Fala empreendedor e empreendedora tudo bem ?  Que bom ter você por aqui pra gente conversar um pouquinho sobre esse tema extremamente importante que você tem dúvida. Será que minha empresa simples precisa de contador?

Se você está buscando essa informação provavelmente você está querendo reduzir o custo de serviços de contabilidade.

Ou querer fazer sua própria contabilidade sem um contador.

Antes de falar se a sua empresa simples precisa de contador, eu vou te falar uma coisa importante que é o seu enquadramento de porte da empresa como microempresa empresa e empresa pequeno porte.

Muitos empreendedores quando me procuram, perguntam quantos que custa abrir uma Microempresa ( ME ) e eu oriento que na verdade, ele faz abertura de uma empresa seja ela individual ou uma sociedade limitada por exemplo e depois ele realiza o enquadramento de porte de empresa.

As pessoas não entendem muito bem sobre essa questão do enquadramento relacionada a natureza jurídica que seria o tipo de empresa que a pessoa deseja abrir, exemplos da empresa individual ou uma sociedade limitada.

Mesma confusão acontece quando a pessoa busca abrir uma empresa no simples. Na verdade você abre também uma empresa e depois você decide em qual regime tributário essa empresa será enquadrada. Ela pode ser enquadrada no simples nacional , no lucro presumido e no lucro real.

Então quando falamos sobre abrir uma microempresa ou abrir uma empresa no simples estamos confundindo as coisas.

Preciso de contador para abrir CNPJ

Agora eu preciso de contador para abrir meu CNPJ?

Na maioria dos casos sim,  você precisa de contador para poder abrir a sua empresa e  incluir no simples nacional,  qualquer regime tributário ou enquadramento de porte ME quanto a EPP são apenas enquadramento que optamos pelo porte da empresa que seria pelo  faturamento anual da empresa .

Então existe uma grande importância do contador não só pra abrir o seu CNPJ mas principalmente para definir qual regime tributário que você vai optar,  porque no momento da abertura que você define isso.

Eu acredito que se a maioria dos empreendedores conhecessem realmente o que é empreender no Brasil, eles procurariam um contador especializado em seu segmento para ajudar nesse processo de abril CNPJ,  fazer um enquadramento como microempresa e empresa de pequeno porte  ( ME e EPP ) para ajudar no planejamento empresarial necessário para que sua empresa tenha sucesso no mercado.

Realmente o empresário fica muito confuso com todo esse processo de enquadramento, escolha tributária,  tipo de empresa, então realmente ele precisa do contador para abrir sua empresa de forma simples e rápido.

Nós até escrevemos um artigo falando como abrir uma empresa no regime do simples nacional, que na verdade como falamos é uma empresa normal,  seja qualquer natureza jurídica e aí a gente solicita o enquadramento dentro do regime do simples nacional.

O contador sempre foi visto como custo para o empresário , mas com todas as mudanças legais no Brasil,  o empresário fica muito vulnerável se ele não tiver um bom contador para auxiliá-lo com toda essa burocracia .

Acredito que o contador tem um papel ainda mais estratégico nos dias de hoje,  podemos te ajudar a gerir melhor o teu negócio através dos números. Isso porque muitos empresários não fazem a gestão financeira da sua empresa, nós por experiência,  já sabemos o empreendedor que não controla as suas finanças ele com certeza está fadado ao fracasso.

Mas o empresário mesmo precisando do contador ele não entende o papel do contador,  ele acredita que precisa do contador apenas para poder abrir a sua empresa e entregar as declarações que o governo determina para sua empresa.

Infelizmente o índice de mortalidade de empresas no Brasil é muito alto. O contador conhecendo do seu negócio ele pode te ajudar a fazer uma curva de aprendizado um pouco mais rápido evitando que seu negócio quebre.

Montar uma empresa pode parecer fácil mas não é. Você precisa de apoio e principalmente aprender a gerir de forma profissional o seu negócio.

EIRELI precisa de Contador ?

Uma outra pergunta que as pessoas fazem bastante aqui para Soluzione Contábil  uma empresa EIRELI precisa de contador, e como falamos , aqui no Brasil a legislação prevista no código civil, obriga que a qualquer tipo de empresa tenha escrituração contábil, que é uma prerrogativa profissional do contador.

Se você tem uma EIRELI você é obrigado ter contador, na verdade , todas as empresas precisam contratar um contador, você pode até contratar um contador interno na sua empresa ou  terceirizar a assessoria contábil e financeira contratando um escritório de contabilidade que fará o serviço para você.

Sempre quando olhamos para o  lado financeiro,  é vantajoso que a sua empresa mesmo sendo uma micro empresa no simples seja terceirizado os serviços de contabilidade.

Então para você que entrou nesse texto apenas para saber se uma empresa no simples precisa de contador, além de ter a certeza que é necessário, você entendeu um pouco sobre a importância do contador para a sua microempresa.

Se você tá buscando um contador para abrir seu CNPJ ou até mesmo mudar de contador ou mudar de contabilidade , com certeza nós podemos te ajudar a ter bastante sucesso.

Seja nosso cliente e desfrute de tranquilidade e segurança para empreender e não correr riscos desnecessários com seu patrimônio.