Simples Nacional para médicos

Simples Nacional para Médicos em 2019

Saiba se o Simples Nacional para médicos 2019 terá vantagem em seu consultório através desta análise sobre seus prós e contras!


Uma das primeiras grandes novidades do Simples Nacional para médicos em 2018 foi a mudança drástica das regras, alíquotas e anexos para determinadas atividades. Junto com essa mudança, veio também o questionamento de inúmeros profissionais da área da saúde sobre qual o melhor regime de tributação para optar.

Embora seja uma preocupação alarmante, muitos médicos ainda aderem ao Simples Nacional por espontaneidade ou sem dados e simulações precisas sobre seus negócios. Desse modo, o investimento, tempo e esforço pode não retornar com a receita esperada.

Com o objetivo de trazer informações relevantes sobre a escolha do regime tributário, a Soluzione Contábil vai mostrar abaixo se vale a pena ou não aderir ao Simples Nacional para médicos em 2019. Continue lendo!

 

Simples Nacional para médicos: Do que se trata?

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que unifica todos os impostos federais, estaduais e municipais. Por isso, ele atende as principais necessidades de muitas clínicas médicas no Brasil.

Além disso, o regime também é popular pela simplicidade e praticidade de calcular e recolher os tributos mensalmente. Sua alíquota pode iniciar de 4% até 33%, dependendo do setor de atividade e do faturamento bruto.

A partir de 2018, para permanecer no Simples Nacional, é necessário obter a receita bruta de até R$4,8 milhões por ano. Caso atinja esse limite, o consultório automaticamente irá se enquadrar em outros regimes existentes na legislação.

Vale lembrar que o Simples Nacional foi um regime lançado para facilitar a vida corrida dos pequenos empreendedores. Por esse motivo, procurando reduzir a burocracia e diminuir a sonegação fiscal, o Simples vem sendo cada vez mais utilizado pelas micro e pequenas empresas.

Quer saber se o Simples Nacional para médicos é realmente vantajoso em 2019? Veja abaixo sobre suas vantagens e desvantagens!

 

Perigos do Simples Nacional para Médicos em 2019

Vantagens de contratar uma contabilidade especializada na área médica

Anexo V do Simples Nacional para médicos

Para os que acham que o Simples Nacional para médicos oferece baixos impostos, é preciso estar atento aos anexos e alíquotas, pois existem grandes variações sobre cada segmento.

O anexo V é um bom exemplo para demonstrar que as coisas não são como parecem. A alíquota inicial do anexo inicia em 15,5% e pode chegar a 30,5%, um percentual que, muita das vezes, supera o total de alíquotas do Lucro Presumido e Lucro Real, outros regimes que serão abordados mais abaixo.

No ramo médico, os serviços médicos que se relacionam com a área veterinária pode se enquadrar no anexo V do programa. Por essa razão, é necessária uma análise mais aprofundada para verificar se compensa aderir ao Simples Nacional em 2019.


 

Fator R

Se você ainda não sabe o que é o Fator R, essa pode ser a sua primeira noticia triste de 2019.

O Fator R é um cálculo feito com o objetivo de saber se você irá se enquadrar no anexo III ou anexo V em determinado mês no Simples Nacional. Ou seja, em algumas empresas de serviço, o enquadramento não é fixo, mas sim, varia de acordo com as despesas obtidas com a folha de pagamento.

Em outras palavras, algumas atividades prestadoras de serviço, inclusive todas as atividades médicas, precisarão calcular mensalmente se suas despesas nos últimos 12 meses com folha de pagamento foram maiores que 28% do seu faturamento bruto total. Caso isso aconteça, a empresa será beneficiada, iniciando com uma baixa alíquota de 4%, conforme anexo III.

Caso contrário, se a empresa tiver o índice de despesas inferiores a 28%, ela será enquadrada no anexo V, com uma alíquota elevada inicial de 15,5%.

Por conta disso, não deixe de consultar seu contador para verificar se vale a pena aderir ao Simples Nacional para médicos, mesmo estando sujeito ao Fator R, ou se sua empresa pode pagar mais impostos do que o realmente necessário.

 

Imposto sobre Faturamento Bruto

Mais um desafio para os pequenos empreendedores: Pagar impostos mesmo quando seu lucro não é tão alto assim.

É o que acontece dentro do Simples Nacional para médicos. O que determina a carga tributária que sua empresa obterá é quanto a mesma faturou no período. Nesse cenário, mesmo diante de situações sem nenhuma venda e lucro, ainda sim terá que pagar a quantia de impostos.

Isso não acontece no regime tributário do Lucro Real, que utiliza sua base de cálculo através do lucro líquido da empresa, ou seja, do valor que realmente sobrou no fim do período.

Essa desvantagem do Simples Nacional para médicos pode ocasionar desmotivação e até mesmo falta de controle financeiro no consultório.

Vantagens do Simples Nacional para Médicos em 2019

Vantagens do Simples Nacional para Médicos em 2019

Praticidade no cálculo e recolhimento

Uma das maiores vantagens do Simples Nacional para médicos em 2019 é a praticidade para calcular e recolher os tributos mensalmente.

O que queremos dizer com isso é que o cálculo, por si só, é feito automaticamente pelo próprio site do Simples Nacional, assim como todo processo de pagamento também pode ser realizado facilmente pela internet:

Além disso, em comparação com o Lucro Presumido e o Lucro Real, que precisam de uma estrutura contábil sofisticada para o cálculo de seus impostos, o Simples Nacional não necessita de investimentos demasiados para cumprimento de suas obrigações, além de também não possuir burocracia como os outros regimes. Em virtude disso, se tornou essencial para os micro e pequenos empreendedores.

 

Unificação dos Impostos

Pagar impostos é um caso complicado, não é mesmo? Quem dirá calcular 8 impostos separadamente com precisão nos cálculos.

Isso é uma das burocracias que o Simples Nacional conseguiu resolver, unificando os impostos federais, estaduais e municipais e os simplificando para declara-los em apenas uma única guia.

Diferente do Lucro Presumido e do Lucro Real, que calculam seus impostos individualmente, o Simples Nacional faz a emissão de um boleto a cada mês para pagamento através de seu site e, após isso, o Banco do Brasil é o órgão responsável por separar cada um dos impostos pagos e os direciona-los adequadamente.

Veja abaixo quais são os impostos que o Simples Nacional para médicos unifica:

  • Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o PIS/Pasep;
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

 

Dispensado do INSS

Além de unificar todos os impostos, o Simples Nacional para médicos também fornece a isenção de um acréscimo de imposto de 20% sobre a folha de pagamento da sua empresa.

Isso significa que qualquer médico optante pelo Simples Nacional está dispensado desse recolhimento, assim como de todas as contribuições sociais listadas acima.

Devido a essa vantagem, no Simples Nacional para médicos, o empresário não precisará se preocupar com a quantidade de funcionários contratado e quanto de impostos eles poderão gerar, mas sim, focar na parte central do negócio para que a empresa cresça de maneira rápida.

 

Está com mais dúvidas sobre o Simples Nacional para Médicos?

Mesmo após essa explicação sobre o Simples Nacional para médicos em 2019, ainda há muitos fatores que podem mudar uma decisão sobre o regime tributário a ser escolhido.

Devido a isso, entrar em contato com um profissional contábil é a melhor maneira e o primeiro passo para ser bem-sucedido em sua escolha. Com os dados em mãos, é muito mais fácil de analisar a necessidade da sua empresa e os meios como solucioná-la.

Buscando organizar e facilitar seu planejamento para que você não tenha erros e pague o mínimo de impostos possível, a Soluzione é um escritório de contabilidade focado em redução de impostos e crescimento sustentável. Prezamos para que você tenha tranquilidade em todos os processos fiscais e contábeis. Entre em contato conosco!