Contabilidade para Profissionais Liberais e Autônomos

Os profissionais liberais e autônomos enfrentam diversos desafios para alcançar o sucesso em suas carreiras e profissões. Contudo, há uma área que se destaca dentre as inúmeras questões com as quais esses profissionais precisam lidar: a contabilidade para profissionais liberais e autônomos.

Uma boa gestão das finanças é essencial para alcançar a solidez profissional. No entanto, entre a execução de suas atividades e todas as necessidades de atualização, pode não sobrar tempo para cuidar da contabilidade. Essa é uma área complexa e cheia de detalhes. Caso ocorra um erro, o processo de se reorganizar e readequar às exigências é bastante trabalhoso.

O profissional que atua de maneira independente deve ficar atento à gestão contábil e financeira de sua atividade. Assim, evita problemas com a Receita Federal e permanece atuando dentro da legalidade.

O contador é um profissional que pode dar suporte aos trabalhadores liberais em todas as fases de sua carreira. Nesse texto você confere como a contabilidade pode auxiliar o profissional liberal ou autônomo a alcançar o sucesso.

Afinal, em sua atuação você é profissional liberal ou autônomo?

Em comum, os dois profissionais têm a característica de atuarem profissionalmente por conta própria. Embora sejam parecidos, o conceito de profissional liberal e o conceito de autônomo têm características diferentes. Vamos a elas.

Conceito de profissional liberal

O profissional liberal possui formação técnica ou graduação em determinada área. Além disso, pode atuar como empregado (CLT) ou por conta própria, tanto como Pessoa Física como Pessoa Jurídica.

Esses profissionais são registrados nos conselhos de classe ou ordens, como o Conselho Regional de Medicina (CRM) ou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esses conselhos definem os procedimentos éticos e técnicos da profissão. Apenas profissionais registrados podem exercer essas profissões.

O profissional liberal atua em atividades intelectuais e pode responder cível e criminalmente por seu trabalho. Daí a necessidade do registro. Atividades específicas são consideradas liberais e possuem sua própria legislação.

Conceito de autônomo

Já o profissional autônomo se dedica de forma independente às suas atividades. Isso significa que ele não precisa de formação técnica ou registro em órgão de classe. Também não possui vínculos trabalhistas.

falar-com-o-contador

Contabilidade para profissionais liberais

Quando um profissional atua como CLT, o empregador é o responsável pelo recolhimento dos tributos. O profissional liberal, por sua vez, é quem responde por essas obrigações. Isso significa arcar com o Imposto de Renda de Pessoa Física ou Jurídica, INSS, ISS e PIS.

Além disso, os serviços prestados precisam ser devidamente escriturados e detalhados na declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, evita-se prejuízos com multas e outras questões.

Os tributos variam de acordo com a forma com que o profissional exerce sua atividade profissional. Os profissionais liberais podem atuar como Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas. Cada forma de atuação possui vantagens e desvantagens. O contador para profissionais liberais pode auxiliar na compreensão da melhor forma de atuação.

A contabilidade para profissionais liberais atua na gestão dos tributos e no controle financeiro. Também auxilia no controle das informações sobre a atividade exercida, o mercado, os clientes e a concorrência. Ainda produz demonstrativos com as informações da atuação profissional. Isso auxilia o profissional a tomar decisões importantes e investir no desenvolvimento de sua carreira.

Contabilidade para autônomos

Os autônomos também precisam recolher impostos sobre sua prestação de serviços. Quando os serviços são prestados para Pessoas Jurídicas, o imposto é cobrado sobre a fonte pagadora. Quando é para Pessoas Jurídicas, os tributos precisam ser pagos no Imposto de Renda das Pessoas Físicas.

Além disso, também precisam contribuir para a Previdência Social por meio do pagamento do INSS. Com isso, têm direito à aposentadoria e demais benefícios previdenciários. Também pagam ISS de acordo com o faturamento. O contador também atua para o sucesso do autônomo. Com esse suporte, o profissional não corre riscos de prejuízos ou de cair na malha fina.

Como a contabilidade auxilia profissionais liberais e autônomos

Boas ideias, conhecimento da área e determinação são essenciais para ter sucesso trabalhando por conta própria. Porém, dinheiro, tempo, preparo, planejamento e suporte são essenciais para o desenvolvimento de sua carreira. Contar com o suporte qualificado dos contadores desde o início é essencial.

Para que sua carreira e empreendimento se desenvolvam de forma segura, é necessário contar com os diagnósticos produzidos pelo contador. Com esses dados, é possível que o profissional conheça todos as suas despesas, tributos e capital de giro. Ciente de todas essas informações, é possível tomar decisões assertivas.

Profissionais liberais ou autônomos podem querer cuidar da contabilidade por conta própria. Fazem isso com a intenção de economizar. Porém, sem o conhecimento contábil adequado, o profissional pode acabar tendo problemas. As obrigações contábeis são complexas e burocráticas. Por isso, contar com o apoio de uma contabilidade especializada é um diferencial para o sucesso do empreendimento.

É mais vantajoso atuar como Pessoa Física ou abrir empresa?

Essa é uma questão comum aos profissionais liberais e autônomos. E a resposta é: depende. Os valores de impostos a serem pagos têm relação direta com o faturamento do profissional ou da empresa. Por isso, é necessário colocar na ponta do lápis.

O contador pode lhe auxiliar na compreensão da forma de atuação mais vantajosa para o seu caso. Isso é feito com base na análise dos registros contábeis de sua atuação e no planejamento tributário.

Planejamento tributário para autônomos e profissionais liberais

Você sabe o que é planejamento tributário? Esse serviço realizado pela contabilidade faz o levantamento de todos os impostos que um profissional ou empresa deve pagar. Assim, o empreendedor ou profissional não é pego de surpresa quando tiver que fazer suas declarações.

Esse planejamento também auxilia na decisão de atuar como Pessoa Física ou Jurídica. Com base no faturamento do profissional, é possível calcular os valores dos impostos a serem pagos. Também pode-se fazer os cálculos dos valores nos diferentes cenários: como Pessoa Física, Pessoa Jurídica, com as diferentes naturezas jurídicas e os diferentes regimes tributários. Defina a melhor forma de atuação com base em dados reais com o auxílio de um contador.

O planejamento tributário é uma análise do impacto dos impostos no empreendimento. Com esse suporte, é possível tomar as melhores decisões para seu negócio. O foco é a economia tributária. Assim, é possível optar pelo modelo tributário mais vantajoso e econômico para sua realidade.

Livro caixa e carnê-leão

A contabilidade dos profissionais liberais ou autônomos que prestam serviços a Pessoas Físicas deve ser feita por meio do livro caixa e do carnê-leão. Todos os profissionais que atuam como Pessoa Física e recebem mais de R$1998 por mês são obrigados a preencher o carnê-leão. Nos recibos entregues aos clientes deve constar o número do CPF do profissional.

A apuração do imposto é feita mês a mês. O cálculo do imposto é baseado nas alíquotas do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, podendo chegar a 27,5% da renda. É possível deduzir despesas relacionadas ao exercício da atividade.

A contabilidade pode prestar orientações ao profissional preencher corretamente o livro caixa e o carnê-leão. Mas também pode executar esse controle para que o profissional foque em sua atividade.

Conte com o apoio de uma contabilidade especializada no atendimento a profissionais liberais e autônomos

A Soluzione Contabilidade oferece todo o suporte para o desenvolvimento da carreira do profissional liberal ou autônomo. Os contadores da Soluzione atuam por segmentos para conhecer as especificidades de cada área e poder oferecer o suporte adequado. O foco da contabilidade para profissionais liberais e autônomos é reduzir os impostos a pagar. Confira todas as áreas em que a Soluzione pode auxiliar no sucesso de sua atuação:

Consultoria Contábil

Conte com suporte em todas as questões contábeis. Desde a elaboração de demonstrativos até a execução do carnê-leão. Não se preocupe com as especificações e a entrega do Imposto de Renda. Deixe todas as questões fiscais, bem como o controle financeiro nas mãos de nossos especialistas. Invista em sua carreira contratando a consultoria contábil da Soluzione.

Registro em órgãos de classe e serviços em órgãos governamentais

Para executar atividades regulamentadas, é necessário que o profissional seja registrado nos órgãos de classe. A Soluzione pode realizar o registro e cuidar de todas as questões burocráticas para você. Além disso, realiza todos os serviços necessários na Receita Federal e na Prefeitura. A Soluzione também oferece todo suporte ao profissional para a emissão de notas fiscais e outras questões, quando necessário.

Gestão financeira e cálculo de pró-labore

A gestão financeira é um grande desafio. Controlar todas as receitas e despesas é um trabalho que exige muita disciplina e atenção. Contar com o apoio de uma contabilidade é essencial para superar essa barreira. Os especialistas da Soluzione podem lhe auxiliar com a gestão financeira.

O pró-labore ou a remuneração do trabalho do profissional é uma questão que causa muitas dores de cabeça. Muitos profissionais e empreendedores têm dificuldade em diferenciar sua própria renda da renda da empresa. A Soluzione cuida dessa questão para que o profissional não tenha problemas com isso.

Enfim, invista no desenvolvimento de sua carreira e tenha suporte em todas as suas decisões gerenciais. Entre em contato com os consultores da Soluzione e conheça as soluções contábeis personalizadas à sua necessidade.