Soluzione Contábil

CONTABILIDADE EMPRESAS DE TECNOLOGIA E TI

ORÇAMENTO EM APENAS 3 PASSOS

ENTENDENDO A CONTABILIDADE PARA empresas de tecnologia e TI

A contabilidade de uma empresa deve ser uma prioridade. Ao abrir um CNPJ devemos entender a importância de contratar um Contador Especializado.

POR QUE CONTRATAR UMA CONTABILIDADE PARA empresas de tecnologia e TI?

Os serviços de assessoria Contábil e Fiscal, têm muitas tarefas complexas. Além de dominar o assunto, o contador especializado também orienta o empresário a empreender e ter sucesso perante a concorrência.

PRECISO CONTRATAR UM CONTADOR?

Os serviços de contabilidade deverão ser executados obrigatoriamente por contadores devidamente registrados no CRC. Contratar uma contabilidade especializada é importante, por ter o apoio de um profissional experiente.

COMO CONTRATAR A SOLUZIONE CONTÁBIL?

Contratar a assessoria contábil da Soluzione Contábil é fácil. Entre em contato com o nosso atendimento através de algum dos botões ao longo da página e fale com o nosso atendimento via Whatsapp.

COMO USAR A CONTABILIDADE NA ECONOMIA DE IMPOSTOS?

Uma contabilidade especializada na área empresas de tecnologia e TI. vai acompanhar também as questões tributárias, vendo a necessidade de fazer alguma alteração contratual, que viabilize a redução da tributação da empresa. Muito importante isso!

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS DE CONTABILIDADE

Ter uma contabilidade especializada trabalhando em seu favor, é umas das melhores experiências que você terá! Conheça a Soluzione Contábil e tenha como parceiro um contador consultor.

RISCOS DE NÃO TER UMA BOA CONTABILIDADE

É importante saber que sonegação fiscal é crime. Deixar de pagar impostos ou pagar valores errados, pode dar prejuízos futuros ao empresário e todo o planejamento fracassar. Contrate já a Soluzione Contábil.

Profissionais da área da Tecnologia da informação (TI) geralmente possuem facilidade com números e cálculos. Porém, quando se trata da gestão financeira e fiscal da empresa, essa habilidade pode não ser suficiente. Ter o suporte de uma contabilidade para empresas e profissionais de TI é indispensável para o sucesso nessa área.

Profissionais de TI possuem muitas possibilidades de atuação como Pessoa Jurídica. A maioria das atividades relacionadas à Tecnologia da Informação não se enquadram na categoria de Microempreendedor Individual (MEI). Mas há outras opções que podem ser igualmente vantajosas ao profissional.

No momento da abertura da empresa, é necessário tomar algumas decisões referentes à forma de trabalho. É nesse momento que a contabilidade para profissionais de TI entra em ação. A contabilidade especializada em TI pode prestar orientações e mesmo conduzir todo o processo de abertura da empresa.

Por meio da contabilidade, também é possível saber os valores dos lucros, despesas e tributos de um de negócio. Pode-se, ainda, medir a produtividade e elaborar um planejamento tributário para a empresa. Nesse texto, você pode saber mais sobre como a contabilidade especializada pode ajudar seu negócio na área de TI a crescer. Confira!

A Contabilidade para Área de Tecnologia da Informação

Em primeiro lugar, você sabe qual é a função do contador? Esse profissional cuida da gestão financeira e tributária da empresa. Por meio de planilhas e demonstrativos, realiza o controle e mantém o empreendedor informado sobre a situação do negócio. Sua atuação é essencial para a saúde financeira da empresa.

O contador também auxilia na abertura e no fechamento da empresa, ficando responsável pelos processos burocráticos.

Ele também é o responsável pela escrituração contábil, obrigatória a todas as empresas, exceto MEIs. Apenas profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) podem fazer esse registro.

Cada área de atuação possui uma legislação específica, e isso inclui os tributos. A área de TI está entre as que possuem mais particularidades nessa questão. Por isso, é importantíssimo que o empreendedor tenha o suporte de uma contabilidade especializada em TI.

Assim, os profissionais que lhe atenderão estarão familiarizados com a legislação voltada à tecnologia. Eles conhecerão todos os detalhes de seu segmento e poderão prestar suporte de forma mais efetiva.

falar-com-o-contador

O escritório de contabilidade para empresas de TI é responsável pelas questões fiscais e contábeis de empresas de todos os tamanhos.

Um contador especializado em TI lhe ajudará a compreender de forma correta as informações contidas nos relatórios. Também lhe auxiliará a tomar decisões com base em números.

A contabilidade para empresas no ramo de TI faz a gestão fiscal e tributária e também oferece suporte e consultoria às empresas. Além disso, apóia o desenvolvimento das empresas por meio da gestão do fluxo de caixa.

Também cuida do cumprimento e presta consultoria quanto a questões fiscais e trabalhistas. Com o apoio desses profissionais, é possível ampliar a lucratividade e investir de forma mais segura. Assim, é possível garantir que nenhum detalhe passará despercebido.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

A contabilidade dos profissionais de TI

  • É comum que profissionais da área de TI estabeleçam relações jurídicas para a prestação de serviços com seus contratantes. Por isso, é importantíssimo que esses profissionais possam contar com uma contabilidade especializada na área.

    Os profissionais da área da Tecnologia da Informação podem optar por atuar como autônomos ou como Pessoas Jurídicas (empresas). Para isso, terão que analisar os custos de cada opção.

    Contadores podem demonstrar os custos tributários e previdenciários de todas as opções de atuação. Além disso, poderão direcionar quanto aos enquadramentos fiscal e societário. Mas vamos refletir um pouco sobre cada uma dessas formas de atuação.

Profissional de TI que atua como autônomo

Como profissional autônomo, é necessário pagar uma porcentagem de INSS sobre os rendimentos. Além disso, o imposto de renda é cobrado com base em uma tabela progressiva. O Imposto Sobre Serviços (ISS) também é cobrado mensalmente. O município é quem estabelece esse valor – a variação é de 2% a 5%. Além disso, a empresa que contrata o profissional autônomo precisa recolher o INSS sobre o pagamento. Todas essas questões devem ser levadas em consideração antes de o profissional decidir atuar como autônomo. Conheça um pouco mais da contabilidade para profissionais de TI autônomos.

Abertura de empresa homem foguete verde  

Pessoa Jurídica - MEI

Essa é uma ótima opção para profissionais de diversos ramos de atuação. Porém, são poucas as atividades no ramo da Tecnologia da Informação que podem optar pelo MEI. Instaladores de rede e técnicos de manutenção de computadores podem atuar como MEI. Comerciantes de equipamentos de informática também podem. Instrutores de informática também tem essa possibilidade. Porém, essas são as únicas exceções.

Se o profissional executa outras atividades, precisa optar por uma das outras naturezas jurídicas disponíveis. Consulte-as.

A contabilidade para empresas de TI

Desde a abertura da empresa – seja para atuar como PJ ou ter sua empresa de consultoria em TI -, a contabilidade tem papel importantíssimo. Confira alguns serviços que podem contribuir com o sucesso de sua carreira ou empresa.

Abertura de empresa

A contabilidade pode prestar orientação quanto definições necessárias para a abertura da empresa. Nenhum empreendedor quer abrir uma empresa para ser fechada em alguns anos. Por isso, é necessário realizar um planejamento antes mesmo da abertura. O empreendedor terá informações sobre a viabilidade, público-alvo e concorrência, por exemplo. Dessa forma, terá um norte para guiar sua atuação.

A contabilidade para empresas e profissionais de TI também pode conduzir todo o processo de abertura, precisando apenas das documentações do empreendedor. Assim, o empreendedor não precisa se preocupar com natureza jurídica ou regimes tributários. Não entre nessa aventura sozinho! Conte com o apoio de especialistas para direcioná-lo no empreendedorismo.

Gestão Financeira

Que tal contar com suporte nas áreas fiscal, contábil e trabalhista? A assessoria contábil pode auxiliar sua empresa em todas essas questões.

A contabilidade pode ficar responsável pela elaboração e entrega de todas as declarações obrigatórias por lei. Também pode fazer a escrituração contábil e a elaboração dos demonstrativos financeiros e contábeis. Por meio de análises e relatórios produzidos por esses profissionais, é possível compreender a realidade da empresa. Também pode prestar suporte nas questões trabalhistas, evitando, assim, processos nessa área.

Assessoria contábil

A contabilidade pode auxiliar o empreendedor da área de TI quanto à emissão de notas fiscais. Do mesmo modo, pode analisá-las, apurar os impostos pertinentes e realizar o planejamento tributário. Pode prestar todas as orientações quanto aos impostos e lhe auxiliar a pagar menos tributos.

Planejamento tributário

Ao realizar o planejamento inicial da empresa, o empreendedor pode deixar os impostos de lado. Esse é um grande risco, já que todas as empresas possuem obrigações fiscais. Não contar com essas despesas pode significar problemas financeiros no futuro.

O valor dos impostos que uma empresa deve pagar tem relação com seu faturamento e com o regime tributário. Por meio do planejamento tributário, é possível garantir que sua empresa está enquadrada no regime correto. Se a empresa estiver inscrita no regime errado, é possível fazer uma revisão tributária. Isso pode lhe garantir economia com essas questões. Bem como, é essencial para empresas que buscam a lucratividade.

Uma contabilidade especializada pode ajudar empresas e profissionais de TI a alcançar o sucesso

Ter uma contabilidade para empresas e profissionais de TI e especializada em Startups facilitará seu caminho rumo ao sucesso. Todas as questões tributárias, fiscais e trabalhistas podem ser administradas por especialistas que conhecem as especificidades da área. Além disso, o profissional pode contar com o auxílio de uma contabilidade online, que o auxilie onde e quando precisar.

Atualmente, a tecnologia também é parte dos serviços contábeis. A Contabilidade Digital possui menos burocracias, diminui os papéis e facilita o acesso às informações. Uma contabilidade online para empresas no ramo de TI garante acesso a informações na palma da mão. Além disso, oferece atendimento flexível, facilitando, assim, o relacionamento.

A Soluzione Contabilidade é especializada na contabilidade para empresas e profissionais de TI. Além disso, oferece atendimento online e personalizado, com especialistas nas questões contábeis da área. Dessa forma, podemos indicar o melhor regime tributário para sua empresa. Também podemos garantir que você pague apenas os impostos necessários. Assim, você não gasta mais do que o necessário e consegue atuar de forma legal.

Enfim, com a Soluzione, você garante a segurança contábil, fiscal e trabalhista de sua empresa de TI. Conte com os conhecimentos de nossos especialistas a respeito da legislação tributária para a atividade de TI. Prestamos atendimento para empresas de Tecnologia da Informação de todos os portes. Entre em contato com nossos consultores e conte com nossa parceria para o crescimento e sucesso de sua empresa de TI!

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime simplificado de tributação destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.


Nesse regime tributário, todos os impostos devidos pela empresas de tecnologia e TI são pagos em uma única guia com vencimento mensal.

 

O imposto é calculado com base nas receitas anuais da empresa, seu faturamento mensal e valor da folha de pagamento.

 

Para efeitos de cálculo do imposto para empresas de tecnologia e TI , o contador utiliza tabelas conhecidas como Anexos, mais precisamente, os anexos III e V.

O Anexo III é destinado para empresas empresas de tecnologia e TI cuja folha de pagamento representa 28% ou mais do faturamento da empresa. (fator R);

Tabela Anexo III Simples Nacional

As alíquotas efetivas (considerando a margem de dedução do Simples Nacional) no Anexo III variam entre 6% e 19,5% do faturamento mensal.

Já o Anexo V é destinado para empresas de tecnologia e TI cuja folha de pagamento represente menos de 28% do faturamento.

Tabela Anexo V Simples Nacional

As alíquotas efetivas (considerando a margem de dedução do Simples Nacional) no Anexo V variam entre 15,50% e 19,25% do faturamento mensal.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é um regime de tributação destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.

Nesse regime tributário os impostos são pagos em guias calculadas separadamente.

A alíquota final de contribuição para empresas de tecnologia e TI que atuam no Lucro Presumido pode variar entre 13,33% e 16,33% de acordo com a alíquota de ISS do município.

A alíquota de ISS – Imposto Sobre Serviços pode variar entre 2% e 5% do faturamento mensal a depender do município de atuação do profissional, razão para a variação na carga tributária final do empresas de tecnologia e TI pessoa jurídica no Lucro Presumido.

Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário obrigatório para empresas de serviços empresas de tecnologia e TI com faturamento anual superior a R$ 78 milhões e optativo para empresas com menor faturamento.

Nesse regime tributário, os impostos são pagos separadamente, sendo que alguns impostos são calculados com base no Lucro Líquido, característica que não costuma beneficiar empresas de tecnologia e TI .

Lucro Real

Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário obrigatório para empresas de serviços empresas de tecnologia e TI com faturamento anual superior a R$ 78 milhões e optativo para empresas com menor faturamento.

Nesse regime tributário, os impostos são pagos separadamente, sendo que alguns impostos são calculados com base no Lucro Líquido, característica que não costuma beneficiar empresas de tecnologia e TI .

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Novo logo Tamanho Grande

FALE AGORA COM  NOSSOS CONSULTORES

SUA SOLICITAÇÃO FOI ENVIADA COM SUCESSO!

Um consultor entrará em contato via Whatsapp, assim que receber a mensagem. Obrigado!

O treinamento Empresário Inquebrável foi desenvolvido pensando no Pequeno e Médio empreendedor que ainda não consegue dominar todas as áreas do empreendedorismo.