Como abrir uma Clínica de Fisioterapia de sucesso – Passo a passo para abrir CNPJ para fisioterapeutas

Como abrir uma Clínica de Fisioterapia - imagem de fisioterapeuta cuidando de paciente mulher
O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Você é um fisioterapeuta e quer saber como abrir uma clínica de fisioterapia? Nesse conteúdo vamos falar tudo sobre a abertura de empresa para fisioterapeutas com dicas importantes para ter sucesso.

Abrir uma clínica de fisioterapia exige muita dedicação por parte do profissional com conhecimentos técnicos e formação dentro da área, de modo a conseguir bons resultados no mercado.

Na maior parte das clínicas, os sócios ou empreendedores são fisioterapeutas empenhados em montar um negócio próprio para conseguir resultados positivos em suas carreiras.

Abrir uma clínica de fisioterapia permite que o profissional possa atender diversos segmentos, desde hospitais e clínicas, a empresas e particulares que precisem dos seus serviços, atendendo sempre com nível técnico de excelência e comprometimento com sua profissão.

Com isso, vamos explicar nesse conteúdo, como abrir um CNPJ para fisioterapeuta e montar sua clínica ou consultório. Fique no conteúdo, ou já fale conosco através dos botões abaixo.

Como abrir uma Clínica de Fisioterapia: como está o mercado?

O empreendedor visionário que decidir por investir em abrir um clínica de fisioterapia encontrará um excelente mercado para investir seus recursos.

O mesmo poderá investir através de clínicas e ambulatórios, de consultórios e centros de reabilitação, além de outros segmentos relacionados à saúde e à qualidade de vida das pessoas.

Alguns exemplos de negócios para montar através de uma clínica de fisioterapia são:

  • Clínicas de acupuntura;
  • Clubes esportivos;
  • Academias (inclusive dentro de condomínios residenciais e empresariais) e;
  • Centros de desenvolvimento de novos produtos para a própria atividade como fisioterapeuta.

Entre os serviços oferecidos por uma clínica de fisioterapia, podemos destacar os seguintes:

  • Avaliação clínica do estado funcional das pessoas;
  • Realização de exames periódicos;
  • Avaliação de programas terapêuticos;
  •  Registro de prontuários e avaliações periódicas dos tratamentos;
  • Atividades diretamente relacionadas aos tratamentos.

Como abrir uma Clínica de Fisioterapia: contratação de pessoal qualificado

Antes de abrir uma clínica de fisioterapia e iniciar a prestação de serviços aos clientes, os gestores  do empreendimento precisam contratar colaboradores com capacidade técnica e profissional, que possua habilidades para oferecer os serviços de acordo com as exigências médicas, mantendo uma equipe qualificada e comprometida com os pacientes para garantir o sucesso do empreendimento.

Além da equipe técnica, a clínica de fisioterapia deve contar com um gerenciamento eficiente, trabalhando com os assuntos administrativos e financeiros de acordo com o exigido pela legislação.

O profissional responsável deve criar mecanismos para que a equipe esteja em completa integração, principalmente porque, conforme qualquer empresa, os serviços envolvem administração, área financeira, atendimentos e cuidados de medicina e saúde.

Uma clínica de fisioterapia exige maiores cuidados com relação aos serviços de higiene e limpeza, o que demanda a presença de pessoas dessa área com conhecimento e treinamento para garantir um ambiente saudável e higiênico, dentro dos padrões de qualquer clínica médica, exigidos pela vigilância sanitária.

Como abrir uma Clínica de Fisioterapia: o que é necessário?

Basicamente, para se abrir uma clínica de fisioterapia serão necessários os seguintes cuidados para sua implantação:

1.      Planejamento estratégico e financeiro

Uma clínica de fisioterapia deve ter um planejamento estratégico e financeiro bem elaborado, escolhendo desde o público alvo até o local, com correta elaboração de valores e cuidados com a área financeira.

O planejamento deve ser a primeira etapa para a abertura de uma clínica de fisioterapia, exigindo a contratação e a participação ativa de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas de fisioterapia, de modo a garantir o apoio a todo atendimento legal e burocrático.

2.      Escolha do local

Após o planejamento estratégico ou em conjunto com ele, o profissional deve dar atenção aos recursos disponíveis e escolher o melhor local para a implantação da clínica de fisioterapia.

O local deve possuir acessibilidade para os pacientes, com toda a infraestrutura necessária para o melhor atendimento, inclusive com acesso para deficientes.

O planejamento deve incluir a possibilidade de ampliação, uma vez que a mudança de local poderá trazer diversos transtornos, tanto para a clínica de fisioterapia e seu pessoal quanto para os clientes.

3.      Atendimento da legislação

Como toda empresa, uma clínica de fisioterapia deve atender às exigências da legislação, cumprindo com os requisitos para atendimento aos clientes dentro das normas da Vigilância Sanitária, inclusive a participação de um responsável técnico para que possa ter o documento de licença de funcionamento.

Além disso, a clínica de fisioterapia deve ter a legalização de todos os documentos legais das esferas federal, estadual e municipal, o que vai necessitar da assessoria de um escritório de contabilidade especializado, capacitado e com conhecimento da área de saúde.

E para auxiliar você na abertura da sua clínica de fisioterapia, pesquisamos os principais passos para guiá-lo nessa missão, de acordo com o Sebrae. Confira:

Passo a passo para abrir uma Clínica de Fisioterapia – Parte 1

Passo a passo para abrir uma Clínica de Fisioterapia – Parte 2

Passo a passo para abrir uma Clínica de Fisioterapia – Parte 3

Passo a passo para abrir uma Clínica de Fisioterapia – Parte 4

4.      Equipamentos para a clínica de fisioterapia

Uma clínica de fisioterapia precisa ter os mais diversos equipamentos para execução diária de suas atividades, buscando sempre o melhor resultado para os pacientes, o que vai exigir um levantamento de tudo o que será necessário para os serviços.

Mais do que apenas a quantidade, o fisioterapeuta responsável deve dar atenção à qualidade dos equipamentos, verificando o que o mercado oferece de melhor e mais moderno.

5.      A gestão de uma clínica de fisioterapia

Para uma gestão realmente eficiente de uma clínica de fisioterapia, a parceria com uma empresa de assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas de fisioterapia torna-se indispensável.

Embora os trâmites normais possam ser feitos por uma pessoa especialmente treinada para isso, é importante atender a todas as necessidades burocráticas, principalmente através do acompanhamento da legislação, além da realização de um planejamento tributário adequado, de modo a escolher o melhor regime tributário, evitando assim o pagamento desnecessário de taxas e impostos.

A realização de um planejamento financeiro baseado em dados contábeis, dentre outros aspectos cruciais em que somente os profissionais de contabilidade especializados na área da saúde podem agregar à longevidade e sustentabilidade financeira de uma clínica de fisioterapia.

Por isso, se estiver considerando abrir uma clínica de fisioterapia, venha tomar um café conosco e vamos planejar a abertura de um empreendimento de sucesso.

Existem dezenas de motivos que poderíamos relacionar de modo a orientá-lo na contratação de serviços de contabilidade para sua clínica de fisioterapia. Porém, nosso maior trunfo é a qualidade e o relacionamento verdadeiro com nossos clientes.

Estamos esperando por você!

Como abrir CNPJ para Clínicas de Fisioterapia?

Agora que você já entendeu sobre como abrir uma clínica de fisioterapia, é necessário entender que ter um CNPJ é essencial para ter uma empresa de nome e que pague menos impostos.

Para isso, será necessário abrir CNPJ, seja para trabalhar como fisioterapeuta PJ ou para abrir uma clínica ou consultório de fisioterapia.

Vamos entender o passo a passo para abrir um CNPJ:

  1. Adquira um certificado digital e-CPF e e-CNPJ;
  2. Defina o endereço comercial ou sede fiscal e faça a viabilidade;
  3. Conte com o contador para elaborar um contrato social;
  4. Registre o contrato social na Junta Comercial;
  5. Faça a abertura de CNPJ na Receita Federal;
  6. Faça a Inscrição Municipal;
  7. Tire os alvarás e licenças de funcionamento.

Após esse passo a passo, sua empresa estará apta para emitir notas fiscais para seus clientes.

Sobre o Microempreendedor Individual para empresas de fisioterapia, é importante saber que o fisioterapeuta não pode ser MEI, por ter registro emórgão de classe, sendo necessário abrir uma microempresa.

Para legalizar sua clínica de fisioterapia de maneira segura, conte com a Soluzione Contábil, um escritório de contabilidade especializado na área da saúde, clicando em um dosbotões abaixo.

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.