Primeiramente parabéns pela atitude de querer abrir uma empresa. Vamos falar nesse artigo sobre como abrir empresa simples.

Pode confundir um pouco quando falamos abrir uma empresa simples ou como abrir uma empresa no regime do simples nacional.

Na verdade o objetivo deste artigo é falar sobre abrir a empresa eu optar pelo regime do simples nacional e que não temos nada simples quando falamos de abertura de empresa.

Grande parte dos empreendedores acabam buscando o regime do simples nacional pensando que é o melhor regime para micro e pequena empresa no Brasil.

Nem sempre optar por abrir empresa no simples nacional pode ser o melhor caminho.

Algumas atividades paga menos impostos em outros modelos de tributação, como por exemplo,  profissionais da área da saúde que consegue no lucro presumido uma redução significativa da carga tributária .

Eu sei que muitos de vocês principalmente se for contador,  vai pensar que eu estou esquecendo do anexo 3 do simples nacional que poderia colocar o médico pessoa jurídica  que tem 28% de despesas trabalhistas do seu faturamento total,  mas nem sempre isso acontece. Eu escrevi um artigo sobre simples nacional para médicos para que você possa entender melhor essa questão do regime do simples para algumas atividades .

Abrir uma empresa simples

outro ponto importante quando falamos de abrir uma simples empresa, é que de simplificado do processo para abrir empresa,  nós temos apenas o microempreendedor individual.

Todas outras empresas que você resolver abrir no Brasil,  você precisa ter um processo normal para abrir sua empresa.

É verdade o que nos últimos anos abrir empresa ficou mais fácil devido a melhora significativa nos processos e os prazos que nós temos envolvidos durante abertura.

Mesmo assim,  ainda temos grandes desafios para poder fazer o processo de abertura .

O empreendedor precisa entender que mesmo que consiga abrir uma empresa de forma simples a responsabilidade sobre a empresa ainda é complexa e precisa de muita atenção.

Quando falamos de algumas empresas que prometem fazer e que promove a abertura da empresa como uma coisa simples,  nós nos preocupamos devido ao grande índice de mortalidade de empresas no Brasil,  inclusive nós escrevemos um conteúdo que você pode acompanhar aqui em abrir empresa no Brasil.

Agora vamos falar do processo para você abrir sua empresa no simples nacional.

 O que é simples nacional ?

O simples nacional é um regime tributário criado para atender a necessidade da micro e pequena empresa no Brasil, promovendo uma redução de carga tributária.

Também traz uma simplificação no pagamentos dos tributos, em apenas uma guia você recolhe todos os impostos,  sejam eles federal, estaduais e municipais.

É importante ressaltar que todas as empresas que estão no regime do simples nacional precisam manter a regularidade contábil fiscal é trabalhista.

Tem muitos empreendedores que pensam pelo motivo da simplificação do processo de cálculo de imposto,  ele fica desobrigado a cumprir as questões contábeis relacionadas a sua empresa.

Como já falamos em outros artigos sobre a contabilidade e a escrituração obrigatória que você precisa manter de todos os seus números e movimentações. Precisamos lembrar que apenas um MEI microempreendedor individual  está desobrigado a manter a escrituração contábil, mesmo assim, ainda indicamos a contabilidade para o MEI, pois vai ajudá-lo a se organizar para crescer .

Voltando a questão do regime do simples nacional, você tem um limite de faturamento para se manter no simples nacional que atualmente é de 4.8 milhões por ano.

Também escrevemos um artigo sobre isso o que você pode ler em como abrir uma empresa no simples nacional.

Passo a passo para abrir empresa simples

Atualmente para você abrir uma empresa está mais simples. Sempre orientamos que você procure um contador especializado no seu segmento, pois ele entenda todas regulamentações que estão ligadas a abertura da sua empresa.

Vamos de forma simples e objetiva elencar alguns passos que você precisa verificar no momento de abrir sua empresa.

1º Definir local da atividade para que possa fazer a consulta de viabilidade.

2º Definir se a empresa será individual ou se terá sócio.

3º Elaborar o contrato social para abertura na empresa

4º Registrar o contrato social em todos os órgãos começando pela junta comercial ou o cartório de pessoas jurídicas

5º Verificar de acordo atividade quais as licenças sua empresa precisa para funcionar regularmente.

6º Se a profissão foi regulamentada,  precisa registrar nos órgãos competentes. Um exemplo se for abrir uma clínica médica deve registrar a sua empresa no CRM .

Agora você deve procurar e contratar um contador para cuidar de todo esse processo,  para que não perca tempo e nem cometa erros que possam te prejudicar financeiramente no futuro, principalmente algum erro nesse processo da abertura  que pode influenciar no momento da tributação e até a opção pelo regime do simples nacional .

Aqui na Soluzione Contábil,  nós podemos te ajudar em todo o processo e cuidar da sua assessoria contábil mensal,  para que você possa focar no seu negócio e ter bastante sucesso.

Atuamos em todo o Brasil através de contadores que fazem parte do projeto Gerando Empreendedores, uma escola de empreendedorismo para pequena empresa formada por contadores especializados e focado em negócios.