como-abrir-um-escritorio-de-advocacia

Como abrir um escritório de advocacia?

Abrir um escritório de advocacia é o sonho de muitos advogados e estudantes de direito. O processo de abertura de empresa é comum a outros setores. Porém, há diferenças nos desafios e formatos de empresas possíveis aos advogados. Conheça todas essas particularidades nesse texto.

Fatos e desafios do setor

Os dados de julho de 2020 mostram quase 1 milhão e 300 mil advogados registrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esse número tem relação com a quantidade de cursos de Direito ofertados no país. De acordo com os dados do portal E-mec, há mais de 1.800 cursos de Direito ativos.

Em um mercado tão concorrido, o empreendedor precisa fazer seu escritório se destacar. O cenário atual exige que os empreendedores tenham uma visão estratégica ampliada. Por isso, é necessário se preparar para os desafios enfrentados pelos empreendedores nessa área.

Transformações tecnológicas

Assim como em outras áreas, a tecnologia chegou ao Direito para revolucionar processos. Advocacia 4.0 e Inteligência Artificial são temas comuns quando se trata da modernização do setor. Hoje, questões tecnológicas não estão mais tão distantes. Petições e processos eletrônicos, intimações enviadas online e softwares de gestão já são uma realidade. Por isso, o empreendedor na área de Direito deve estar pronto para se adequar às novas tecnologias. Investir em treinamentos, equipamentos e adequações é muito importante.

Gestão de pessoas

É necessário ter cuidado para não focar apenas em números, tendo como único objetivo alcançar resultados financeiros rapidamente. O empreendedor precisa investir na preparação de seus colaboradores. Também na construção de um ambiente de trabalho saudável.

Conecte-se a redes de apoio

Atualmente, a competitividade na área advocatícia está relacionada a bom serviço e bom atendimento. Isso significa que o empreendedor pode ver outros advogados como parceiros. A criação de comunidades, redes de apoio e networking é essencial para o crescimento do mercado.

Atrair clientes

Para que as pessoas possam contratar seu serviço, elas precisam te conhecer. Por isso, é necessário divulgar seu escritório entre seus conhecidos. Também é imprescindível estar presente nas redes sociais.

Gestão administrativa do escritório

A parte administrativa pode ser um desafio ao advogado que quer empreender. A estrutura do escritório, colaboradores e a administração, como um todo, podem tomar um tempo precioso. Pode haver a tentação de focar nas tarefas da área e deixar a administração de lado. Para poder se dedicar aos clientes, o advogado pode contar com o apoio de uma contabilidade especializada em advocacia. Deixe que ela cuide de todas essas questões.

Atualização constante

É necessário que o advogado esteja sempre se atualizando às mudanças legislativas. Reforma Tributária, Reforma Trabalhista e outras alteram as leis, e os advogados precisam se atualizar. Além disso, novas leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados, são constantemente aprovadas. Esses são apenas alguns exemplos de que os estudos nessa área não podem parar.

Público-alvo

O empreendedor também precisa se dedicar a conhecer seu público para oferecer um serviço que atenda o esperado. Isso também o auxiliará na precificação de seus serviços.

Diferenciação de seu escritório

O empreendedor precisa agregar valor à sua prática. Isso pode ser feito por meio de um atendimento personalizado, com atenção e dedicação. Um bom atendimento aumentar sua credibilidade junto aos clientes.

Cálculo de honorários

Os advogados precisam ter controle sobre seus honorários e os repasses creditados aos clientes. O contador pode auxiliar na elaboração dessas informações. Daí a importância de contar com serviços de contabilidade especializados em advocacia.

São muitos os desafios para os quais o empreendedor na área do direito deve se preparar. Por isso é importante conhecê-los antecipadamente e já se programar para enfrentá-los. Dessa forma, com certeza o caminho para o sucesso de escritório ficará mais fácil.

Como abrir um escritório de advocacia

Para atuar como advogado, o profissional pode tanto ser autônomo quanto abrir sua empresa. A diferença está na tributação. Como Pessoa Física, o advogado pode ter que pagar até 27,5% de impostos sobre os valores de seus honorários.

Já como Pessoa Jurídica, há outras formas de tributação. Até 2016, os advogados só poderiam abrir escritórios como parte de uma sociedade. Porém, a partir da Lei 13.247, de janeiro de 2016, é possível abrir uma Sociedade Unipessoal de Advocacia.

Essa modalidade permite ao advogado abrir seu escritório sozinho. Assim como em uma sociedade simples pura, nesse caso a responsabilidade do advogado é ilimitada. Ou seja, ele precisa responder com seus bens pessoais em caso de prejuízo. Saiba mais sobre essa natureza jurídica clicando aqui.

Há uma regra comum às sociedades de advogados, que inclui a Sociedade Unipessoal de Advocacia. O advogado não pode compor mais de uma sociedade. Não há a possibilidade de compor uma sociedade unipessoal e uma sociedade simples, por exemplo. O advogado deve sempre optar por apenas uma das possibilidades.

Passo a passo para a abertura do escritório de advocacia

Para abrir seu escritório, o advogado deve começar pela elaboração do contrato social. Após isso, deve registrá-lo na OAB local. Para obter o CNPJ, deve fazer um registro na Receita Federal. Também é necessário realizar um registro na Prefeitura e na Caixa/INSS. Após isso, deve optar pelo regime tributário e obter o certificado digital. A partir de então, deve manter sua escrituração contábil. Assim, sua empresa poderá funcionar na legalidade.

Primeiramente realizar a escolha do regime tributário determinará o valor de impostos a serem pagos. As opções para o advogado são: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Caso ainda tenha alguma dúvida, pode falar com os especialistas da Soluzione Contabilidade a qualquer momento! Conte com o apoio de uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia para escolher o melhor regime tributário para seu escritório.

Por que as empresas quebram

Infelizmente, quando estamos falando de abertura de empresas, também precisamos falar sobre o por que elas fecham. Isso porque estudos apontam que muitas empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos. Para que isso não aconteça com seu escritório, trazemos aqui três pontos com os quais você precisa ter atenção.

  • Falta de planejamento

Mesmo que o advogado tenha muito conhecimento de sua área, é necessário se planejar antes de abrir seu escritório. Isso porque no dia a dia de um escritório, você pode se deparar com questões que não previa. Isso pode lhe causar muitos prejuízos, inclusive financeiros. Para fazer esse planejamento de forma consistente, o empreendedor pode contar com o auxílio de especialistas. Contabilidades especializadas em escritórios de advocacia podem ser muito úteis nesse início.

  • Falta de gestão financeira e empresarial

Mais do que as questões jurídicas, tocar um escritório exige habilidades administrativas. Por isso, é necessário planejar também a gestão de seu negócio. Por outro lado, os maiores erros cometidos pelos empreendedores estão relacionados às finanças. Os advogados precisam controlar a receita de honorários e os repasses creditados aos clientes. São muitas questões com as quais o empreendedor deve ter atenção. Por isso existem empresas como a Soluzione, que oferecem suporte para sua empresa em várias frentes de atuação. Conte com a Soluzione para cuidar de suas questões fiscais, financeiras e de Recursos Humanos.

  • Mentalidade do empreendedor

Por mais que tenha conhecimentos técnicos, muitas vezes o advogado ainda não consegue se ver como empreendedor. Por isso, é necessário estudar sobre empreendedorismo. O empresário também deve vencer crenças limitantes. Conte com o auxílio da Soluzione para essas questões também.

Nesse link você pode continuar lendo sobre os motivos pelos quais as empresas fecham suas portas. Confira!

O diferencial de uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia

Os serviços de contabilidade para advogados são essenciais para que seu escritório seja bem sucedido. Porém, para alcançar o sucesso, é necessário ter uma contabilidade especializada na área de advocacia.

É o caso da Soluzione Contabilidade, que presta seu atendimento de forma segmentada. Assim, os contadores que atenderão seu escritório já estão familiarizados com a rotina jurídica. Também sabem as particularidades tributárias e legislativas para o funcionamento de sua empresa.

Deixe a Soluzione auxiliar seu escritório a alcançar o sucesso! Nós cuidamos de todas as questões burocráticas e administrativas de seu escritório enquanto você foca no atendimento a seus clientes. Conheça todos os serviços que oferecemos para seu negócio. Entre em contato com nossos consultores, que montarão um pacote de serviços personalizados à sua necessidade.

Tenha um escritório de sucesso com o apoio da Soluzione Contabilidade!