Soluzione Contábil

abrir uma clínica de radiologia

Como abrir uma empresa de Clínica de Radiologia?

Tire seus planos do papel e invista no atendimento aos pacientes com excelência ao abrir uma clínica de radiologia.

Para montar sua própria clínica, você terá que fazer investimentos para adquirir todos os equipamentos para poder realizar os serviços de diagnósticos.

Porém, é possível ter um bom retorno, tanto na parte financeira quanto em relação ao cuidado com os pacientes.

Dentre a variedade de serviços, é possível realizar mamografia, radiologia médica e/ou odontológica, densitometria óssea, medicina nuclear e fluoroscopia, por exemplo.

Descubra como investir em sua carreira e no cuidado com seus pacientes e ainda pagar menos impostos e planejar o seu crescimento.

Cuidados com a localização e a estrutura do local para abrir uma clínica de radiologia

Quando se trata de abrir uma clínica de radiologia, as questões de alvará, licenças e outros registros são ainda mais específicas.

A clínica não pode ser localizada em qualquer lugar, porque as atividades ali realizadas podem representar riscos à saúde.

Por isso, é essencial analisar a viabilidade do imóvel junto à prefeitura local antes de iniciar o processo de abertura do seu negócio.

O empreendedor poderá ter que fazer reformas no local escolhido para se adaptar às normas para o funcionamento de uma clínica radiológica.

Localização das janelas, posição de máquinas e equipamentos são questões que precisam estar de acordo com as normas da prefeitura local.

Para diminuir os riscos de contaminação causados pela radioatividade, é preciso usar blindagens nas paredes, pisos e tetos.

Abertura de empresa homem foguete verde  

Quem pode abrir uma clínica de radiologia?

Para abrir uma clínica de radiologia, é necessário ter conhecimento na área. Além disso, precisa ter o credenciamento do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Quem quer abrir uma clínica de radiologia, mas não é da área da saúde pode fazer isso em sociedade com alguém que tenha credenciamento nos órgãos de classe.

No caso de sociedade, os interesses e participações de cada sócio precisam estar registrados no Contrato Social da empresa.

Além disso, no momento de registro da empresa é necessário apresentar 2 cópias autenticadas de RG e CPF e comprovante de residência de cada sócio.

Definições necessárias para a abertura de empresa

Além da questão societária, o empreendedor precisa tomar outras decisões que vão influenciar na questão tributária de seu negócio.

A primeira decisão está relacionada ao tipo de empresa. Para abrir uma clínica de radiologia, o empreendedor deve escolher entre Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal ou uma das sociedades.

Ele também precisa se atentar ao regime tributário, cujas opções são: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

A atividade, é determinada pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), código registrado no CNPJ da empresa.

Ela é muito importante pois é por meio dela que ficam claras as atividades que sua empresa de fato realiza. O CNAE também influencia no valor dos impostos e tipo de empresa.

Para a abertura de clínica de radiologia, o CNAE é o 8640-2/05, de serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia.

Todas essas informações devem constar no documento de registro da empresa, que é o contrato social. 

Um contador pode te ajudar tanto nas melhores definições para sua empresa quanto na elaboração do contrato social. Em alguns casos, o documento precisa ser assinado por um advogado.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

Passo a passo para abrir clínica de radiologia

Com o contrato social, os documentos do empreendedor ou sócios e o IPTU ou comprovante de locação do imóvel em mãos, vá até a Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas para registrar a empresa.

Quando estiver com o registro, você já poderá solicitar o CNPJ na Receita Federal, bem como o Alvará de Funcionamento e a Inscrição Municipal de sua clínica na Prefeitura local.

O último passo é cadastrar sua clínica no INSS para fazer as contribuições trabalhistas. Concluídas estas etapas, sua clínica está aberta e pronta para funcionar.

Garanta o sucesso de sua clínica com o suporte de especialistas

Você pode contar com o auxílio de contadores especializados em clínica de radiologia desde a abertura do seu negócio.

A Soluzione Contábil possui um time de especialistas em clínicas de radiologia e outras áreas da saúde e prestação de serviços.

Já ajudamos centenas de empreendedores da área da saúde a abrirem sua empresa e alcançarem o sucesso atendendo seus pacientes com excelência.

Não perca mais tempo e abra sua clínica de radiologia com o suporte de quem entende da sua área.

Fale com os consultores da Soluzione e garanta o melhor suporte desde o planejamento de seu negócio.

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.

Open chat