Médico pode abrir empresa individual?

Dúvidas frequentes em relação a abertura de empresa para médicos são respondidas em nosso blog. Hoje vamos responder sobre abertura da empresa individual para médicos. A maior preocupação está relacionada a tributação. Nesse artigo, vamos detalhar tudo que você precisa saber.

Médico Pessoa Jurídica

Atualmente as clínicas e hospitais, querem realizar contratação de médico apenas como pessoa jurídica. Isso porque os custos envolvidos são bem menores. Nessa contratação, o que mais pesa é a carga tributária trabalhista, que pode chegar a quase 30% sobre o valor pago ao médico como salário.  O médico por sua vez, também tem como CLT, uma alta carga tributária de IRPF que pode chegar a 27,5%.  Se quiser entender melhor esse assunto, temos uma página com mais detalhes sobre o tema. Acesse  https://www.soluzionecontabil.com.br/medico-pessoa-juridica/  Nele, falaremos também se médico pode abrir empresa individual ou precisa ter uma sociedade.

O Art. 150 do regulamento do imposto de renda, fala que se o médico abrir empresa individual, pode ser tributação no imposto de renda como pessoa física.

Empresa de Médico EIRELI

Essa é a melhor opção de abertura de empresa para médico, quando ele não tem sócio. O grande entrave é a questão do capital social que precisa ter um valor mínimo de 100 salários mínimos. Muitos acabam optando em ter um sócio e abrir uma sociedade simples pura, para pode pagar o ISS trimestral e não pelo faturamento.  Para você entender melhor,  a EIRELI, não tem esse benefício e paga o ISS sobre faturamento.  Mas de qualquer forma, precisa pensar bem antes de envolver outras profissioanais na sociedade apenas para reduzir a carga tributária da sua empresa. O processo de abertura da EIRELI para médicos é bem tranquila e deve ser aberta no cartório de pessoa jurídica do endereço da empresa.   Tuo que falamos aqui, foi pensando no médico que trabalha em hospitais e clínicas de terceiros. Agora iremos falar das clínicas médicas Pessoa Jurídica.

Antes, tem um vídeo da EIRELI para você assistir.

Clínica Médica pode Ser Empresa Individual ?

Normalmente quando um médico pergunta se pode abrir uma empresa individual, seria apenas para prestar serviços médicos para outras clínicas. Sendo assim, teremos o problema doa rt. 150 do imposto de renda pessoa física que falamos acima. Agora quando falamos de abertura de um clínica médica, temos outras possibilidades. Isso porque a legislação permite que mesmo o empresário não sendo médico,  possa abrir uma clínica médica. Precisa apenas colocar um  médico como responsável técnico.

O Médico pode abrir uma empresa individual como EIRELI. O CNAE é o mesmo.

Pode pagar ISS a 2% na cidade de São Paulo.

 

Precisando de ajuda? Contrate aqui assessoria para sua empresa

O médico pessoa jurídica pode abrir uma empresa Individual sim. Não precisa ter sócio.

Nós indicamos a EIRELI. Fico claro se Médico pode abrir empresa individual?  qualquer dúvida, conte conosco.

Acesse o link acima que contém todas as informações necessárias para você abrir sua empresa e prestar serviços médicos. Nosso empresa é especialista na área da saúde e vem sendo referência para médicos e clínicas médicas. Trabalhamos para que sua clínica médica ou médico pj, pague o menor imposto possível com base legal.