Quais as etapas de registro da empresa?

Etapas de registro da empresa
O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESSE CONTEÚDO?

Você, que quer ser empreendedor, mas ainda tem dúvidas sobre quais as etapas de registro da empresa, não pode perder esse conteúdo.

Para te ajudar a entender as etapas necessárias para abrir o seu negócio, precisamos começar falando do primeiro passo, que também é o mais essencial: planejamento.

Na empolgação de iniciar o seu negócio, muitas vezes o empreendedor corre o risco de querer pular essa etapa. Mas, sem ela, o empreendedor corre o risco de fracassar com seu negócio.

Para que você não tenha problemas, vamos te mostrar quais as etapas de registro da empresa a partir do planejamento, e te dar uma dica de ouro para te ajudar nesse início. Confira!

Começar com o planejamento vai te ajudar na elaboração do contrato social

O empreendedor pode perguntar: por que é preciso fazer um planejamento se o processo de abertura é rápido e posso pegar meu CNPJ em alguns dias?

A resposta é simples: para sua empresa ter sucesso, você precisa se preparar para todos os desafios que virão e ser cuidadoso.

O empreendedor precisa conhecer muito bem o produto ou serviço que vai oferecer. Além disso, precisa conhecer o mercado em que está entrando.

Além disso, o empreendedor precisa saber e registrar o modelo do negócio, os resultados que espera ter, as projeções de investimento, enfim.

Ele precisa registrar todas essas informações básicas, que servirão de guia para a atuação de sua empresa.

Primeira etapa de registro da empresa: Elaboração do contrato social

Agora que você já se planejou e sabe todas as informações essenciais para o seu negócio, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer seu contrato social.

O contrato social é como se fosse a certidão de nascimento da sua empresa. Nele, estarão definidos os interesses das partes ou as participações dos sócios, caso seja uma sociedade.

Também estarão as informações do setor e das atividades que a empresa executará. O objetivo da empresa e o modelo tributário também precisam estar no contrato social.

O empreendedor pode fazer esse documento com a ajuda de um contador ou de um advogado. Esse documento, em alguns casos precisa ser assinado por um advogado.

Então, o empreendedor precisa consultar se o nome que pensou e o objeto social da empresa estão disponíveis, através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial, cartório ou Junta Comercial.

Quais documentos são necessários para a legalização da empresa?

Para a abertura da empresa, o empreendedor ou os sócios vão precisar apresentar os seguintes documentos: duas cópias autenticadas de RG e CPF.

Também é preciso apresentar os documentos do imóvel onde a empresa vai atuar, seja cópia simples do IPTU ou comprovante de locação.

Os comprovantes de residência dos sócios também podem ser solicitados. Por isso, é importante já deixar separado.

Órgãos responsáveis para o registro da empresa

A próxima etapa para registro da empresa é reunir o contrato social e todos esses documentos e começar o processo nos órgãos responsáveis. Confira quais são esses órgãos:

  • Junta Comercial ou Cartório das Pessoas Jurídicas – É em um desses órgãos que a empresa será registrada. Os documentos dos sócios e o contrato social são entregues nesses locais.
  • Secretaria da Fazenda Estadual – É onde o empreendedor vai solicitar a Inscrição Estadual de sua empresa.
  • Prefeitura municipal – A prefeitura emite o Alvará de Funcionamento para que a empresa funcione naquele local. 
  • INSS – O empreendedor precisa registrar sua empresa para fazer o recolhimento dos tributos previdenciários.

Órgão de classe – Se a atividade for de uma profissão regulamentada, como medicina ou direito, por exemplo, o empreendedor precisa registrar sua empresa no órgão de classe.

Para fazer os registros estaduais e municipais, o empreendedor precisa já ter registrado a empresa na Junta Comercial e emitido seu CNPJ.

Última etapa para registro da empresa: verificar se precisa de Certificado Digital

Empresas que emitem Notas Fiscais Eletrônicas ou Conhecimento de Transporte Eletrônico precisam de Certificado Digital.

Algumas prefeituras também pedem essa certificação para emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

Por isso, quando for abrir sua empresa, já procure se informar sobre a necessidade da certificação digital para não ter problemas. Um contador pode te ajudar com isso.

Dica: Especialistas podem te ajudar em todas as etapas de registro da empresa

Abrir uma empresa no Brasil ainda é um processo burocrático, que envolve custos e diversas decisões do empreendedor.

Por isso, ter o suporte de uma consultoria contábil especializada faz toda a diferença no início desse processo.

O contador pode fazer todo o registro da empresa nos órgãos competentes para que o empreendedor se dedique aos detalhes da inauguração de seu negócio.

A Soluzione Contabilidade tem um time de especialistas disponível para te ajudar a tomar as melhores decisões, a fazer seu plano de negócios e avaliar a viabilidade do seu negócio.

Deixe especialistas cuidarem da abertura e legalização de sua empresa e tenha a segurança de atuar de acordo com o que está na legislação.

Conheça todos os serviços da Soluzione Contabilidade e garanta o melhor suporte para o seu negócio.

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