Você, que quer ser empreendedor, mas ainda tem dúvidas sobre quais as etapas de registro da empresa, não pode perder esse conteúdo.
Para te ajudar a entender as etapas necessárias para abrir o seu negócio, precisamos começar falando do primeiro passo, que também é o mais essencial: planejamento.
Na empolgação de iniciar o seu negócio, muitas vezes o empreendedor corre o risco de querer pular essa etapa. Mas, sem ela, o empreendedor corre o risco de fracassar com seu negócio.
Para que você não tenha problemas, vamos te mostrar quais as etapas de registro da empresa a partir do planejamento, e te dar uma dica de ouro para te ajudar nesse início. Confira!
Começar com o planejamento vai te ajudar na elaboração do contrato social
O empreendedor pode perguntar: por que é preciso fazer um planejamento se o processo de abertura é rápido e posso pegar meu CNPJ em alguns dias?
A resposta é simples: para sua empresa ter sucesso, você precisa se preparar para todos os desafios que virão e ser cuidadoso.
O empreendedor precisa conhecer muito bem o produto ou serviço que vai oferecer. Além disso, precisa conhecer o mercado em que está entrando.
Além disso, o empreendedor precisa saber e registrar o modelo do negócio, os resultados que espera ter, as projeções de investimento, enfim.
Ele precisa registrar todas essas informações básicas, que servirão de guia para a atuação de sua empresa.
Primeira etapa de registro da empresa: Elaboração do contrato social
Agora que você já se planejou e sabe todas as informações essenciais para o seu negócio, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer seu contrato social.
O contrato social é como se fosse a certidão de nascimento da sua empresa. Nele, estarão definidos os interesses das partes ou as participações dos sócios, caso seja uma sociedade.
Também estarão as informações do setor e das atividades que a empresa executará. O objetivo da empresa e o modelo tributário também precisam estar no contrato social.
O empreendedor pode fazer esse documento com a ajuda de um contador ou de um advogado. Esse documento, em alguns casos precisa ser assinado por um advogado.
Então, o empreendedor precisa consultar se o nome que pensou e o objeto social da empresa estão disponíveis, através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial, cartório ou Junta Comercial.
Quais documentos são necessários para a legalização da empresa?
Para a abertura da empresa, o empreendedor ou os sócios vão precisar apresentar os seguintes documentos: duas cópias autenticadas de RG e CPF.
Também é preciso apresentar os documentos do imóvel onde a empresa vai atuar, seja cópia simples do IPTU ou comprovante de locação.
Os comprovantes de residência dos sócios também podem ser solicitados. Por isso, é importante já deixar separado.
Órgãos responsáveis para o registro da empresa
A próxima etapa para registro da empresa é reunir o contrato social e todos esses documentos e começar o processo nos órgãos responsáveis. Confira quais são esses órgãos:
- Junta Comercial ou Cartório das Pessoas Jurídicas – É em um desses órgãos que a empresa será registrada. Os documentos dos sócios e o contrato social são entregues nesses locais.
- Receita Federal – É quem vai emitir o CNPJ, com todas as informações de atividades, finalidades da empresa e base de cálculo para os impostos.
- Secretaria da Fazenda Estadual – É onde o empreendedor vai solicitar a Inscrição Estadual de sua empresa.
- Prefeitura municipal – A prefeitura emite o Alvará de Funcionamento para que a empresa funcione naquele local.
- INSS – O empreendedor precisa registrar sua empresa para fazer o recolhimento dos tributos previdenciários.
Órgão de classe – Se a atividade for de uma profissão regulamentada, como medicina ou direito, por exemplo, o empreendedor precisa registrar sua empresa no órgão de classe.
Para fazer os registros estaduais e municipais, o empreendedor precisa já ter registrado a empresa na Junta Comercial e emitido seu CNPJ.
Última etapa para registro da empresa: verificar se precisa de Certificado Digital
Empresas que emitem Notas Fiscais Eletrônicas ou Conhecimento de Transporte Eletrônico precisam de Certificado Digital.
Algumas prefeituras também pedem essa certificação para emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
Por isso, quando for abrir sua empresa, já procure se informar sobre a necessidade da certificação digital para não ter problemas. Um contador pode te ajudar com isso.
Dica: Especialistas podem te ajudar em todas as etapas de registro da empresa
Abrir uma empresa no Brasil ainda é um processo burocrático, que envolve custos e diversas decisões do empreendedor.
Por isso, ter o suporte de uma consultoria contábil especializada faz toda a diferença no início desse processo.
O contador pode fazer todo o registro da empresa nos órgãos competentes para que o empreendedor se dedique aos detalhes da inauguração de seu negócio.
A Soluzione Contabilidade tem um time de especialistas disponível para te ajudar a tomar as melhores decisões, a fazer seu plano de negócios e avaliar a viabilidade do seu negócio.
Deixe especialistas cuidarem da abertura e legalização de sua empresa e tenha a segurança de atuar de acordo com o que está na legislação.
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