Soluzione Contábil

Abertura de Empresa para e-commerce, loja virtual – Comércio Eletrônico

abertura-de-empresa-para-e-commerce-loja-virtual-comércio-eletrônico

Tire do papel o sonho de ter seu próprio negócio fazendo a abertura de empresa para e-commerce!

Abrir sua própria loja virtual é uma ótima opção para quem quer seguir o caminho do empreendedorismo no Brasil.

O setor está em crescimento e chegou a faturar R$ 41,92 bilhões somente no Brasil no ano de 2020.

Embora estes números saltem aos olhos, este também é um setor muito concorrido. Por isso, quem quer se destacar precisa investir em estratégias e ferramentas.

Uma dessas estratégias é fazer a abertura de empresa para e-commerce e investir no crescimento do seu negócio.

Tendo sua empresa, você pode emitir notas fiscais para seus clientes, pagar menos impostos e ainda tem acesso a crédito com juros menores.

Pare de perder vendas e descubra agora mesmo como faturar ainda mais com a abertura de empresa para e-commerce.


É melhor abrir um e-commerce ou trabalhar em um marketplace?

O empreendedor que deseja abrir um comércio digital tem a opção de abrir um e-commerce ou atuar em um marketplace.

Embora os dois sejam formatos de lojas virtuais, o modo de funcionamento dos dois é bem diferente para o empreendedor.

Basicamente, no e-commerce o empreendedor tem um site que expõe apenas os seus produtos e fica responsável por todo o processo, desde a compra até a entrega da mercadoria vendida.

O marketplace, por outro lado, é como se fosse uma grande vitrine que reúne produtos de diversos empreendedores.

Vamos ver as principais características de cada forma de atuação:

Investimento

Os dois modelos de atuação exigem investimentos, mas enquanto no e-commerce é necessário investir na plataforma, estoque e logística de entrega, o empreendedor que opta por usar o marketplace se preocupa só com sua operação comercial e com a logística.

Visibilidade

Ter sua loja virtual notada diante da grande variedade de lojas online é um desafio, e em empresas de marketplace os empreendedores podem aproveitar a autoridade e visibilidade das grandes empresas como Mercado Livre, Americanas e Amazon, que já fazem seus investimentos em marketing.

Segurança nas transações

Ter um ambiente de pagamentos seguro é outro desafio para quem tem um comércio digital. Enquanto no e-commerce, o empreendedor precisa fazer investimentos nesse sentido, o marketplace normalmente já oferece sistemas de pagamentos seguros para facilitar as aquisições dos consumidores.

 

Embora marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Americanas tenham muitas facilidades, muitas vezes pode ser difícil destacar seus produtos no meio de concorrentes que vendem produtos muito semelhantes.

Por isso, o empreendedor precisa pesar todas essas questões para entender qual é a opção mais vantajosa para o seu caso.

 

As vantagens da abertura de empresa para e-commerce

A abertura de empresa para e-commerce é muito vantajosa tanto para quem está começando quanto para quem já possui um comércio físico.

 

Por meio do e-commerce, o empreendedor consegue alcançar um público muito maior, podendo atender até pessoas de outros estados ou países.

 

Além disso, com um comércio digital, seus produtos ficam expostos para os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que suas chances de vender são bem maiores.

 

Você também garante que o cliente pode encontrar seu produto onde e quando estiver, desde que tenha acesso à internet.

 

Além disso, ao fazer a abertura de empresa para e-commerce, o empreendedor consegue economizar com impostos.

 

Atuando como Pessoa Física, você pode ter que pagar 27,5% de impostos. Ao abrir empresa, a alíquota de impostos começa em 6% no Simples Nacional.

 


Passo a passo para a abertura de empresa para e-commerce

O primeiro passo para a abertura de empresa para e-commerce e para qualquer outro negócio é o planejamento.

 

Quanto mais informações o empreendedor conseguir reunir nesse momento, mais segurança ele terá em seu negócio.

 

O primeiro passo para a abertura de empresa é a elaboração do contrato social. Um contador pode te ajudar com isso.

 

Nesse documento precisam constar as atividades, objetivo, interesses e participações de sociedade, tipo da empresa e regime tributário.

 

Quanto ao tipo de empresa, o empreendedor pode abrir MEI, Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal ou uma das sociedades.

 

Quanto ao regime tributário, o empreendedor tem as seguintes opções: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

 

Agora, a atividade ou CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que o e-commerce usa é a do produto vendido.

 

Então, se seu e-commerce vende roupas, o CNAE é o 4781-4/00, de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

 

Quem vende produtos de informática, por exemplo, usa o CNAE 4751-2/01, de Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática.

 

Tenha o contrato social, 2 cópias autenticadas de RG e CPF e comprovante de residência do empreendedor ou sócios, e o IPTU ou comprovante de locação do imóvel em que a empresa vai atuar.

 

Leve esses documentos na Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas para fazer o registro do contrato social.

 

Com sua empresa registrada, você já pode pedir o CNPJ na Receita Federal, a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda e o Alvará de Funcionamento na Prefeitura.

 

Faça seu cadastro no INSS para recolher os tributos trabalhistas. Com isso, a abertura de empresa para e-commerce está concluída e seu negócio está legalizado.

 

Com o suporte de uma contabilidade especializada, você abre sua empresa e a fatura mais

Não corra o risco de cometer erros na hora da abertura de sua loja virtual. Muito mais do que um bom design ou plano de divulgação, você precisa estruturar seu negócio da forma certa.

 

A Soluzione é uma contabilidade especializada no mercado digital e vai te dar todo o suporte na hora de abrir seu e-commerce.

 

Com essa parceria, você tem a garantia de que vai fazer todas as etapas da forma certa e que vai conseguir reduzir a tributação do seu negócio de forma legal.

 

Nossos especialistas te ajudam desde o planejamento inicial, fazem o processo da abertura de empresa e dão o suporte na emissão de suas primeiras notas fiscais.

 

Não perca mais tempo. Comece a faturar mais com a ajuda da Soluzione na abertura de empresa para e-commerce. Fale com nossos consultores.

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.

Open chat