O que é uma Sociedade Unipessoal de Advocacia ?

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Você é Advogado e precisa abrir uma sociedade de advogados e não quer ter sócio? Agora você pode abrir uma sociedade unipessoal de advocacia. Até pouco tempo atrás, muitos advogados trabalhavam como autônomo pois não podiam abrir uma pessoa jurídica. A Ordem do Advogados do Brasil, não permitia a abertura de empresa de forma individual. Apenas a Sociedade Simples Pura.

O Estatuto da Advocacia, lei Nº 8.906 de 4 de julho de 1994. foi alterado pela lei Nº 13.247 de 12 de janeiro de 2016 que constituiu a natureza jurídica sociedade unipessoal de advocacia.

Aqui na Soluzione Contábil, nós sempre atendemos sociedade de advogados e ficamos bem felizes com a notícia da Sociedade Unipessoal, foi uma grande oportunidade para o Advogado reduzir sua carga tributaria.

Se você pretende abrir um escritório de advocacia ou uma sociedade unipessoal, pode contar com nossos serviços de assessoria contábil para advogados.

Vamos conversar para melhor seu controle financeiro e a contabilidade do seu escritório ? Acesse abaixo.

Como é na pratica a Sociedade Unipessoal de Advocacia

O Advogado tem uma empresa que parece mais um empresa individual. Por dois motivos bem importantes, o Advogado não poderia abrir uma pessoa jurídica nem optar pelo simples nacional que tem uma tributação muito menor que a proposta para o advogado pessoa física que chega a pagar até 27,5%.

O Registro na OAB,  também é isento da anuidade da pessoa jurídica. Para fazer a abertura, ainda tem taxa de inscrição cobrada pelo OAB, não apenas para sociedade unipessoal de advocacia, mas também para sociedade simples pura.

A responsabilidade do advogado é ilimitada e responde com todos seus bens pessoais em casa de prejuízo ao cliente e comprovado o dolo.

Muitos advogados procuram nosso serviços especializados para advogados pedindo para abrir uma empresa EIRELI, mas essa natureza jurídica não é permitida para Advogados, apenas para prestadores de serviços no cartório ou empresas de natureza empresária que é registrada na junta comercial do estado de São Paulo.

A Sociedade Unipessoal no Simples Nacional

Após o processo de abrir sua sociedade unipessoal de advocacia e registra-la em todos os órgãos. Ainda não sabe quais são ?

Para você abrir a sociedade simples pura de advocacia ou a sociedade unipessoal, você precisa registrar primeiro na OAB, depois fazer seu CNPJ na receita federal e em seguida a prefeitura de São Paulo se estiver aqui na capital SP.

Após a licença de funcionamento, você deve fazer a opção pelo simples direto no portal do simples nacional. Lembrando que foi tem 2 prazos apenas para registrar seu escritório no simples. Serão 180 dias do primeiro registro da OAB ou 30 dias após o registro da prefeitura de São Paulo.

Para você registrar sua sociedade unipessoal de advocacia na OAB SP, você pode contar com a Soluzione Contábil para fazer todo o processo.

Atendemos dezenas de escritório de advocacia na cidade de São Paulo. Se você está na capital de São Paulo e grande ABC , entre em contato conosco.

Também se você quer saber um pouco mais sobre os impostos que paga o Advogado, escrevemos um conteúdo que pode ver aqui em Tributação para Advogados e Sociedade de Advocacia.

Preparamos um vídeo bem legal para Advogados – Dicas de como abrir uma sociedade unipessoal

Também temos apenas sociedade unipessoal, veja abaixo:

A sociedade reduzida a um único sócio, pela morte ou retirada dos demais, não se dissolve automaticamente, admitido o prazo de cento e oitenta dias, a contar do falecimento ou retirada, para que seja recomposto o número mínimo de dois sócios, com a admissão de um ou mais novos cotistas (art.1.033, inciso IV CC/2002).

Não recomposto o número mínimo de sócios no prazo de cento e oitenta dias, a sociedade dissolve-se de pleno direito, cumprindo aos administradores providenciar imediatamente a investidura do liquidante, e restringir a gestão própria aos negócios inadiáveis, vedadas novas operações, pelas quais responderão solidária e ilimitadamente (art. 1.036, CC/2002).

Agora temos uma novidade que é sociedade limitada unipessoal, que pode ser utilizada também por outros empreendedores.  Antes da mudança, apenas os Advogados poderiam abrir empresa sem sócio atividades intelectuais.

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.