Como abrir uma empresa de representação comercial

Olá representante comercial tudo bem com você? Eu acredito que você chegou nesse artigo para saber como abrir uma empresa de representação comercial, pois você achou  que é melhor abrir uma empresa do que trabalhar como pessoa física autônoma. Também você pode está querendo abrir uma empresa de representação comercial por motivo da empresa que vai te contratar, exige pessoa jurídica.

Seja qual for sua necessidade, aqui nesse artigo, nós vamos te dar dicas importantes para que você entenda não só como abrir a sua empresa de representação comercial, mas também como tributar e pagar o menor imposto possível.

Dicas também de natureza jurídica, que tipo de empresa você pode abrir nós também falaremos sobre isso nesse artigo.

Se você já tem ideia de como fazer esse processo de abertura de empresa e  única coisa que você precisa é contratar um contador para poder abrir a sua empresa,  nós temos atendimento em todo o Brasil e podemos realizar a abertura da sua empresa de forma rápida é eficiente, para isso,  você pode acionar a imagem abaixo e falar com os nossos contadores especializados em representação comercial.

Qual tipo de empresa abrir para representação comercial ?

Uma dúvida comum entre os representantes é que tipo de empresa e eu devo abrir , preciso ter sócio , posso abrir uma empresa individual ou uma EIRELI.  Agora nós temos uma empresa que é a sociedade limitada unipessoal que pode ser utilizada também pelo representante comercial,  ela tem a mesma característica de uma sociedade limitada porém,  não precisa de sócio e nem do capital social de 100 salários mínimos o que você tem a obrigatoriedade na EIRELI.

eu acredito que o melhor caminho seria realmente a sociedade limitada unipessoal, se você vai apenas prestar serviço e não tem uma empresa constituída em local físico onde você vai ter funcionários e uma estrutura empresarial,  você deve registrar a sua empresa no cartório de pessoas jurídicas.

Agora se você tem sócio para abrir a sua empresa de representação comercial, você pode abrir uma sociedade limitada ou dependendo do objetivo,  você vai abrir uma empresária se caso tiver objetivo empresarial , ou uma sociedade limitada simples que deve ser registrada em cartório de pessoas jurídicas .

Quais os Passos Para abrir uma empresa de representação comercial

Vamos falar agora de um passo a passo que você precisa ter para abrir a sua empresa de representação . Você precisa saber que precisa registrar a sua empresa no Conselho Regional de Representação Comercial e também ser registrado como pessoa física. Isso mesmo, se você for abrir uma empresa de representação por ser uma profissão regulamentada, precisa ter o teu registro de representante pessoa física, para depois fazer o registro da sua empresa como pessoa jurídica.

Para abertura de empresa nos outros órgãos,  você vai precisar elaborar um contrato social , registrar esse contrato na junta ou no cartório de pessoas jurídicas, ter cadastro na prefeitura , CNPJ e no conselho de representação.  Se você for ter um escritório físico no endereço comercial , vai precisar também da licença de funcionamento.

Atividade: Prestação de Serviço de Representação Comercial

Órgãos para registros:

Junta Comercial ou Cartório

Receita Federal – Obtenção do CNPJ

Prefeitura Municipal da sede da Empresa- Obtenção do CCM

INSS – Cadastro Previdenciário da Empresa

Caixa Econômica Federal – Cadastro para obtenção de Certidão Negativa e assuntos relacionados a FGTS de empregados.

Documentação Necessária:

– 01 cópia autenticada do RG, CPF;

– 01 cópia do comprovante de residência dos sócios;

– 01 cópia do IPTU do Imóvel – sede da empresa.

Impostos para empresa de representação comercial

Após a abertura da sua empresa de representação comercial , você vai precisar escolher um regime tributário, o que pode ser o simples nacional , o lucro presumido  ou lucro real. Com a mudança na legislação do simples nacional, você consegue tributar a sua empresa de representação com valor inicial de 6% no simples nacional , para isso , você precisa ter uma despesa de folha de salários de 28% no seu faturamento.

Se optar pelo lucro presumido, você vai pagar 11,33%  mais o imposto sobre serviço da sua cidade que pode variar de 2% às 5%.

A decisão do regime tributário é realizada logo após você abrir a sua empresa ou em janeiro de cada ano.

Nós indicamos que sempre antes de tomar uma decisão em relação aos impostos da sua empresa de representação comercial, procurar  um contador especializado no segmento para poder te ajudar em toda essa organização e você pagar o menor imposto possível.

Nós aqui na Soluzione Contabilidade estamos preparados para te ajudar com sua empresa de representação comercial em todo o Brasil. pode contar sempre conosco.