A organização para o imposto de renda para médicos, exige um profissional preparado para usar todo seu conhecimento para reduzir a carga tributária de forma legal.

Atualmente a Receita Federal tem mudado a sistemática de acompanhamento de Médicos e Profissionais da área da saúde. Isso acontece porque grande parte dos profissionais liberais vem fazendo a omissão de receita e reduzindo a arrecadação de impostos.

Como o Médico pode declarar seu Imposto de Renda

O Médico pode recolher seus impostos como pessoa física ou como Médico PJ. Falaremos nesse artigo, apenas o recolhimento por parte de pessoa física.  Para não deixar você sem entender a parte do profissional que atua como pessoa jurídica, abaixo, deixaremos um vídeo falando sobre os tributos na pessoa jurídica.


Agora vamos ao ponto do imposto de renda do médico pessoa física, que sem dúvida paga muito imposto e pode chegar a 27,5%

Se você trabalha em hospitais ou clínicas de terceiros, não tem muito o que fazer para reduzir o imposto de renda pois não tem como aproveitar as deduções permitidas no carnê leão do Médico.

Agora se você tem um consultório ou uma clínica, vale a pena fazer um livro caixa para reduzir a carga tributária de forma legal.  Você pode lançar como despesas dedutíveis tudo que está ligada a clínica diretamente. Isso vai ajudar você a pagar um imposto de renda bem menor. Será importante procurar um profissional Contador, pois as deduções seguem o regulamento do imposto de renda e se lançar despesas que não podem ser utilizadas para redução do IR, a Receita Federal pode te autuar por esse motivo.

Lembrando que precisa pagar o imposto sobre o carnê leão mensalmente.

Cruzamento sobre Imposto de Renda do Médico

Não é de hoje que a Receita vem cruzando as informações dos contribuintes de várias fontes.  Cartão de Crédito, Cartórios, Corretoras, Empresas Médicas, e agora com a E-financeira, os bancos e toda sua movimentação financeira. Um outro ponto é o cruzamento com o próprio paciente que precisa informar ao fisco para quem pagou e agora o Médico precisa declarar no seu imposto de renda, quem pagou seus honorários.

Atualmente é necessário ter um profissional qualificado para fazer o imposto de renda para os Médicos, tendo em vista a complexidade que temos de cruzamento. Aqui na Soluzione, nós somos especializados em contabilidade para Médicos e Clínicas Médicas e temos acompanhado muitos processos fiscais envolvendo profissionais da área da saúde.

Não tem como mais brincar com a Receita Federal em Relação aos pagamentos de impostos. O imposto de renda do Médico está em foco para cruzamento, devido ao histórico de não pagamento desses profissionais.

Se você tem alguma situação que gere dúvida em relação seu imposto de renda, o Dr. ou  Dra. pode procurar o Gerenciamento de clínicas que iremos cuidar de revisar todos seus impostos de renda dos últimos 5 anos e realizar todos os ajustes necessários.

Para contratar nossos serviços de imposto de renda para médicos acesse nosso formulário de contato em IR Médico

O Imposto de Renda Pessoa Física x IR Médico Pessoa Jurídica

Antes de terminar sobre o tema do imposto de renda do Médico, precisamos falar sobre a questão tributária comparando o médico pessoa física com o Médico Pessoa Jurídica. Nós falamos sobre o carnê leão para o Médico e a tributação pessoa física usando o livro caixa.  Sem dúvida, se o médico tiver um faturamento até R$ 10.000,00 e tiver um atendimento em seu consultório, sabemos que as deduções que podem ser lançadas, permitem que fique pagando imposto de renda na pessoa física.

Aqui na Soluzione Contábil, nós elaboramos uma análise de suas despesas e seu faturamento. Apenas fazendo os cálculos, podemos chegar a melhor forma de recolhimento do imposto de renda para os médicos.

Sabemos que normalmente, a melhor forma de tributação para o médico é a pessoa jurídica. Até as clínicas e hospitais não querem mais contratar o médico pessoa física, devido a carga tributária da parte patronal.

Imposto de Renda Médico Autônomo

Cuidados importantes que devemos ter em relação ao Médico Autônomo, sem dúvida é a questão do carnê leão e o recolhimento mensal. Muitos Médicos acabam não recolhendo o IR mensalmente e cria um passivo tributário que já está sendo cobrado pelo Receita Federal. Estão sendo cruzados os dados declarados pelo Médico como recebimento de pessoa física e a necessidade do recolhimento mensal de impostos.

Não tem como não fazer esse processo corretamente, pois o Médico Autônomo,  agora é foco da receita federal nos cruzamentos do Imposto de Renda. Lembrando que a Receita Federal, pode cobrar os últimos os últimos 5 anos de divergências encontradas em sua declaração de Imposto de Renda.

Nosso serviço de apoio ao imposto de renda do médico, funciona durante todo o ano, analisamos suas declarações enviadas e retificamos os últimos 5 anos se for  necessário.

Entre em contrato e ajustaremos sua vida fiscal e financeira. Conte sempre como o gerenciamento de clinicas para te ajudar a ter muito sucesso.

Acesse nosso Contato  em – Formulário de Contato

Forte abraço e até breve.