Posso abrir empresa na área médica junto com comércio?

Dúvida de um futuro cliente em relação a abertura de empresa na área médica junto com um comércio.

Prezados, boa tarde. Encontrei vocês pelo Google, e estou precisando de uma ajuda.

Sou médico e iria abrir uma empresa de comercio de roupas para minha esposa (seria eu e ela os sócios). Porém o hospital que eu faço alguns plantões médicos está exigindo para que eu abra uma empresa. E dai, estou decidindo isso, se serei sócio da minha esposa e abro outra ou se posso abrir uma empresa só com as duas atividades.

Você sabe me dizer se posso fazer isso? Abrir uma empresa limitada (eu que sou médico e minha esposa não) dai colocar na atividade serviços médicos e venda de roupas? Acho que não pode neh? Tenho que ter outro sócio médico? Minha esposa não é médica. Como faço nesse caso? Posso abrir a empresa de prestação de serviços médicos sozinho sem sócio? Quanto eu pagaria de imposto? Um amigo do hospital me disse que ele não pode ser simples, dai paga mais impostos neh… Tem um outro médico lá que disse que abriu empresa com 99% para ele e 1% para o pai que não é médico…então acho que pode.

Poderia por favor me ajudar e dai já decidiremos quais empresas abrir. Se uma só com os 2 objetos ou uma para ela sozinha e outra para mim sozinho… Muitas perguntas, dúvidas neh…

Resposta

Agradecemos primeiramente a honra de ter o contato do Doutor com nossa empresa.
Vamos falar primeiro sobre a empresa na área médica para emissão de Nota fiscal.
A empresa pode ser aberta com sociedade LTDA ou Empresa Individual. Não há diferença tributária quando a empresa tem um sócio que não é médico.
Se a sociedade for entre médicos, ou seja, uma Sociedade Uniprofissional, tem uma redução de ISS em São Paulo.
Sobre Abertura de Empresa para Médico junto com a Empresa de Comércio.
Seria possível sim colocar as empresas com as duas atividades. Porém, é inviável pela questão tributária. Atividade de Medicina atualmente não pode optar pelo regime do simples nacional e o comércio sim. A diferença pode ser até de 12% de carga tributária.
Nossa orientação é que seja realizada a abertura uma empresa na área médica, e outra para o comércio.

Equipe Soluzione Contábil

Importante Ler.

Contabilidade para Médicos

Abertura de Empresa para Médicos