Soluzione Contábil

Soluzione Escritório de Contabilidade para Empresas São Paulo

São Paulo - SP

(11) 5514-6513

Whatsapp

(11) 93034-2672

Atendimento

08:30 - 17:00

E-mail

contato@soluzionecontabil.com.br

5 dicas para organizar seu fluxo de caixa

Cinco dicas para organizar melhor seu fluxo de caixa

Não corra o risco de sua empresa quebrar por falta de dinheiro. Aprenda agora mesmo como fazer a organização de fluxo de caixa de seu negócio.

O objetivo de um empreendedor que abre uma empresa é ganhar dinheiro. Mas, para conseguir ter lucro com um negócio não basta conseguir que seus clientes paguem por seus produtos ou serviços.

Para manter seu negócio em funcionamento e tendo lucratividade, é preciso acompanhar a entrada de dinheiro, sim. Mas também é preciso analisar assuas despesas fixas e as variáveis que sua empresa tem.

E é exatamente para te ajudar a acompanhar a movimentação financeira de sua empresa que existe o fluxo de caixa.

Por meio dele, você registra e acompanha receitas, contas a pagar, contas a receber, despesas, reembolsos, empréstimos, rendimentos ou desvalorizações e todos os outros movimentos financeiros de seu negócio.

Se você quer ter um negócio realmente lucrativo, então não pode perder esse conteúdo sobre a organização de fluxo de caixa. Confira!

O que é e como funciona a organização de fluxo de caixa

Organizar seu fluxo de caixa é basicamente registrar todas as receitas e despesas do seu negócio, por mais que elas sejam pequenas.

Isso pode ser feito por meio de planilhas, cadernos de anotação de fluxo de caixa, softwares de gestão ou qualquer outra forma que for eficaz para o empreendedor.

Quando estiver fazendo seu controle, o empreendedor precisa ter em mente que o saldo final do caixa naquele período não reflete exatamente qual é a realidade financeira da empresa.

Para saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, é preciso observar a movimentação de entrada e saída de dinheiro.

Para conseguir fazer uma boa análise do seu fluxo de caixa, você precisa levar em consideração:

  • Suas contas a receber, ou o que os clientes irão lhe pagar;
  • Suas contas a pagar, ou seu compromisso com fornecedores e outros;
  • Possíveis dificuldades, o que ninguém espera ter, mas é preciso se preparar.

Os principais benefícios da organização de fluxo de caixa

Tendo um fluxo de caixa organizado, você consegue evitar despesas desnecessárias. Quando você identifica todas as suas despesas, também consegue avaliar o que é essencial e o que não é.

Assim, também pode tomar medidas para deixar de gastar com o que não é essencial e garantir que sempre terá dinheiro reserva para emergências.

Você também consegue garantir que vai cumprir com todas as suas obrigações. Isso significa não atrasar pagamentos, emitir notas fiscais da forma certa e manter outras obrigações em dia.

Isso ajuda a cumprir suas obrigações financeiras da maneira correta e a manter uma boa reputação de sua empresa.

Com esses dados em mãos, você também consegue melhorar sua tomada de decisão. Conhecendo a situação da empresa, você consegue decidir se é hora de investir ou se é melhor esperar um pouco, por exemplo.

Isso lhe dá a segurança de não se comprometer com aquilo que ainda não consegue arcar e planejar seus investimentos.

5 dicas para a organização de fluxo de caixa

     1. Decida qual será o período do fluxo de caixa

Você pode fazer os registros e analisar seu fluxo de caixa todos os dias, todas as semanas, todas as quinzenas ou todos os meses.

Mas, você precisa prestar atenção para não deixar passar muito tempo e correr o risco de não se atentar a alguns registros e perder o controle do fluxo de caixa.

     2. Defina metas para o seu negócio

Saber onde você quer chegar financeiramente vai te ajudar a organizar melhor o seu fluxo de caixa.

Comece com objetivos possíveis de alcançar agora, mas também crie metas desafiadoras, mas não impossíveis de alcançar. Elas vão te ajudar a aumentar seu desempenho e dedicação.

     3. Diferencie despesas periódicas e despesas pontuais

Fazer um controle das despesas periódicas vai te ajudar a fazer previsões quanto aos pagamentos que precisará fazer nos próximos meses.

A mesma coisa vale para suas contas a receber. Por exemplo, você pode anotar os recebimentos de um cliente que fez compras parceladas.

Isso vai te ajudar a diferenciar o saldo atual, que já está consolidado, do saldo futuro que deverá ser provisionado.

Você também pode criar categorias que vão te ajudar a identificar a origem das receitas e despesas. Tudo isso vai te ajudar na organização financeira a curto e médio prazo.

     4. Faça análises sobre o fluxo do dinheiro

Fazer a análise do dinheiro que entra em oposição ao dinheiro que é gasto é importante para que você consiga ter uma visão ampla do negócio.

Você também precisa entender qual é a conexão entre o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Isso vai te ajudar a buscar mais fontes de renda e reduzir suas despesas.

     5. Tenha sempre uma reserva de dinheiro

Infelizmente, todos podem acabar enfrentando momentos de baixa de dinheiro. A forma como você vai lidar com essas baixas é determinante para a sobrevivência do seu negócio.

Ter uma reserva, ou um capital de giro, te ajuda a resolver suas questões financeiras em momentos críticos sem abalar sua organização de fluxo de caixa.

Conte com especialistas para cuidarem das finanças do seu negócio

Nem todo mundo tem facilidade para lidar com dinheiro. São muitas contas e registros, e isso acaba sendo uma grande responsabilidade para o empreendedor.

A boa notícia é que você pode contar com a parceria de serviços especializados em gestão financeira empresarial.

A Soluzione tem diversas soluções para a área financeira de pequenos e médios negócios e com certeza pode te ajudar a resolver as finanças da sua empresa.

Pare de quebrar a cabeça com suas contas. Deixe os especialistas da Soluzione cuidarem disso para você. Fale com nossos consultores agora mesmo.

Open chat