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Gestor de tráfego, afiliado e infoprodutores: as profissões do marketing digital

Negócios na internet trazem resultados cada vez maiores, e há, ainda, muito que se explorar no mercado digital. Hoje, é impossível pensar em um negócio vencedor sem incluí-lo no mundo online .

As opções e as oportunidades são inúmeras: por exemplo, gestor de tráfego, afiliado e infoprodutores digitais, as profissões do marketing digital.

Mas o que é e o que faz um gestor de tráfego? O que é e o que faz um afiliado? Você sabe o que é um infoprodutor digital e o que ele produz? Gestor de tráfego, afiliado e infoprodutores digitais, as profissões do marketing digital –é o tema desse conteúdo exclusivo que o portal Soluzione Contábil, especialista no mercado digital, preparou para você. Leia o artigo até o final e saiba tudo sobre gestor de tráfego, afiliado e infoprodutores digitais, as profissões do marketing digital.

A internet oferece cada vez mais oportunidades

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro (2020) o e-commerce foi responsável por apenas 6% do volume de negócios do comércio varejista, o que significa que há, ainda, um campo gigantesco a ser explorado.

A internet tem observado crescimento contínuo, mesmo em momentos de crise econômica, e há espaço para muito mais! Em maio (2020), as vendas online foram 137,5% maiores do que o apurado no mesmo mês, em 2019, segundo o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

O que é gestor de tráfego?

Não tenha dúvidas do quanto pode ser interessante trabalhar com gestão de tráfego. Trata-se de uma das profissões que serão mais requisitadas em um futuro bem próximo, com o crescimento exponencial da internet. Mas o que é e o que faz o gestor de tráfego? Por que é uma das profissões do marketing digital que mais crescem?

As empresas que investem em marketing digital precisam planejar e medir os resultados alcançados constantemente. É preciso apurar se as ações estabelecidas estão de fato cumprindo com os objetivos propostos. O gestor de tráfego é uma das mais importantes profissões do marketing digital: este profissional gerencia todas as ações voltadas para o aumento das vendas, bem como administra o orçamento definido para tal.

Percebeu a suprema importância disso? É o gestor de tráfego quem define, por exemplo, quanto e quando os anúncios serão publicados, bem como em que redes sociais. Em resumo, o gestor de tráfego é uma profissão absolutamente fundamental no marketing digital e de suma importância para o sucesso de uma campanha, já que trabalhará com planejamento, identificação e mensuração de resultados.

O gestor de tráfego faz toda a gestão das campanhas, interagindo com todos os profissionais envolvidos, como diretores de arte, redatores e fotógrafos, por exemplo. Suas principais funções são:

  • Definir orçamentos de campanhas;
  • Medir os resultados alcançados:
  • Acompanhar as taxas de conversão;
  • identificar o custo por cliente;
  • Analisar o fluxo de visitas nos sites, blogs e redes sociais;
  • Dar todo suporte para a criação de planos de conteúdo, planos de mídia, identificar as campanhas a serem impulsionadas e as que terão anúncios.

As habilidades de um gestor de tráfego 

  • Capacidade de gerenciar uma equipe, bem como ser um gestor do tempo.
  • Senso de urgência;
  • Excelente comunicação;
  • Liderança;
  • Ser multidisciplinar;
  • Visão analítica;
  • Proatividade.

O que é afiliado?

Provavelmente você já ouviu falar sobre afiliado, ou ao menos sobre programa de afiliados. Afinal, trata-se de um negócio do mercado digital muito lucrativo, à disposição de qualquer um e, o que é melhor, quase sem a necessidade de investimentos. Com um computador, uma conexão wi-fi e um bom network, você pode alcançar excelentes resultados como afiliado.

O afiliado é aquele que se associa a um produtor digital, vende seus produtos e, por isso, ganha uma comissão pelas vendas efetivadas. O afiliado se afilia a um programa, escolhe os produtos que quer vender, pensa em uma estratégia de marketing, divulga e…vende. Para isso, ele recebe um link exclusivo do programa para que todas as suas conversões sejam identificadas.

Um afiliado pode vender de tudo, de produtos físicos a e-books, passando por cursos, softwares, serviços e muito mais. A lista é gigantesca e essa é uma das vantagens de um programa de afiliado: você pode vender algo com o qual se identifica. Para ser um afiliado, você precisa apenas escolher um programa, ter um e-mail, ser maior de 18 anos e ter uma conexão wi-fi para navegar na internet.

Você também precisará fazer uma conta em uma plataforma para afiliados, como, por exemplo, a Hotmart, para que possa receber suas comissões.  Não há necessidade de nenhum investimento, e o marketing que você utilizará para promover seus produtos você mesmo poderá fazer. O importante é divulgar o seu link para o maior número de pessoas, em busca das vendas.

As vantagens de ser um afiliado 

Não há restrições quanto às vendas, muito pelo contrário. Quanto mais vender, mais vai faturar e isso pode ser ilimitado. Um detalhe muito importante: as plataformas para afiliados trabalham com pessoas físicas e jurídicas, mas um autônomo não poderá receber mais do que algo em torno de R$ 2 mil mensais. A partir deste valor, essas plataformas exigem nota fiscal e você precisará abrir uma empresa.

As principais vantagens de ser um afiliado são:

  • Você será dono de seu próprio negócio;
  • Você terá um e-commerce sem se preocupar sequer com a compra, o estoque ou o envio dos produtos. Afinal, você é apenas uma espécie de representante de vendas.
  • Você poderá vender produtos de uma marca famosa, aproveitando-se de sua credibilidade. Um exemplo é o programa de afiliados da Magazine Luiza. Por meio do programa Magazine Você, é possível ser dono de uma espécie de franquia da Magazine Luiza, uma das maiores empresas de varejo do país, sem custo algum.

O que são infoprodutores digitais?

Infoprodutor digital é aquele quem produz um infoproduto digital. Ou seja, aquele quem produz e-books, videoaulas, podcasts e cursos online com o objetivo de ensinar algo a alguém. No mercado digital não faltam oportunidades de excelentes negócios de infoprodutos, com excelentes retornos financeiros e acessíveis a qualquer um.

Um infoprodutor de sucesso é um especialista em sua área, que tem o dom de transmitir seus conhecimentos de forma didática. Um YouTuber que produz e vende cursos na internet é um excelente exemplo de um infoprodutor. Ele é uma autoridade no assunto dele, e produz produtos repassando conhecimento e vendo-os no mercado digital.

Trabalhar como infoprodutor digital tem uma série de vantagens, como fazer o que gosta, ter flexibilidade de horário, ter acesso a um mercado cada vez maior e, principalmente, poder faturar muito dinheiro com o seu trabalho. Muitas vezes, nem é necessário investir tanto nesse trabalho: um produtor de e-books, por exemplo, precisa escrever e diagramar os livros digitais e vendê-los em plataforma própria ou por meio de um programa de afiliado. As vendas podem ser ilimitadas!

Outra grande vantagem de trabalhar com um infoproduto é a distribuição pela internet, sem custos. Uma empresa infoprodutora digital não gastará com logística, já que o envio é online. E mais: é possível trabalhar de qualquer parte do mundo, já que todo o negócio é online, dependendo apenas de um computador, uma conexão wi-fi e softwares específicos de produção, muitos deles gratuitos.

Como ser um infoprodutor de sucesso

  • Trabalhe com um nicho de mercado que você conheça muito bem, onde você seja uma autoridade. Quanto maior for sua autoridade, maior será seu reconhecimento e, consequentemente, mais venderá.
  • Defina muito bem seu público-alvo e trabalhe apenas com ele, de forma dirigida;
  • Capriche na produção conteúdos relevantes, que chamem a atenção e estimulem o público-alvo. Invista, por exemplo, em um blog e um canal no YouTube;
  • De olho na conversão, ou seja, na transformação da audiência em compra;
  • Trabalhe sua audiência constantemente;
  • Utilize plataformas de infoproduto para vender mais, como a Hotmart, por exemplo.

Principais infoprodutos

  • E-books;
  • Cursos digitais;
  • Podcasts ou videocasts;
  • Audiobooks;
  • Programas de assinaturas;
  • Revistas eletrônicas;
  • Whitepaper;
  • Webinars;
  • Criação de infográficos e templates;
  • Criação de aplicativos, puglins e extensões;
  • Kits (pacotes de diferentes infoprodutos sobre um mesmo assunto).

O que é melhor: trabalhar como autônomo ou abrir uma empresa?

Essa é uma pergunta que todos aqueles que começam a trabalhar com a internet se fazem, mas nem sempre têm a resposta. Afinal, é preciso abrir uma empresa para atuar no mercado digital ou é possível faturar como autônomo? Quais são as vantagens de cada uma destas formas de trabalho?

Antes de tudo, é preciso saber o que você quer da internet. Você precisa definir se pretende ganhar a vida trabalhando como gestor de tráfego, afiliado ou infoprodutor digital, por exemplo, ou se a ideia é apenas complementar a renda, aproveitando alguns horários livres.

Se a ideia é apenas complementar a renda, você pode, sim, atuar como autônomo. Mas não se esqueça de que deverá prestar contas dos lucros à Receita Federal, e os impostos pagos pela pessoa física são altos, podendo chegar a 27,5% (se o faturamento mensal for acima de R$ 4.664,68, em média). É muito importante pontuar que, como autônomo, seus ganhos serão limitados. Muitas plataformas, como Hotmart, Monetizze e Eduzz, limitam as contas físicas, impõe restrições e exigem nota fiscal a partir de R$ 2 mil de faturamento.

Ao optar pela abertura de uma empresa, você pagará menos impostos sobre o seu faturamento, poderá crescer neste mercado, estará apto a passar nota fiscal e trqansmitirá muito mais credibilidade ao mercado como pessoa jurídica do que como pessoa física. Portanto, se você quer crescer no mercado digital, abrir uma empresa é fundamental.

Como abrir uma empresa para atuar na internet

Abrir uma empresa para atuar no mercado digital, seja como gestor de tráfego, afiliado ou infoprodutor digital, é o mesmo processo de abertura de uma empresa qualquer. O primeiro passo é promover um plano de negócios para definir todos os pontos referentes ao empreendimento.

Feito o plano de negócios, é preciso contratar um contador ou um escritório de contabilidade especializado e experiente para fazer a legalização da firma. O trabalho a ser feito é muito maior do que simplesmente atender as exigências burocráticas da legislação: o contador irá orientá-lo a abrir o melhor tipo de negócio para você, incluindo a definição da natureza jurídica e o regime tributário.

Um bom exemplo da amplitude do trabalho do contador refere-se ao contrato social. Em tese, basta um simples registro na Junta Comercial, para que depois seja possível solicitar o CNPJ à Receita Federal e o alvará de funcionamento na prefeitura, além das demais licenças obrigatórias. Mas é preciso elaborar o contrato social com todo cuidado, pois ele traz as regras de funcionamento da empresa e questões fundamentais, como a participação de cada sócio no negócio e o pró-labore a ser recebido. O contador dará todas as orientações ao empresário, ajudando-o na confecção do documento.

Passo a passo da abertura de uma empresa do mercado digital

  1. Contratação de um contador ou uma assessoria contábil experiente e especialista no mercado digital.
  2. O empresário e o contador conversarão sobre a melhor natureza jurídica (como uma empresa limitada, uma EIRELI ou uma Empresa Individual, entre outras) e sobre o regime tributário (Simples Nacional, lucro presumido ou lucro real).
  3. Elaboração do contrato social e registro na Junta Comercial.
  4. Solicitação do CNPJ junto à Receita Federal, obtenção do alvará de funcionamento e as devidas licenças (de acordo com cada tipo de negócio).

A Soluzione Contábil é especialista no mercado digital

A Soluzione contábil, é um escritório de contabilidade especializado no mercado digital. Oferecemos assessoria empresarial e financeira focada no seu negócio e voltada para os resultados e para uma gestão vencedora. Trabalhamos ao seu lado, em busca do sucesso de seu negócio.

Oferecemos todo o apoio especializado na abertura de empresas para o mercado digital. Sabemos exatamente o que você precisa para abrir sua empresa. Fazemos uma análise inicial junto ao empreendedor, preparamos todas as documentações necessárias para a legalização, registramos tudo em todos os órgãos e, por fim, prestamos uma assessoria empresarial e financeira especializada em empresas do mercado digital.

Se você é, por exemplo, um YouTuber, um gestor de tráfego, um influenciador digital, um infoprodutor digital, um afiliado ou quer ter um e-commerce, não deixe de falar conosco. Com certeza, podemos lhe ajudar a conquistar o seu espaço na internet! Fale agora com um de nossos especialistas e nos conte sobre suas necessidades. Certamente podemos apoiá-lo em seu negócio.