Soluzione Contábil

Contabilidade para não Contadores e Leigos

Contabilidade para não Contadores e Leigos

O que te vem à mente quando você ouve a palavra contabilidade? Um monte de processos, regras e coisas chatas e difíceis relacionadas ao dinheiro e impostos? A contabilidade para não contadores e leigos pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas não precisa ser assim.

É comum que autônomos e empreendedores contratem contadores para cuidar dos impostos de sua empresa. Mas essa não é a única forma que os contadores podem ajudar em sua carreira. Além disso, para conseguir acompanhar e poder avaliar a qualidade dos serviços prestados, é preciso compreender a função desses profissionais. Por isso, mesmo quem não é contador precisa conhecer os principais conceitos da área.

A contabilidade é essencial para o exercício das atividades econômicas. É impossível que a empresa tenha sucesso sem fazer sua gestão financeira corretamente. As informações contidas nos relatórios financeiros possibilitam ao gestor saber a real situação da empresa. Mas, também é fundamental saber usar as informações contábeis a seu favor.

Para ter sucesso em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, é preciso se munir de informações. Por isso, criamos esse guia com noções básicas de contabilidade para não contadores. Esperamos que ele te ajude a entender a função do contador e seu papel junto a profissionais autônomos e empresas. Fique conosco até o final!

O que é contabilidade

O conceito de contabilidade é bastante simples. As ciências contábeis estudam as variações na quantidade e qualidade do patrimônio das instituições e até mesmo de pessoas físicas. Seu objetivo é fornecer informações por meio do estudo, interpretação, registro e controle do patrimônio. Isso é feito por meio de relatórios e demonstrações, que possibilitam a análise dos resultados alcançados. Com eles, também pode-se tomar decisões para o futuro.

A contabilidade realiza a escrituração, que é o registro dessas informações em livros próprios, e a apuração dos resultados. Por meio desse trabalho, é possível saber se houve lucro ou prejuízo naquele período. Sem esse importante setor, a manutenção da empresa é prejudicada. Apesar da simplicidade do conceito, a prática da contabilidade envolve muitos processos.

Mas, afinal, o que é patrimônio?

Uma das dificuldades da contabilidade para não contadores e leigos pode ser compreender o que é patrimônio. Ele é uma combinação de todos os bens, direitos e obrigações de uma Pessoa Física ou Jurídica. A análise da situação e das variações desse patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade.

Mas, o que são bens, direitos e obrigações? Os bens são todas as coisas que possuem valor econômico e podem ser revertidas em dinheiro. Os direitos são os valores que a instituição ainda não recebeu, mas pode obter nas próximas semanas ou meses. As obrigações são os valores que a instituição deve pagar, suas dívidas. Os bens e direitos são chamados de ativo do patrimônio. As obrigações são chamadas de passivo.

falar-com-o-contador

Quais são as principais demonstrações contábeis?

A contabilidade executa o balanço patrimonial, que é o resultado do levantamento das coisas que a Pessoa Jurídica possui, como dinheiro em caixa e imóveis. Também faz a listagem de tudo o que ela deve, como contas e outras obrigações. Assim, a situação patrimonial da empresa é calculada.

Para que fique mais fácil de entender a contabilidade, é preciso saber que ela atua por meio de dois regimes. O regime de competência contabiliza os valores no mês que a transação aconteceu, sem levar em consideração quando serão recebidos. Já o regime de caixa só contabiliza as receitas e despesas quando o dinheiro efetivamente sai ou entra no caixa. Cada regime tem seu próprio demonstrativo.

A Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é um resumo das operações financeiras da instituição. Esse documento mostra se a companhia teve lucro ou prejuízo e detalha o resultado, com valores de receita e impostos, por exemplo. Essa demonstração corresponde ao regime de competência.

A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) também é responsabilidade da contabilidade. Esse documento demonstra em detalhes o resultado entre as entradas e as saídas do caixa. Leva em consideração apenas o dinheiro efetivamente recebido, não apenas o registro das transações. Esse demonstrativo corresponde ao regime de caixa.

Com essas noções de contabilidade para não contadores e leigos, fica muito mais fácil compreender e acompanhar o serviço da contabilidade. Agora, confira as diferenças desse serviço para autônomos e profissionais liberais e para empresas.

Contabilidade para Pessoa física (Autônomos e Profissionais liberais)

Há diversos profissionais que optam pela tributação como Pessoa Física, ou seja, são autônomos ou profissionais liberais. Com base na análise de seus lucros e despesas, é possível descobrir qual é a opção mais vantajosa: atuar como Pessoa Física ou abrir sua empresa.

Profissionais liberais e autônomos também precisam fazer sua contabilidade, já que não são isentos do pagamento de impostos. A diferença é que isso é feito por meio do livro caixa e do carnê-leão.

O imposto sobre os lucros da Pessoa Física em sua atividade profissional é recolhido mensalmente por meio do carnê-leão. Os autônomos também devem manter um livro caixa para registrar suas movimentações financeiras. Saiba mais sobre essas obrigações.

Além dos impostos, que são pagos como se fosse empregado de uma empresa, o autônomo também deve pagar o ISS do município. Precisa, ainda, recolher 20% de INSS em cima do valor da renda declarada, com limite de R$ 6.101,06.

Como um contador pode auxiliar na carreira do profissional autônomo?

Há diversos serviços de contabilidade para Pessoas físicas. A execução do livro caixa, que é bastante trabalhosa devido aos detalhes que precisam ser registrados pode ser feita por profissionais da área contábil. Além disso, a contabilidade pode cuidar do cálculo do imposto mensal, por meio do carnê leão. Também realiza a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física anual.

O contador também pode lhe orientar quanto às vantagens e desvantagens de atuar como Pessoa Física ou abrir sua empresa. Essa análise é feita com base em números reais, por meio da análise de seus registros financeiros. Conte com o auxílio de especialistas para encontrar as melhores soluções para sua carreira! Entre em contato com os consultores da Soluzione Contabilidade agora mesmo!

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

Contabilidade para empresas

A contabilidade atua de forma estratégica nas empresas. A gestão dos dados reais do negócio, feita por profissionais dessa área é transformada em relatórios úteis interna e externamente. Internamente, auxiliam na tomada de decisões dos gestores que cuidam das finanças. Externamente, prestam contas ao governo, bancos, investidores, etc.

Todas as empresas brasileiras, com exceção das MEIs são obrigadas a manter uma escrituração contábil. Esse registro das movimentações é feito pelos contadores registrados junto ao Conselho Regional de Contabilidade. Mas mais do que cumprir a obrigação legal, esses profissionais atuam estrategicamente desde o momento da abertura da empresa. Seu serviço é voltado à economia tributária, bem como a boa gestão financeira, sempre visando o crescimento do negócio. Saiba mais sobre a atuação dos contadores nas empresas.

Principais serviços contábeis para empresas

Abertura de empresa – A contabilidade pode auxiliar o empreendedor desde o planejamento, que deve ser feito antes da abertura de fato. Esse planejamento, que traz informações do mercado, público alvo, capital de giro e outras, é essencial para o sucesso do negócio que está iniciando. Além disso, a contabilidade pode conduzir todo o processo de abertura, inclusive realizando os registros nos órgãos de classe.

Assessoria Contábil – Por meio de um pacote de serviços nas áreas fiscal, contábil e trabalhista, a contabilidade pode auxiliar o crescimento de sua empresa! Não se preocupe quanto ao pagamento de tributos e garanta que não terá processos trabalhistas com a assessoria de uma contabilidade.

Planejamento e revisão tributária – Os impostos são uma preocupação constante para os empreendedores brasileiros. Natureza Jurídica, questões societárias e regime tributário são questões que influenciam no valor de impostos que a empresa deve pagar. Isso pode gerar muitas dúvidas aos não contadores. A contabilidade possui um papel essencial nessa área. Isso porque, por meio do planejamento tributário, pode garantir que o empreendedor pague menos impostos de forma legal. Além disso, empresas que têm dúvidas se estão pagando corretamente seus impostos podem fazer uma revisão tributária com a contabilidade. 

Como um escritório de contabilidade especializado em autônomos, micro e pequenas empresas pode te auxiliar

Questões fiscais, financeiras, trabalhistas e outras questões de contabilidade para não contadores e leigos podem trazer preocupações. Essas questões podem ser facilmente resolvidas quando se conta com o auxílio de profissionais.

Os especialistas da Soluzione Contabilidade podem auxiliar tanto autônomos e profissionais liberais quanto empreendedores no sucesso de suas empreitadas.

Profissionais liberais e autônomos podem ficar tranquilos quanto à execução do livro caixa. Também podem deixar o cálculo do carnê leão e a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física nas mãos de especialistas.

Os empreendedores podem ter o suporte de especialistas desde a abertura da empresa. Além disso, não precisam se preocupar com a entrega de declarações e gestão financeira. A Soluzione oferece diversos serviços para auxiliar sua empresa a alcançar o sucesso!

Conte com nosso apoio para tomar as melhores decisões para sua carreira ou seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.

Open chat