Será que a contabilidade para farmácias pode fazer você lucrar mais? Para muitos farmacêuticos, ter uma empresa estável no mercado e sem riscos legais e tributários é um sonho quase inalcançável.

Embora o ramo farmacêutico seja o sexto maior mercado do mundo, ficando atrás de países como Estados Unidos e França segundo pesquisas do IQVIA, muitos dos profissionais ainda possuem dificuldade em gerir o seu negócio.

Entretanto, outros estudos feitos pelo SEBRAE demonstram que 69% dos pequenos empresários tiveram contato com ao menos uma consultoria contábil ao longo de sua jornada. Ou seja, a contabilidade mostrou fortemente necessária a lucratividade e crescimento de uma empresa.

Mas se você ainda possui dúvidas se esse serviço especializado é vantajoso para sua farmácia, a Soluzione Contábil listou as melhores vantagens de aderir a contabilidade para sua farmácia. Confira!


contabilidade para farmácias e drogarias

5 melhores vantagens sobre a contabilidade para farmácias

Seu fiscal impecável

Você provavelmente já ficou muitos dias elaborando e reunindo os papéis necessários para efetuar os lançamentos em conta, certo?

Registrar tudo que ocorre em sua drogaria pode ser, de fato, desgastante. Para não se preocupar mais com toda legislação e ter a garantia que seus dados estão corretos, um bom serviço especializado de contabilidade para farmácias pode realizar toda sua escrituração contábil, um registo das suas despesas e receitas atualmente obrigatório a todos os empresários.

Tenha Gestão de Estoque

Um dos pontos cruciais para uma farmácia obter lucro é, sem dúvidas, ter uma boa gestão de estoque.

O estoque não apenas armazena os produtos, como também é a fonte principal de renda de uma farmácia. Entretanto, a quantidade de produtos precisa ser bem administrada, caso contrário, o farmacêutico pode passar por sérios prejuízos.

Por sua vez, a contabilidade para farmácias garante que você tenha os recursos financeiros monitorados, registrando a entrada e saída de determinado lote de produto.

Diminua seus tributos

Você sabe em qual regime tributário está enquadrado?

Se você atua como pessoa jurídica, pode estar pagando mais impostos do que realmente deveria! Nós vamos te contar porquê:

Atualmente, existem três regimes de tributação: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

No Simples Nacional, seus tributos são simplificados e unificados. É ideal para empresas de pequeno porte, pois o optante pelo regime pode faturar até R$4,8 milhões por ano. Além disso, a alíquota varia com faturamento.

No programa do Lucro Presumido, há uma presunção de lucro calculada especificamente para cada tipo de segmento, de acordo com a legislação. Por fim, no Lucro Real, suas alíquotas variam de acordo com seu lucro líquido. Pela complexidade legal, é indicada para empresas de grande porte.

Contudo, é essencial um serviço de contabilidade para sua farmácia saber qual o regime de tributação mais adequado no período.

Explore a Tecnologia

Atualmente, sabemos que a tecnologia é fundamental.

Por essa razão, a contabilidade para farmacêuticos oferece sistemas de gestão online, como ferramentas de fluxo de caixa e capital de giro, que são essenciais para o desenvolvimento do seu controle financeiro.

O fluxo de caixa permite que você controle seu contas a pagar e a receber de um determinado período. Já o capital de giro promove uma garantia financeira para que você consiga realizar seus projetos.

Possua mais tempo

Você sabe quanto tempo gasta focando em outros departamentos da sua clínica?

Com um serviço de contabilidade para sua farmácia, além de você possuir mais autonomia para cuidar da parte central do seu negócio, também terá mais controle financeiro e seus investimentos podem aumentar e serem mais precisos.

Aqui na Soluzione Contábil, você encontra todas essas oportunidades de crescimento com nossa consultoria contábil. Cuidamos de toda parte fiscal, tributária e financeira para você ter mais tranquilidade e alcançar o sucesso.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco e vamos auxiliar!

Solicite um Orçamento