Soluzione Contábil

Contabilidade para Fonoaudiólogos e Clínicas de Fonoaudiologia

Dúvidas Frequentes sobre Contabilidade para Fonoaudiólogos

Contabilidade para Fonoaudiólogos

A melhor forma para uma clínica de fonoaudiologia ter sustentabilidade no mercado é contando com uma boa administração legal, tributária e financeira e a Contabilidade para Fonoaudiólogos pode lhe ajudar.

Entretanto, uma pesquisa do IBGE mostrou que mais de 60% das empresas fecham as portas antes de completar 5 anos. O principal motivo é justamente a falta desses fatores.

Por essa razão, a contabilidade especializada para fonoaudiólogos e clínicas de fonoaudiologia sempre foi recomendada como a melhor opção, pois além de auxiliar na gestão financeira, a tomada de decisão se torna ainda mais segura.

O profissional contábil especializado nesse segmento é essencial para o empreendedor compreender a situação econômico-financeira do seu negócio. Para isso, no artigo de hoje a Soluzione Contábil reuniu as perguntas mais frequentes sobre a contabilidade para fonoaudiólogo e clínicas de fonoaudiologia. Acompanhe!

1. Eu devo ter Escrituração Contábil?

A resposta é: SIM!

Se você é um fonoaudiólogo autônomo, ou atua como pessoa jurídica, você tem a obrigatoriedade de registrar formalmente todas suas receitas e despesas do consultório e encaminhá-las àa Receita Federal.

Esse registro de informações financeiras está previsto pelo código civil, lei 10.406/2002:

“Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Aqui na Soluzione Contábil, vemos que esse procedimento, por si só, é um dos que mais tomam o tempo dos empreendedores. Por conta disso, oferecemos serviços de escrituração e de contabilidade para fonoaudiólogos e clínicas de fonoaudiologia, para que o profissional possa cuidar do que realmente importa com mais tranquilidade!

2. Estou no Enquadramento Tributário correto?

Uma das dúvidas mais importantes é sobre o regime tributário. Por sua vez, ele é o que vai definir a principal forma de tributação da sua clínica de fonoaudiologia. Entre os regimes de tributação, temos o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Fonoaudiologia - Simples Nacional

O programa do Simples Nacional é mais apropriado para pequenas clínicas, pois sua tributação é simplificada e limitada à rendimentos de até R$4,8 milhões por ano. Caso as despesas trabalhistas da sua clínica forem superiores a 28%, você terá uma tributação inicial de 6%, conforme anexo III do programa:

Anexo III Simples Nacional

Entretanto, se seus gastos com mão-de-obra forem inferiores a 28%, a tributação ocorrerá no anexo V, com uma alíquota inicial de 15,5%.

Anexo V Simples Nacional

Fonoaudiologia - Lucro Presumido

No Lucro Presumido, sua tributação é estabelecida por uma tabela fixa que varia de acordo com o segmento. No caso de um consultório de fonoaudiologia, os tributos federais se encontram por volta de 11,33%, e o ISS pode variar de 2% a 5%, dependendo do seu município:

Fonoaudiologia - Lucro Real

Já o Lucro Real possui uma tributação diferenciada e complexa, que varia de acordo com seu lucro líquido. No entanto, esse enquadramento não é recomendado para pequenas clínicas por conta de suas alíquotas elevadas.

Junto com o auxílio de um contador ou um serviço de contabilidade para fonoaudiólogo e clínicas de fonoaudiologia, é possível saber qual o regime mais apropriado para você pagar o menor valor de imposto possível!

3. Posso mudar para um escritório de contabilidade especializado em fonoaudiólogos?

O apoio de um contador sempre foi essencial para qualquer empresa. Mas nem sempre o serviço de contabilidade para fonoaudiólogo e clínicas de fonoaudiologia é eficiente. Um dos motivos, é o escritório não ser especializado ou não entender a peculiaridade desse segmento.

Diante disso, para trocar de contador, o procedimento requer algumas atenções. Vamos citar algumas delas:

  • Analise o contrato de prestação de serviços: Verifique se não há alguma responsabilidade técnica ou contratual que possa impedir ou atrasar a troca de contador.
  • Verifique as obrigações do antigo contador: Mesmo após a troca de contador, é necessário confirmar se o serviço anterior foi devidamente finalizado, ou ainda precisará ser encaminhado alguma documentação, como, por exemplo, no caso da escrituração contábil.
  • Solicite o distrato de prestação de serviços: Esse documento vai comprovar que as responsabilidades do contador vão ser finalizadas, assim como o novo contrato deve ser solicitado.
  • Garanta informações ao novo escritório: Para que o novo contador tenha eficiência nos serviços contábeis para fonoaudiólogos, é necessário levantar informações dos dados anteriores, como livros contábeis ou processos em andamento.

Gostou das dicas? Se você quiser conhecer mais sobre o assunto, entre em contato conosco!

A Soluzione Contábil é um escritório de contabilidade com experiência sólida nos serviços contábeis para fonoaudiólogos. Garantimos a você segurança financeira e qualidade ao seu consultório, para que você possa fazer a melhor gestão possível!

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.

Open chat