Soluzione Contábil

Contabilidade financeira: o que é e como utilizar

Contabilidade financeira: o que é e como utilizar

Qual a importância que a contabilidade financeira tem para uma empresa? O que é, como utilizar e quais são os seus benefícios? Esse é um tema que vai interessar a todos os empreendedores que querem progredir, porque a assessoria contábil financeira pode funcionar como um diferencial da empresa, fornecendo importantes informações para a tomada de decisões.

A contabilidade financeira avalia a saúde das finanças de uma empresa, e esse princípio é suficiente para entender sua importância. Mas como usá-la na gestão da empresa? Quais as respostas que ela traz para o empreendedor? É o que você vai saber ao ler este conteúdo até o final.

O que é e como surgiu a contabilidade

A contabilidade existe desde quando o homem deixou de ser nômade, ainda nos tempos das cavernas, quando fixado em um determinado lugar precisava contabilizar o tempo de duração da caça e da colheita. Isso significa dizer que a necessidade e a prática de contar nasceram juntas da propriedade privada e, claro, do desenvolvimento da vida comunitária e da própria economia.

Há registros riquíssimos da atividade contábil há seis mil anos antes de Cristo, com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a usar o conceito de valor monetário. Há 200 anos antes de Cristo, Roma, por sua vez, já fazia registros de despesas, rendas, lucros, salários e perdas. Na própria Bíblia há diversos relatos sobre controle contábil, como, por exemplo, o inventário dos bens e das rendas de Salomão, no Velho Testamento.

No Brasil, a atividade contábil aportou com a Família Real Portuguesa. No entanto, um dos grandes marcos da contabilidade, como ciência, é o surgimento do American Institut of Certield Public Accountants, nos Estados Unidos, em 1887, ao mesmo tempo em que a atividade ganhava o mundo empresarial, se tornando imprescindível e alcançando, em seguida, as universidades e o mundo acadêmico. Desde então, é simplesmente impossível imaginar um negócio sem todo o suporte que a atividade oferece.

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

O que é e para o que serve?

Mas o que é e para que serve exatamente? Qual sua importância? As funções dessa ciência são muito maiores do que o mero controle fiscal de um negócio ou uma entidade. Trata-se do conjunto de análises contábeis, financeiras, gerenciais, fiscais, tributárias e empresariais que se consolida em informações extremamente relevantes sobre o negócio, apoiando a tomada de decisões.

Por meio da prática contábil, é possível enxergar a empresa com profundeza e exatidão, ou seja, funciona como um verdadeiro raio-x de sua saúde financeira. Afinal, os números combinados vão muito além, revelando as variações quantitativas e qualitativas de um patrimônio (empresarial ou pessoal). Ou seja, por meio de relatórios e gráficos, a ciência contábil ajuda na tomada de decisões porque oferece um panorama real da situação financeira analisada.

O trabalho contábil é fundamental na gestão de uma empresa ao registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar toda a sua movimentação de entrada e saída de recursos, seja eles quais forem. Em resumo, é controle e planejamento.

Entre outras, as áreas de atuação do contador são:

  • Auditoria;
  • Perícia contábil;
  • Análise financeira e econômica;
  • Assessoria contábil, tributária, fiscal, financeira e empresarial;
  • Contabilidade social.
Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

O que é contabilidade financeira

A contabilidade financeira avalia a saúde das finanças de uma empresa, principalmente com ferramentas como o balanço patrimonial, do demonstrativo de resultados de exercício e do demonstrativo de fluxo de caixa. Ela analisa um tempo determinado para chegar a demonstração de como a empresa se encontra no momento.

É possível fazer comparações sobre posição financeira, rentabilidade e o desempenho do empreendimento diante de determinados períodos. São informações valiosas para se tomar decisões gerenciais e analisar os resultados diante do próprio rendimento do negócio. Por que no período x a empresa foi mais lucrativa do que no período y? O que preciso fazer para alcançar um lucro tão bom quanto aquele registrado anteriormente? A contabilidade financeira busca estas respostas.

O balanço patrimonial controla custos e acompanha o patrimônio empresarial. Por meio dele, é possível notar a evolução da empresa em intervalos de tempo. Além de entender o momento financeiro da empesa, podemos descobrir onde e como os recursos estão aplicados, a capacidade de geração de caixa, endividamento e lucratividade, entre outras informações relevantes.

O demonstrativo de resultados de exercícios (DRE) apresenta as atividades operacionais e não operacionais da empresa e indica se há ou não lucro. Embora seja produzido anualmente por questões legais, pode ser elaborado mensalmente pela contabilidade gerencial para análise de resultados. Por fim, o demonstrativo de fluxo de caixa (DFC) traz as entradas e saídas de dinheiro no caixa, na conta bancária e nas aplicações financeiras da empresa.

Algumas características da contabilidade financeira

  • Trabalha com transações de natureza histórica, isto é, que já aconteceram;
  • Considera apenas as transações monetárias;
  • Trata-se de um requerimento legal, ou seja, é preciso ser realizada pelas empresas;
  • Suas análises são fundamentais para a tomada de decisões:
  • Funciona como um verdadeiro raio-x da saúde financeira da empresa.

Contabilidade e finanças, um casal perfeito

Embora sejam conceitos diferentes, a contabilidade e a área de finanças se complementam: ambas estão ligadas a números, mas têm funções distintas. A contabilidade é analítica, mais voltada para o que já foi feito, enquanto que a área de finanças é objetiva, voltada para o presente e para o futuro.

Olhar para o passado para melhor projetar o futuro é o princípio de uma boa gestão contábil e financeira. Isso significa que uma complementa a outra, uma bebe na fonte da outra. Não dar a mesma atenção para uma ou outra é um erro Ao se descuidar da contabilidade, o empresário perde o controle de sua gestão. Ao deixar de olhar para as finanças, se desorganiza e perde a noção dos cenários futuros.

Ambas as áreas devem ser integradas, comandadas por um contador especializado. A empresa precisa de todas as informações contábeis e financeiras para saber como está e onde pode chegar.

Abertura de empresa homem foguete verde  

A contabilidade gerencial

A assessoria contábil vai muito além da legalização de um negócio, do registro do que entra e do que sai da empresa, da geração de guias de imposto e da gestão de sua folha de pagamento. Disso – e dos benefícios que ela traz – você já bem sabe. A contabilidade gerencial, por exemplo, oferece informações cruciais para a tomada de decisões.

Por meio de planilhas, gráficos e relatórios, o contador pode apresentar ao empreendedor um raio-x de sua empresa, com números consolidados, comparados e projetados nos mais diversos cenários possíveis. Ela também é utilizada na projeção de tendências e ajuda a pensar o próprio futuro do empreendimento.

É hora de investir? Chegou o momento de ampliar o negócio? A contabilidade gerencial ajuda a responder a estas e outras perguntas importantes para o empreendedor. Esse ramo apura custos, projeta orçamentos, faz analises de desempenho, calcula pontos de equilíbrio, estuda os preços, permite planejamento tributário e financeiro e controla orçamentos, entre outros.

Contabilidade financeira X gerencial

Contabilidade financeira e gerencial são ramos diferentes e guardam particularidades entre si, embora ambos sejam fundamentais para qualquer gestão. Enquanto a primeira se preocupa especificamente com as informações financeiras, a segunda também registra as informações não financeiras da companhia. A assessoria contábil financeira trabalha com dados históricos e informações estritamente monetárias, enquanto a gerencial também analisa cenários futuros e faz uso de informações não monetárias.

Outra diferença importante é o momento de sua utilização: a financeira é realizada em períodos determinados, muitas vezes anualmente, enquanto a gerencial atua de acordo com as necessidades da administração, podendo ser utilizada até mesmo diariamente.

Ambas são muito relevantes para a gestão de um negócio e se complementam porque no final das contas a empresa só tem a ganhar por meio da transparência, do controle, do planejamento e da organização contábil.

O poder da contabilidade para a gestão de seu negócio

Esqueça-se da ideia de que a assessoria contábil serve apenas para cumprir com a legislação (ela é obrigatória para todas as empresa, a exceção das microempresas individuais – MEI), para gerar as guias de impostos, coordenar a folha de pagamento dos funcionários, gerar contracheques e registrar a movimentação financeira da firma. É tudo isso e muito mais – e põe mais nisso.

Um trabalho contábil profundo pode fazer toda a diferença e chega até a constituir um diferencial de uma empresa. Por meio de relatórios, gráficos, análises e cenários, a assessoria contábil oferece um panorama profundo da saúde financeira da empresa, apoiando na tomada de decisões.

Acredite: não existe sequer uma grande empresa no planeta, líder em seu segmento, que não tenha controles contábeis muito reforçados, com grandes investimentos nessa área. O controle e o planejamento são fundamentais para uma boa gestão, e é por meio da atividade contábil que se chega a eles. Não há como fazer uma boa gestão sem utilizar os números muito bem analisados.

O contador moderno atua como um conselheiro, participando ativamente do dia a dia da empresa. As grandes corporações, por exemplo, investem muito na área de controladoria justamente para alcançar os melhores resultados que a contabilidade pode trazer. Não basta contar, é preciso saber contar e saber analisar as contas.

Como nós cuidamos da contabilidade financeira da sua empresa

Apoiar o empreendedor em tudo o que ele precisa para trilhar o caminho do sucesso é a razão de existir da Soluzione Contábil. Essa é nossa expertise, por isso somos o maior apoio para microempresa e empresa de pequeno porte do brasil.

Oferecemos assessoria contábil, financeira, empresarial, fiscal, tributária, coach e treinamentos. Sabemos como transformar a contabilidade em um diferencial competitivo, e seu negócio só tem a lucrar com isso.

Fale com um de nossos especialistas, disponíveis em todo o Brasil. Quais são suas necessidades? Como podemos lhe ajudar? Juntos, vamos trabalhar pelo sucesso de seu empreendimento.

Botão abrir empresa       Botão Trocar de Contador

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.