Soluzione Contábil

contabilidade para coprodutores vetor megafone ideia co-produtores

Contabilidade para coprodutores: a importância do contador no processo de co-produção

Você sabia que com o apoio da contabilidade para coprodutores, o coprodutor pode pagar menos impostos? Isso é o que veremos ao longo deste conteúdo.

Neste artigo, detalhamos a tributação sobre coprodutores e produtores digitais para que você entenda como pode economizar e aumentar seus lucros com o apoio de uma contabilidade digital que entenda do seu negócio.

Deseja saber mais? Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final, ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos contadores especialistas em empresas digitais.

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

O que é co-produção e o que faz um coprodutor?

No mercado de negócios digitais e em plataformas de venda de cursos online e ebooks, como Hotmart, Eduzz e Monetizze, é muito comum ouvir falar sobre a figura do coprodutor. Mas, afinal, o que é e o que faz esse tipo de profissional?

Um coprodutor pode ser uma agência de lançamento de infoprodutos, um social media, um editor de vídeos ou outro profissional que contribui para o desenvolvimento e lançamento de um infoproduto.

Em contrapartida pelo seu trabalho, esse profissional ou essa agência de lançamentos digitais entra como coprodutor do negócio, recebendo uma parcela dos lucros sobre as vendas.

Explicamos que uma agência de lançamento de produtos digitais pode participar como coprodutora em infoprodutos. Mas, afinal o que é um lançamento digital? 

Lançamento digital é o conjunto de estratégias utilizadas para promover um produto na internet e alavancar as suas vendas.

Por sua vez, as agências de lançamento, são empresas especializadas em prestar esse tipo de serviço, contribuindo para o crescimento e gestão de um negócio digital.

Pensando em abrir um CNPJ? Conte com os nossos especialistas em contabilidade para coprodutores.

Contabilidade para coprodutores e negócios digitais: Vale a pena ser autônomo ou pessoa jurídica?

Quando o assunto é a contabilidade para coprodutores, um dos assuntos mais importantes e que costuma gerar o maior número de dúvidas é a tributação e o pagamento de impostos.

Muitos profissionais da área que não contam com o apoio e orientação de uma contabilidade para produtores digitais acreditam que podem pagar menos impostos atuando como pessoa física.

No entanto, um contador especialista sabe que isso é um grande erro e que na prática, atuar como pessoa jurídica, ou seja, PJ é a melhor opção.

Principalmente, levando em consideração que desta forma o profissional deixa de ser tributado pelo imposto de renda e passa a ser tributado por regimes econômicos e alíquotas menores como o Lucro Presumido e o Simples Nacional.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

Por que contratar uma contabilidade para coprodutor?

Contratar uma contabilidade para coprodutor é fundamental para quem deseja ser lucrativo neste mercado.

Sem o apoio de uma contabilidade especializada, o profissional de coprodução acaba arcando com uma carga tributária elevada, comprometendo os resultados dos seus negócios.

Além disso, quem conta com o apoio de um contador especializado garante outros benefícios, dentre eles, orientação e assessoria para emitir corretamente as suas notas fiscais, evitando problemas com o fisco.

Não tenha dúvidas, uma contabilidade para coprodutor pode contribuir muito para o seu negócio.

Como reduzir os impostos dos coprodutores?

Com a escolha do CNAE correto para coprodutores e um planejamento tributário assertivo montado por uma contabilidade para serviços de coprodução é possível reduzir significativamente o valor dos impostos.

Basta olharmos para a tributação dos infoprodutores e coprodutores que decidem abrir um CNPJ e comparar com a tributação aplicável sobre aqueles que atuam como pessoa física.

No mercado digital de coprodução, os regimes tributários mais indicados para quem pretende garantir economia são o Simples Nacional e o Lucro Presumido, neste tópico, falaremos mais sobre eles.

Contabilidade para coprodutores: Simples Nacional

No Simples Nacional, empresas digitais e empreendedores digitais que trabalham com coprodução de infoprodutos podem ser tributados com base nos Anexos I, III ou V, conforme as regras abaixo:

Anexo I: Para coprodutores e produtores digitais que trabalham na venda de ebooks.

Neste anexo, as alíquotas efetivas (considerando a parcela a deduzir), ficam entre 4% e 11,12%, no entanto, pode ser ainda menor devido a isenção de ICMS aplicável aos ebooks.

Anexo III: Para coprodutores e produtores digitais que trabalham na venda de cursos online e possuem despesas com folha de pagamento e pró-labore em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento.

Neste anexo, as alíquotas efetivas (considerando a parcela a deduzir), ficam entre 6% e 19,50%.

Tabela Anexo III Simples Nacional

Anexo V: Para coprodutores e produtores digitais que trabalham na venda de cursos online e possuem despesas com folha de pagamento e pró-labore em percentual inferior a 28% do seu faturamento.

Neste anexo, as alíquotas efetivas (considerando a parcela a deduzir), ficam entre 15,50% e 19,25%.

Tabela Anexo V Simples Nacional

Contabilidade para coprodutores: Lucro Presumido

Por sua vez, no Lucro Presumido a tributação para coprodutores e produtores digitais funciona da seguinte forma:

  • Venda de ebooks: 5,93% (sendo possível obter uma alíquota ainda menor, aplicando a isenção de PIS e COFINS sobre livros aplicável ao Lucro Presumido).
  • Venda de cursos online: 13,33% a 16,33% (neste caso, a alíquota varia de acordo com o ISS praticado pelo município de instalação da empresa).

Conte com o auxílio da nossa contabilidade para coprodutor, escolha o regime tributário mais econômico para o seu negócio e pague menos impostos.

Abertura de empresa homem foguete verde  

Como abrir uma empresa e contratar uma contabilidade para coprodutores?

Você já sabe o que faz um coprodutor e entende também que abrir CNPJ para negócios digitais é o melhor caminho para pagar menos impostos e aumentar os seus lucros.

Sendo assim, confira o que precisa para abrir o seu CNPJ, agora mesmo:

Separe alguns documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU;
  • Título de Eleitor.

Com esses documentos em mãos, clique em um dos botões abaixo, entre em contato com os nossos especialistas em contabilidade para coprodutores e solicite uma proposta para abertura de empresa e assessoria contábil para seu negócio digital.

Vamos abrir o seu CNPJ e fornecer todas as orientações que você precisa para pagar menos impostos.

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.

Open chat