Como abrir um pet shop: a importância de abrir CNPJ para banho e tosa e pagar menos impostos

Como abrir um pet shop - foto de cachorro e tutora em banho e tosa (1)
O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Como abrir um pet shop de sucesso? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que amam pets e pretendem montar um negócio próprio.

No entanto, a boa notícia é que você pode até ter dúvidas em relação ao que precisa para montar um pet shop. No entanto, pode ter certeza de que esse é um negócio muito lucrativo e com ótimo potencial de retorno.

Diante disso, neste conteúdo, vamos ajudar você que pretende abrir um CNPJ e montar um banho e tosa, mas não sabe exatamente por onde começar. Continue conosco e confira todas as dicas e orientações que separamos para você.

Prefere obter informações sobre como montar um pet shop diretamente com um contador especialista? Neste caso, você pode clicar em um dos botões abaixo e falar conosco:

O que é pet shop?

Pet shop ou banho e tosa, como conhecido em algumas regiões, é o estabelecimento especializado na venda de produtos e prestação de serviços voltados para o público pet.

Com o número cada vez maior de brasileiros interessados em ter o seu próprio animal de estimação, a demanda por serviços especializados tem crescido de forma significativa.

Diante da demanda, quem busca informações sobre como abrir um pet shop e decide colocar seus planos em prática, pode aproveitar a oportunidade para ganhar dinheiro.

Como abrir um pet shop?

Você sabe o que precisa para montar um pet shop pequeno? Muita gente não sabe, mas para montar um estabelecimento para venda de ração, produtos pet em geral ou para prestar serviços de banho e tosa, não é preciso ter um veterinário responsável.

O STJ – Superior Tribunal de Justiça já firmou entendimento sobre o assunto, dispensando quem pretende montar um pet shop de contratar médico veterinário, inclusive, o mesmo tribunal já definiu que pet shop pode vender remédios.

No entanto, quando o assunto é como montar um pet shop, saiba que nos estabelecimentos onde há prestação de serviços veterinários e aplicação de medicação, a contratação de um médico-veterinário se torna obrigatória.

Dito isso, confira um passo a passo para montar o seu negócio:

  1. Pesquise nomes para pet shop e escolha uma opção criativa;
  2. Escolha um ponto comercial com boa localização e custo compatível de aluguel;
  3. Encontre os melhores fornecedores de produtos pet;
  4. Monte a sua equipe de banho e tosa e atendimento ao cliente;
  5. Invista na mobília e nos equipamentos necessários;
  6. Monte o seu estoque de produtos;
  7. Contrate uma contabilidade especializada e cumpra as exigências legais.

Vale lembrar que a contratação de uma contabilidade especializada é um item fundamental, pois para montar o seu pet shop você precisará de um passo a passo, onde o contador especializado tem um maior domínio.

Montar um negócio de sucesso só depende de você, tire os seus planos do papel, entre em contato conosco e veja como abrir um pet shop.

Como abrir um pet shop com clínica veterinária, é possível?

Recebemos inúmeras dúvidas de empreendedores que desejam saber se é possível montar um pet shop com clínica veterinária, oferecendo serviços e também produtos.

A boa notícia, é que sim, existe essa possibilidade. No entanto, para um correto enquadramento tributário, é muito importante contar com o apoio de contadores especializados.

Uma única empresa pode ter dezenas de atividades, o que permite que um mesmo estabelecimento atue em diferentes CNAEs, dentre eles:

  • 9609-2/08 – Higiene e embelezamento de animais domésticos;
  • 4789-0/04 – Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação;
  • 4771-7/04 – Comércio varejista de medicamentos veterinários;
  • 7500-1/00 – Atividades veterinárias

Para saber mais e montar um negócio de sucesso, conte com nosso time de contadores!

Como escolher o ponto certo para montar um pet shop?

Quando o assunto é como abrir um pet shop, escolher o ponto ideal é fundamental. Por isso, você precisa levar em consideração uma série de itens, dentre eles:

Valor do aluguel: O valor do aluguel precisa ser compatível com o porte do negócio e o seu capital inicial.

Acessibilidade: Ofereça recursos de acessibilidade, como rampas e facilite o acesso dos clientes ao seu estabelecimento. 

Espaço: Defina o tamanho ideal do ponto comercial, com base no número de produtos e nos tipos de serviços que pretende oferecer.

Demanda: Avalie se a região escolhida pode lhe garantir uma boa demanda de clientes.

Estrutura predial: Avalie a estrutura do imóvel, incluindo itens como hidráulica e elétrica, a fim de evitar custos com reformas e dor de cabeça no futuro. 

Quanto custa para montar um pet shop?

Você sabe quanto custa para montar um pet shop? Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. No entanto, não há uma resposta única e definitiva, uma vez que diversos fatores podem influenciar no investimento inicial necessário para esse tipo de negócio.

Quem pretende atender o mercado pet de luxo, por exemplo, precisará investir um bom dinheiro. No entanto, se o seu objetivo é iniciar um negócio pequeno, com número limitado de produtos, os custos podem ser reduzidos.

No entanto, independente do porte do seu negócio, não deixe de considerar no seu planejamento, itens como: custo de locação do imóvel, compra de mobiliário, equipamentos, reformas e contratação de funcionários.

Passo a passo para abrir CNPJ para pet shop

Agora que você entendeu como montar um petshop de sucesso, é hora de pensar na formalização do seu negócio.

Com isso, você terá uma empresa legalizada perante os órgãos governamentais e poderá emitir suas notas fiscais de serviços e das vendas de produtos.

Porém, esse processo torna-se mais burocrático e é necessário uma contabilidade para que o processo de abertura de empresa seja mais efetivo.

Para a legalização do seu banho e tosa, existem alguns pontos a se atentar, como a natureza jurídica, o regime de tributação e o porte da empresa, onde agora vamos falar deles.

Natureza Jurídica

A Natureza Jurídica nada mais é do que o tipo de empresa que se pode abrir no Brasil e temos muitas opções, dentre as três principais que destacamos por serem a melhor opção para esse nicho de mercado.

Sociedade Limitada Unipessoal: a SLU é o tipo de empresa mais indicado para quem deseja abrir um CNPJ sem sócios, sendo a mais escolhida para as microempresas, por proteger o patrimônio do empresário;

Sociedade Empresária Limitada: é o tipo de empresa com as mesmas características da SLU, porém com a obrigação de ter um ou mais sócios para constituí-la.

Empresário Individual: esse já foi um tipo de empresa bem usado, e diferente da SLU e da Sociedade Empresária, o empresário não pode abrir outro negócio e também não tem o patrimônio pessoal protegido.

MEI: É possível abrir um Pet-shop como Microempreendedor Individual, respeitando os limites de faturamento e contratação de funcionário, devendo usar os CNAES 9609-2/07, 9609-2/08 e 0159-8/02.

Regime de tributação

Atualmente no Brasil temos três tipos de tributação, sendo estes, os regimes tributários do Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

No entanto, o regime do Simples Nacional é o mais usado pela simplicidade na cobrança dos impostos, além da alíquota menor, dependendo da atividade.

Um pet shop pode ser enquadrado no Simples Nacional pelo anexo I, na atividade de comércio e anexo III, na atividade de prestação de serviços, com as alíquotas a partir de 4 e 6%, respectivamente.

Passo a passo da abertura de empresa

Confira abaixo o passo a passo de como abrir um CNPJ para banho e tosa:

  1. Aquisição do Certificado Digital de Pessoa Física;
  2. Definição do endereço comercial;
  3. Elaboração do contrato social;
  4. Registro do contrato social na Junta Comercial;
  5. Inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  6. Solicitação da Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda;
  7. Solicitação da Inscrição Municipal na prefeitura municipal;
  8. Licenças e alvarás da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, ANVISA, e IBAMA (se trabalhar com animais silvestres);
  9. Aquisição do Certificado Digital da Pessoa Jurídica, o e-CNPJ.

Após fazer a abertura da empresa, alguns cuidados são necessários, como, por exemplo, a contabilidade, como explicamos no tópico a seguir.

A importância da contabilidade para petshops

Após abrir um CNPJ para petshops, é necessário manter mensalmente, a entrega da contabilidade para o governo, e por lei, somente um contador poderá fazer esse serviço.

Sendo assim, é necessário contratar uma contabilidade especializada em petshops para fazer a entrega dessas obrigações contábeis e manter a sua empresa organizada.

O contador deve ser um dos seus maiores aliados, sendo ele o seu apoio estratégico, responsável também pela gestão contábil, trabalhista, financeira e fiscal e com o crescimento e lucratividade do seu negócio.

O contador tem um papel fundamental no apoio estratégico à sua empresa, além da gestão contábil, financeira e trabalhista. Isso ajudará diretamente no

A importância de legalizar seu banho e tosa

Ao longo desse conteúdo você conferiu uma série de dicas relacionadas à abertura de empresa e como abrir um pet shop.

Sendo assim, é hora de contar com o apoio de uma contabilidade especializada para tirar seus planos do papel e empreender rumo a um negócio de sucesso.

Quando o assunto é a montagem de um banho e tosa, não existem mistérios, desde que você conte com o apoio de profissionais que realmente entendem do seu segmento.

A Soluzione é uma contabilidade especializada no segmento de animais domésticos e conta com profissionais especializados e altamente capacitados para tirar todas as suas dúvidas, registrar e regularizar o seu negócio.

Para saber mais, conhecer nossos serviços e abrir a sua empresa, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.