Conheça 6 erros cometidos com frequência por novos empreendedores

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

A cada dia, uma média de 5 mil empresas são criadas no Brasil. Entre esses novos negócios, segundo um levantamento do Sebrae–SP, 39% dos empresários abriram as portas sem saber de quanto dinheiro precisavam para seu capital de giro, e mais da metade (55%) deles não fizeram um plano de negócios antes de abrirem seus empreendimentos!

A falta de experiência se torna um problema para os novos empresários, pois é no início do negócio que são formadas as bases da empresa, como ela funcionará, qual é o local ideal para abrir as portas, quais serão os clientes e os concorrentes, etc. Além da falta de planejamento, vários empresários iniciantes cometem erros bastante comuns, que se fossem evitados, poderiam transformar a história dessas empresas para melhor.

Confira quais são os erros mais cometidos entre os novos empreendedores, e o que você pode fazer para evitá-los e ter sucesso! Acompanhe:

Não investir em planejamento

Um dos maiores erros entre os novos empresários é não dedicar tempo para planejar seu negócio. Na hora de projetar a empresa, o empresário não deve estar somente focado na ideia do negócio, mas nas necessidades de seus clientes e no que seus concorrentes podem oferecer. Ter apenas uma boa ideia não é o suficiente, essa ideia também tem que ser viável na prática.

Ter um bom planejamento estratégico e financeiro antes de iniciar o negócio também é fundamental! Uma empresa, para ser saudável, não pode depender de erros e acertos, pois um cálculo errado pode causar um grande prejuízo financeiro. Sem planejamento é possível que, ao criar uma promoção, o empresário venda todo o seu estoque e no final ainda fique no vermelho!

Não saber definir o preço certo

Estabelecer o preço certo também é fundamental para ter um negócio viável. Se o preço do seu produto for alto demais, ele perderá a competitividade no mercado; se o preço for baixo demais, você pode não ter a margem de lucro ideal ou simplesmente não ter lucro! Então, antes de precificar seu produto, pegue um papel e faça um planejamento. Não se esqueça também de comparar seu preço final com o dos concorrentes!

Deixar de buscar conhecimento

Um empreendedor iniciante com pouca experiência ou conhecimento limitado sobre o mercado que ele vai entrar precisa buscar outras fontes de conhecimento para formar sua empresa. Hoje existem vários cursos disponíveis, alguns até grátis, que visam capacitar os novos empresários a gerenciarem seu próprio negócio. É importante também buscar conselhos com quem tem mais conhecimento que você, seja com mentores, empresários mais experientes, Contadores Empreendedores, entre outros.

Não dominar as técnicas de gestão

Muitos empresários abrem o seu negócio sem ter conhecimento básico em gestão de empresas e conseguem ter sucesso depois de algum tempo. No entanto, é indicado que, pelo menos, um dos sócios domine algumas técnicas de gestão, como o gerenciamento de estoque, gestão de fluxo de caixa e entendam de finanças. Saber calcular alguns indicadores como o ponto de equilíbrio e margem de lucro é essencial para ter uma gestão sólida.

Não buscar os melhores fornecedores

Buscar bons fornecedores e parceiros também é fundamental para que a empresa se desenvolva, cresça e se potencialize. O empresário deve conhecer a fundo o seu fornecedor, se ele é comprometido, se entrega pontualmente, se seus produtos são duráveis e de qualidade, entre outras características. Também não se pode depender apenas de um fornecedor! É preciso buscar os melhores parceiros, que irão garantir a qualidade e continuidade da sua empresa. Principalmente os serviços de contabilidade, pois o Contador será o braço direito do pequeno empresário em suas demandas iniciais.

Subestimar o plano de negócios

Elaborar um plano de negócios eficiente é útil para nortear o caminho do novo empresário. Um plano bem-feito antes de começar a empresa irá manter todos os integrantes focados nos objetivos iniciais do empreendimento e fazer com que metas sejam cumpridas. Sem um plano, os empresários acabam deixando de lado muitas coisas que poderiam ser úteis para o negócio.

Então, não deixe de gastar um bom tempo planejando o seu negócio e investindo em ter mais conhecimento. Deixando esses erros da lista de lado, e tendo essas características bem consolidadas, a chance que seu negócio tem de ter sucesso é muito maior!

E você, quais erros vocês acham que são os mais graves entre esses listados? Conte para a gente suas dúvidas e experiências através do nosso formulário de contato!

Fonte: Departamento de Relacionamento da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil

Orçamento em
3 passos

Preencha o formulário
e fale com um especialista

ÚLTIMOS POSTS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM
3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.