Soluzione Contábil

Baixa de Empresa na JUCESP

Vamos abordar aqui a melhor forma de realizar a baixa de empresa na Jucesp. Conheça o passo a passo para dar fazer o encerramento da empresa na Junta Comercial de São Paulo.

Para isso você vai precisar de contratar um escritório de contabilidade especializado que fará o levantamento de pendências, regulariza-las, elaborar o distrato social e dar entrada no processo junta à Jucesp.

O contador especializado tem a expertise para  cumprir todas as exigências previstas em lei dar baixa na empresa. Alguns passos são realizados exclusivamente pelo contador e por isso a obrigatoriedade de contratar seus serviços de contabilidade especializada.

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

Registro do distrato Social

Ao decidir encerrar a empresa é importante entender que para fazer o registro do distrato social é necessário seguir alguns passos que serão especificados a seguir, sendo eles:

Extinção da Sociedade

A sociedade adquire personalidade jurídica com o registro do seu ato constitutivo. O fim dessa personalidade jurídica ocorre por meio de um processo que se denomina “extinção”.

Documentos exigidos

Para registro da extinção da sociedade são necessários os seguintes documentos:

  • Distrato Social em 03 vias, que deverá ser rubricado e assinado por todos os sócios;
  • Cadastro Web por meio do site da Jucesp para registro e arquivamento do Distrato Social;
  • Cópia autenticada da identidade do signatário do requerimento;
  • Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, fornecida pela Caixa Econômica Federal;
  • Certidão Negativa de Débitos – CND, relativa a débitos previdenciários fornecida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB;
  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e à Divida Ativa da União, emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;
  • Comprovante de pagamento dos serviços, sendo:
    • GARE (3 vias) – Código 370-0.
    • DARF (2 vias) – Código 6621.

Documentos de identidade

Será exigida cópia autenticada da identidade dos administradores e do signatário do requerimento, podendo ser cédula de identidade, certificado de reservista, carteira de identidade profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação. Se o titular for estrangeiro, é exigida identidade com prova de visto permanente e dentro do período de sua validade ou documento fornecido pelo Departamento de Policia Federal, com a indicação do número do registro.

Autenticação de cópias de documentos

A autenticação de cópias de documentos que instruírem atos levados a arquivamento, quando necessário, poderá ser feita pelo próprio servidor da Junta Comercial, mediante comparação com o documento original.

Microempresa ou empresa de Pequeno Porte

Nos termos do artigo 9º da Lei Complementar 123/2006, regulado pela Instrução Normativa DNRC n.º 105/2007, o registro dos atos de extinção (baixa) de microempresas e empresas de pequeno porte ocorrerá independentemente da regularidade de obrigações tributárias previdenciárias ou trabalhistas, principais ou acessórias, da sociedade, dos sócios e dos administradores. Portanto, na baixa da ME e EPP será dispensada a apresentação das certidões negativas de débitos.

Cabe destacar, todavia, que a baixa efetivada com base no artigo 9º não impede que, posteriormente, sejam lançados ou cobrados impostos, contribuições e respectivas penalidades, salientando que reputam-se solidariamente responsáveis os titulares, os sócios e os administradores do período de ocorrência dos respectivos fatos geradores ou em períodos posteriores.

A presente dispensa, portanto, não se trata de uma espécie de remissão ou anistia. Seu objetivo é apenas facilitar os atos de extinção das micro e pequenas. Os débitos porventura existentes poderão ser cobrados normalmente após a extinção da sociedade, alcançando inclusive os sócios e administradores das ME e EPP.

Fonte:  CRC SP

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

*ESPERE*

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

ORÇAMENTO EM 3 SIMPLES PASSOS

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.