Como fazer o encerramento de empresa – Passo a passo de como dar baixa na empresa

Encerramento de empresa - imagem de contador especializado fazendo a baixa da empresa e a baixa do cnpj
O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Se a sua empresa encerrou ou vai encerrar as atividades, saiba que é necessário entrar com um pedido formal para encerramento de empresa.

Na prática, não basta parar as atividades. A fim de evitar problemas futuros, você precisa contar com o apoio de uma boa contabilidade, para entender os trâmites de encerramento de uma empresa, bem como, o que é preciso para baixar um CNPJ.

Diante disso, você tem duas opções para esclarecer suas dúvidas:

  • Continuar conosco até o final do artigo;
  • Clicar em um dos botões abaixo para falar com nossos especialistas.

Quando fazer o encerramento de empresa?

Abrir uma empresa é muito simples e você pode fazer isso de forma fácil, porém as circunstâncias do momento, aliada ou não a um mau planejamento e gestão de negócios, podem mudar o futuro da empresa.

Sendo assim, estando o CNPJ inapto, com dívidas ou apto e com as entregas das declarações e taxas em dia, fazer o encerramento de empresa pode ser simples e rápido, se contar com o apoio de uma contabilidade.

Ao contrário do que muitos pensam, manter uma empresa em situação de inatividade não dispensa a mesma de ter que entregar obrigações acessórias periodicamente ao fisco.

Dessa forma, se o empresário não tem planos de retornar com as atividades do negócio no curto prazo, solicitar o encerramento de empresa perante às autoridades competentes, é o melhor caminho.

Não tenha dúvidas, manter uma empresa aberta, mesmo que inativa, possui custos, tendo em vista a necessidade de manter os serviços de um escritório de contabilidade que faça a entrega periódica das obrigações exigidas pelo fisco.

O que é necessário para encerrar uma empresa?

O primeiro passo para fazer o encerramento de empresa, é a contratação de um serviço de contabilidade que se responsabilize por conduzir os trâmites legais para a baixa no CNPJ.

Na sequência, você precisar reunir os documentos solicitados pela contador e aguardar a conclusão dos seguintes trâmites:

  • Registro do distrato social na Junta Comercial;
  • Regularização de débitos federais, previdenciários e de FGTS;
  • Emissão das certidões negativas de débitos;
  • Regularização tributária e solicitação de baixa na esfera estadual;
  • Regularização tributária e solicitação de baixa na esfera municipal;
  • Oficialização da baixa no CNPJ.

Fique atento: Atualmente, mesmo que tenha débitos, uma empresa pode ser baixada. No entanto, neste caso, a dívida é transferida para o CPF dos sócios.

Diante disso, o ideal é buscar a regularização e quitação de todos os débitos da empresa, antes mesmo de solicitar o encerramento da mesma.

Quanto custa para fazer o encerramento de empresa?

O custo para fechar uma empresa é de R$ 2.000 a R$ 3.000,00 em média. No entanto, tudo vai depender das taxas cobradas pela Prefeitura e Junta Comercial locais.

Além disso, é importante destacar que caso existam débitos que precisam ser regularizados antes do encerramento da empresa, os custos podem aumentar consideravelmente.

Para saber mais e obter um orçamento detalhado com o custo para fechar empresa do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Entre em contato conosco!

Como fazer o encerramento de uma empresa ME ou EPP?

O encerramento de empresa, seja ela, uma Microempresa (ME), uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou organizações de demais portes, envolve basicamente as mesmas etapas e procedimentos legais. 

Confira mais informações no passo a passo abaixo:

1.Decisão de encerramento: 

  • Antes de iniciar o processo de encerramento, é importante avaliar se é o caso de fechar a empresa de forma definitiva ou pausar as atividades momentaneamente, deixando a mesma inativa.

2.Regularização de pendências: 

  • Antes de fechar oficialmente a empresa, recomendamos que você regularize todas as possíveis pendências fiscais, trabalhistas e comerciais, o que inclui o pagamento de impostos, taxas, encargos trabalhistas e qualquer outra obrigação.

3.Encerramento de contratos e atividades: 

  • Encerre todos os contratos comerciais, locações, fornecimentos de serviços e atividades operacionais da empresa de acordo com as cláusulas contratuais e a legislação vigente.

4.Demissão de funcionários: 

  • Caso haja funcionários contratados, é necessário realizar os procedimentos de demissão de acordo com a legislação trabalhista, incluindo o pagamento de verbas rescisórias e a emissão dos documentos necessários.

5.Baixa de inscrições e registros: 

  • Após regularizar todas as pendências, é necessário solicitar a baixa das inscrições e registros da empresa nos órgãos competentes, como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual, Prefeitura Municipal e Junta Comercial.

6.Extinção legal:

  • Após o registro do encerramento nos órgãos competentes, a empresa é considerada extinta legalmente. Arquive todos os documentos relativos ao encerramento para eventuais consultas futuras.

É recomendável contar com o auxílio de profissionais especializados, como contadores e advogados, durante o processo de encerramento para garantir que todas as etapas sejam realizadas corretamente e em conformidade com a legislação aplicável.

Vale lembrar, que há como encerrar uma empresa com dívidas, no entanto, isso não é recomendável, pois as dívidas são transferidas para os proprietários.

Para saber mais sobre como encerrar uma empresa inativa, sem movimento, ou mesmo ativa, entre em contato conosco!

Como fazer o encerramento de uma empresa MEI?

É possível fazer o encerramento de empresa MEI a qualquer momento, para isso, o empreendedor precisa:

  1. Acessar o Portal do MEI;
  2. Clicar em “Solicitar Baixa”, e entrar com a senha GOV.BR.

A baixa do CNPJ MEI gera a baixa automática das inscrições nas administrações tributárias estadual e municipal, bem como, o cancelamento das licenças e dos alvarás concedidos.

No entanto, ainda assim, é muito importante que você conte com o suporte de um contador para MEI para garantir que não reste qualquer pendência que possa ser transferida para seu CPF.

Como consultar se a empresa foi baixada?

Consultar se uma empresa foi baixada é muito simples, e você pode fazer isso através da internet, acessando o site para Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Receita Federal.

Após acessar o site, basta informar o CNPJ desejado e fazer a consulta. Veja um exemplo:

Encerramento de empresa - imagem de exermplo de CNPJ com situação cadastral baixada

Além da consulta no site da Receita Federal, é importante solicitar que um contador realize uma consulta completa para verificar se a empresa foi baixada em todos os órgãos competentes.

Precisa de contador para dar baixa em uma empresa?

Sim. Você precisa de um contador para fazer o encerramento de empresa e dar baixa definitiva na mesma, evitando que dívidas e outros tipos de pendências possam ser transferidas pelo fisco para o seu CPF.

Para fazer o fechamento de empresa, é muito importante garantir o cumprimento de todas as etapas da baixa de empresa, incluindo:

  • Registro do distrato na Junta Comercial e baixa na firma;
  • Baixa do CNPJ na Receita Federal;
  • Baixa da Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda;
  • Baixa da Inscrição Municipal na Prefeitura;
  • Baixa da empresa em conselhos de classe (caso vinculada).

Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco para saber mais sobre como fechar uma empresa!

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.