadastro Estadual de Vigilância Sanitária, onde você retirará o Alvará de Licença Sanitária também é obrigatório.

Separe suas finanças pessoais das profissionais

Ao montar um consultório de nutrição, a empresa precisa desenvolver-se ao longo do tempo com sua própria reserva financeira. Algumas despesas iniciais podem ser altas, devido aos investimentos iniciais necessários . Se usar todo o capital de giro da empresa, será necessário novos aportes por parte dos sócios. esse procedimento é o chamado aumento de capital social ou empréstimo dos sócios. Mas não podemos misturar o capital da pessoa física sem comprovações. 

Uma das formas de organizar suas finanças, é definindo com clareza seu salário (pró-labore)  como sócio e o dinheiro que precisará manter na sua clínica de nutrição para seu crescimento e capital de giro. 

Mas para que você possa fazer todos esses processos sem preocupações, a Soluzione Contábil é uma consultoria especializada no ramo da saúde, e pode abrir sua empresa com as menores tributações e com muita facilidade.

Pode contar com nossa empresa para abertura da sua clínica de nutrição. 

Entre em contato conosco!

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.