Soluzione Contábil

Abrir MEI, ME ou Pessoa Física

Abrir MEI ou ME ou Pessoa Física?

O que é melhor para o empreendedor digital: abrir MEI ou ME ou Pessoa Física? O empreendedor digital é obrigado a ter um CNPJ?

Grande parte dos empreendedores digitais começam atuando como afiliados na Pessoa Física. 

Isso acontece porque para atuar no mercado digital, o empreendedor não é obrigado a ter um CNPJ, ou seja, ele pode atuar normalmente como Pessoa Física.

Mas, o empreendedor precisa saber até que ponto realmente vale a pena atuar como Pessoa Física, pois ele pode acabar tendo mais prejuízos do que imagina.

Por isso, com esse texto queremos te ajudar a entender se é melhor abrir MEI ou ME ou Pessoa Física para atuar no mercado digital. Confira!

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

Abrir MEI ou ME ou Pessoa Física? As plataformas de distribuição de conteúdo

O valor que o afiliado ou o produtor de conteúdo recebe por meio das plataformas vai ajudar muito na hora de definir se é melhor abrir MEI ou ME ou Pessoa Física.

Quando o empreendedor digital ganha até R$ 1.903,98 por mês, ele pode retirar seu dinheiro das plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze sendo Pessoa Física.

Isso porque quem recebe até esse valor tem isenção de Imposto de Renda. A partir desse valor, o empreendedor digital começa a ser obrigado a recolher o imposto.

Como Pessoa Física, ele precisa pagar até 27,5% de imposto todo mês e fazer seu controle contábil por meio do carnê-leão.

Abrir MEI ou ME ou Pessoa Física? A melhor opção é aquela em que o empreendedor paga menos impostos

Quando o afiliado ou produtor digital começa a ganhar mais dinheiro, a melhor opção para ele é abrir uma empresa.

Um CNPJ para afiliado vai te ajudar não só a retirar o dinheiro da plataforma, mas também a diminuir a carga tributária.

Como Pessoa Jurídica, você começa pagando 6% de imposto. Em atividades como venda de e-book, por exemplo, o empreendedor digital chega a pagar até 3% de imposto de renda.

Então, a redução da carga tributária na Pessoa Jurídica é muito grande e faz toda a diferença no faturamento do afiliado digital.

Com qual tipo de empresa o empreendedor digital vai pagar menos impostos?

Quando vai fazer a abertura de sua empresa, o empreendedor digital logo pensa: então vou abrir uma MEI para pagar menos impostos.

Mas, o problema é que grande parte das atividades do mercado digital não são permitidas no MEI. Para burlar isso, muitos empreendedores procuram atividades aproximadas.

Mas, o CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, traz descrições específicas para cada atividade, e a atividade da empresa precisa corresponder à descrição do CNAE.

Por isso, o empreendedor digital precisa escolher entre as outras opções que tem: EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal, Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada e outras Sociedades.

O CNAE é um código registrado no CNPJ da empresa que determina o tipo de atividade que aquela empresa pode executar e também o imposto que ela terá que pagar.

No mercado digital, normalmente os empreendedores usam os seguintes CNAEs:

Para quem trabalha com cursos online, a atividade pode ser treinamento e desenvolvimento, com o CNAE 8599-6/04.

Quem vende e-book pode usar o CNAE 5811-5/00, de Edição de livros, ou o CNAE 4761-0/01, de Comércio varejista de livros.

Quem trabalha com e-commerce usa a atividade do produto vendido. Por exemplo, um  e-commerce de roupa usa o CNAE 4781-4/00, de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Com o suporte de especialistas, você garante a economia tributária

A resposta à pergunta “é melhor abrir MEI ou ME ou Pessoa Física” é: depende do seu faturamento como empreendedor digital.

Você não é obrigado a abrir um CNPJ para afiliado para começar a trabalhar no mercado digital.

Mas, se você quer crescer e faturar cada vez mais, precisa investir na abertura da sua empresa.

Essa resposta ainda te deixou em dúvida? Não precisa se preocupar. Um contador especializado no mercado digital pode te indicar a melhor opção para a sua realidade.

Se você precisa abrir um CNPJ ou se tem planos para crescer e se desenvolver no mercado digital, fale com os consultores da Soluzione Contábil.

Nossos contadores são especializados no mercado e vão te ajudar a abrir o melhor tipo de empresa possível para reduzir sua carga tributária.

Deixe nossos especialistas organizarem seu negócio para que ele cresça e você fature cada vez mais como empreendedor digital.

Fale com nossos consultores e conheça as melhores soluções para que você economize com impostos desde a abertura do seu negócio.

1 Comentário

Comentários estão fechados.

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.

Open chat