Olá empreendedor Olá Empreendedora! É um prazer muito grande falar com você sobre um assunto tão importante como a consultoria financeira,  tanto a consultoria financeira pessoal que impacta a sua vida diretamente, como uma consultora empresarial que pode além de colocar a sua empresa em um patamar elevado, pode também salvar a sua empresa.

Falo salvar, porque 70% das empresas quebram em 5 anos.

A Consultoria financeira pode te ajudar a entender melhor para onde você está direcionando seus recursos pessoais e empresariais.

Muitos empreendedores não conhecem muito bem os seus números, infelizmente o controle financeiro não é uma prática muito comum na vida das pequenas empresas, por isso a consultoria financeira pode realmente transformar a sua forma de gerenciar sua empresa.

Muitos pequenos empresários ainda não entenderam a importância da consultoria financeira para alavancar a sua produtividade gerencial, isso porque , nós precisamos gerenciar números estratégicos da nossa empresa para tomada de decisão.

Mas eu estou falando sobre consultoria financeira e pode ser que você nem entenda ainda o que realmente é uma consultoria ou o que uma consultoria financeira realmente pode fazer para a sua empresa e para a sua vida pessoal .

Acreditamos que a consultoria financeira pessoal tem que ser a primeira antes de falar da empresa, verificamos que grande parte no descontrole financeiro das empresas parte do comportamento do empresário, ou seja , se você não for um bom gestor de finanças na sua vida pessoal, você não será um bom gestor financeiro da sua empresa.

O que é consultoria

Vamos entender o que é realmente uma consultoria financeira e como é realizada o processo de consultoria.

Grande parte dos consultores financeiros,  são profissionais que além de estudar muito sobre o assunto, já praticaram de forma constante a gestão financeira das suas empresas ou de empresas onde já trabalharam e adquiriram uma metodologia para ensinar as pessoas ou os empreendedores como eles podem gerir melhor as finanças pessoais e empresariais.

Normalmente o consultor através de uma metodologia formata controles e índices  com base nas informações contábeis da sua empresa.

Então consultoria nada mais é do que um treinamento intensivo para te ensinar qual o caminho mais eficaz para que você possa controlar as finanças pessoais e as finanças empresariais.

O consultor financeiro tendo conhecimento e o melhor caminho para elaboração de um bom controle, vai te ensinar a dar os primeiros passos em relação à gestão financeira pessoal e empresarial, preparar os controles para você continuar acompanhando e analisando os números da sua empresa.

O que é consultoria Financeira

A consultoria financeira é justamente o que falamos anteriormente, ela visa organizar a sua vida financeira seja pessoal ou empresarial através de uma metodologia já testada e comprovada com resultados eficazes.

Através da consultoria financeira que você vai aprender um método de controle e principalmente mudar suas crenças limitantes sobre controle financeiro da sua vida pessoal e profissional.

Um outro ponto muito importante é a forma com que isso muda o seu dia a dia. Porque o consultor financeiro trabalha como um coach financeiro te ensinando uma metodologia e mudando as suas crenças. O consultor financeiro vai mudar a sua forma de enxergar , controlar e principalmente sua visão estratégica sob seus números.

Realmente vale muito a pena você contratar um consultor financeiro para te ajudar na gestão estratégica do seu negócio.  Vamos falar um pouco sobre a vida financeira do seu negócio.

Consultoria Financeira Empresarial

A maioria das empresas no Brasil infelizmente acabam fechando as portas por falta de controle em suas finanças e principalmente sobre como usar o capital disponível no seu fluxo de caixa. Quando olhamos o comportamento do empreendedor brasileiro percebemos o quanto ele precisa de uma consultoria financeira empresarial para aprender a controlar melhor a sua vida financeira empresarial.

Muitos empreendedores acham caro pagar uma consultoria financeira empresarial onde ele vai conseguir aprender tudo que é necessário para melhorar a gestão da sua empresa.

Mas isso acontece pela falta de interesse em gestão financeira pessoal. É o que eu tenho falado sempre em minhas palestras,  um bom gestor na vida financeira empresarial, só pode existir se realmente o empreendedor for um bom gestor da vida financeira pessoal.

Nós não aprendemos finanças nas escolas e muito menos em nossos cursos superiores dependendo da nossa formação.

Se você não sabe o caminho para controlar e gerir a sua vida financeira, é muito melhor você contratar uma consultoria financeira empresarial que vai poder além de ensinar como fazer a gestão financeira da sua empresa, vai mudar suas crenças e seu comportamento para que você possa realmente usufruir dos benefícios gerados por sua empresa.

Agora você também pode contratar uma empresa de gestão financeira ou de BPO financeiro para fazer os serviços para sua empresa. Deixa eu te falar qual a diferença que nós temos de consultoria financeira para assessoria financeira.

Diferença entre consultoria e Assessoria financeira

Quando você contrata uma consultoria financeira, o objetivo como falamos anteriormente, é te ajudar a entender como gerir as finanças pessoais e empresariais.

Basicamente é um treinamento que você realiza junto com o consultor para que você entenda como é feito e como é pensado a gestão financeira de uma empresa, mas o objetivo do consultor na gestão financeira empresarial é te ensinar como fazer e formatar um método para que você possa realizar esse controle diariamente ou mensalmente.

Agora assessoria financeira que normalmente é prestada por empresas especializadas no segmento, tem um objetivo de realizar o trabalho para você e para a sua empresa.

Essa é a diferença entre a consultoria financeira e assessoria financeira, na consultoria você aprende como fazer e é treinado para execução desse trabalho, já  assessoria financeira, é realizado esse trabalho para você e apresentado apenas o resultado.

Então fica a pergunta,  será que vale a pena contratar uma consultoria financeira ou eu vou direto e contrato uma assessoria financeira que vai executar o trabalho?

Minha orientação é que você primeiro contrate um consultor financeiro para que você possa entender sobre a questão financeira da sua empresa para que depois verificando a relação entre custo/benefício possa perceber que é melhor terceirizar assessoria financeira com uma empresa. O bom da consultoria financeira empresarial é que você vai entender claramente tudo o que você precisa fazer e precisa acompanhar, ou seja, você pode contratar uma assessoria financeira empresarial para execução do teu trabalho e apresentação de resultados porém , você terá conhecimentos técnicos e de métodos para validar o trabalho contratado pela assessoria.

Normalmente vale a pena terceirizar uma assessoria financeira empresarial pela questão do custo envolvido em mão de obra e direitos trabalhistas que quando calculados,  percebe-se que você consegue economizar tempo no processo e principalmente o investimento financeiro é bem menor se optar em contratar assessoria financeira terceirizada, ao invés de contratar um colaborador ou uma equipe para realizar a gestão financeira internamente .

Inclusive se você quiser contratar uma assessoria financeira empresarial, nós temos através da parceria com Gerando Empreendedores, Contadores especialistas financeiros em todo o Brasil que podem realizar a consultoria financeira e também terceirizar assessoria financeira para a sua empresa.

A importância de contratar uma empresa de consultoria financeira

Você pode realizar a questão do controle financeiro da sua empresa após a sua empresa recebe um treinamento sobre a gestão financeira empresarial através de uma consultoria financeira.

O que percebemos no nosso dia a dia é que as empresas de consultoria financeira estão bem preparadas para atender você  empreendedor e sua pessoa física com um custo bem menor com terceirização do que você contratar um contador interno ou um gestor para controlar as suas finanças.

Uma empresa de consultoria financeira pode prestar um trabalho de assessoria financeira mensalmente para seu controle financeiro empresarial e o controle financeiro pessoal, mas tudo isso pode valer a pena por vários motivos.

Nós entendemos que quando você contrata uma pessoa para realizar o trabalho gestão financeira internamente, além de você por as informações estratégicas internamente abertas, você pode ter que investir um valor bem alto para ter um pouco mais de segurança.

Você precisa contratar um funcionário, pagar férias, 13º salário e outras despesas trabalhistas e se o seu funcionário faltar, você ainda fica sem execução do trabalho.

Contratando uma empresa de consultoria financeira, você tem essa informação diária e a certeza que toda a preocupação de contratação e direitos trabalhistas até mesmo de substituição, fica por conta da empresa de consultoria financeira e você tem um valor mensal definido para pagamento pelo serviço.

Isso sem falar na evolução técnica do serviço que uma equipe específica em assessoria financeira pode garantir para a sua empresa.

Realmente vale a pena para sua empresa terceirizar gestão financeira através da contratação de uma empresa especializada consultoria financeira de assessoria financeira para pequenas e médias empresas.

Nós vamos te ajudar a ter mais lucratividade e aumentar o seu faturamento através de apontamentos realizados com índices específicos de controle empresarial, formatado exclusivamente para atender as necessidades da sua empresa.

Então não tenha dúvida que contratar uma empresa de consultoria financeira é o melhor caminho para melhorar o teu resultado e ter um crescimento exponencial.