Quais as etapas de registro da empresa?

É aconselhável consultar previamente toda a legislação referente ao seu negócio. A exigência de documentos varia muito, de acordo com os seguintes aspectos: ramo de atividade; tipo de empresa (sociedade comercial ou firma individual); região geográfica; Estado e, às vezes, até mesmo de um Município para outro.

Os procedimentos básicos estão relacionados nas etapas a seguir:

 1. Etapas para o registro de sociedade

Junta Comercial

Providencie o registro de sociedade comercial e o enquadramento como micro-empresa. A Junta Comercial fornecerá as informações sobre os documentos e procedimentos necessários. Em Brasília, após a criação do Fácil – Central de Atendimento Empresarial, todos os órgãos responsáveis pela abertura de empresas estão no mesmo local. A sede do Fácil situa-se na Junta Comercial de Brasília.

Secretaria da Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda

Nesta etapa, deverá ser providenciada a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a Inscrição Estadual na Secretaria Estadual da Fazenda. Estas inscrições devem ser feita após o arquivamento do contrato social na Junta Comercial.

Prefeitura Municipal

Procure a Prefeitura Municipal, para retirar o alvará de funcionamento. Leve a documentação anterior. Para cumprir esta etapa, é preciso ter o registro da Junta Comercial, o CNPJ e a aprovação prévia do local.

Importante: Procure um Contabilista para maiores informações