Confira 3 Dicas infalíveis para obter o controle financeiro na sua Empresa e na sua vida.

Olá empreendedores e empreendedoras, esse post é especial para você que gostaria de melhorar a sua gestão financeira, obtendo o controle absoluto de seus gastos, tanto na sua vida financeira pessoal, quanto de sua empresa.

Quando pensamos em gestão financeira, seja para uma empresa ou mesmo na vida pessoal, sempre parece um papel para outra pessoa dar conta.

No Brasil, infelizmente educação financeira não é algo comum no ensino padrão e nem é a escolha de muitos em estudar no decorrer da vida, o que consequentemente, faz com que muitas pessoas tenham dificuldades nesta área.

Mas se você tem ou gostaria de criar uma empresa, saber lidar com a questão financeira, acaba sendo uma exigência que muitas vezes separa uma empresa que dá certo de uma que chega a falência ainda nos primeiros anos, por problemas de gestão.

Poucas pessoas, realmente se interessam em aplicar métodos para se ter controle dos gastos, ação essa, que é muito eficaz através de uma gestão financeira.

É de suma importância saber que uma empresa de contabilidade pode e deve ajudar em seu negócio, no entanto, a questão financeira de uma empresa ou mesmo de sua vida pessoal, deve ser levada com total responsabilidade e que seja consciente o fato de que é, você, quem responde por essa responsabilidade financeira.

É preciso ter total entendimento no entanto, sobre o significado de uma boa gestão financeira, que engloba um grande número de técnicas e ferramentas, cujo o maior objetivo é maximizar, otimizar e inserir resultados, gerando mais lucro e produtividade na empresa, o que, quando bem compreendido pode ser trazida para atos da vida pessoal de cada um.

As ferramentas mais importantes dentro da gestão financeira, buscam não somente formas de melhoria, encontram também alternativas de uso e investimento das suas disponibilidades, para encontrar as melhores maneiras de utilizar ativos e todos os recursos possíveis nessa busca, que engloba desde os recursos humanos aos tipos comportamentais da empresa ou pessoais, gerando grande melhoria nos resultados esperados.

Se você acha que não tem controle da sua vida financeira, ou gostaria de aprender como mudar sua forma de pensar, sobre as questões que envolva contabilidade em finanças de sua vida, reunimos 3 dicas úteis para mudar esta situação:

Dica 1- Não terceirize sua responsabilidade

Ilustração de imagens não terceirize sua responsabilidade

Contratar um escritório de contabilidade ou contratar um contador  é sim algo que te ajuda e muito na gestão financeira da sua empresa e saiba que vai precisar contratar de qualquer forma, porém pensar em gestão, não significa depender exclusivamente de um contador, significa  mudar a maneira como se pensa em questão de gastos. 

De nada adianta contratar um profissional  para colocar suas finanças em ordem, se seu comportamento não busca um planejamento estratégico primeiro.

Alguns sacrifícios devem ser feitos para que salte uma veia de empreendedor de sucesso, se você não consegue se planejar ou não compreende muitas coisas, busque assessoria, contrate uma empresa responsável que lhe dê respaldo e te ensine a gerir com responsabilidade.

Algumas pessoas no entanto confundem, contratar um profissional de contabilidade com  passar todas as responsabilidades financeiras, o que pode gerar muitos transtornos, pois se a empresa é sua, é sua responsabilidade lidar com a responsabilidade dos gastos da empresa.

Não terceirize a responsabilidade que é tão somente sua para gerir um bom negócio e ter uma boa gestão financeira.Tenha comprometimento com suas responsabilidades.

Dica 2 – Entenda onde quer chegar através de uma boa gestão financeira

Saber onde se quer chegar é um fator determinante para o sucesso, mas não tão importante quanto traçar uma rota, ou fazer um planejamento.

Sendo preciso investir tempo, estudo e dedicação, compilando um plano de ação que gere uma missão e objetivos capazes de atender aquilo que se acredita e se busca.

Ter consciência de onde você quer chegar, após entender que a responsabilidade financeira é sua e por isso sacrificar pequenos vícios e ter uma disciplina é tão necessário quanto contratar um contador e já é um grande passo para o um bom controle das finanças.

Deste modo é preciso traçar uma definição de onde você quer chegar com a sua empresa, o que vai fazer com a renda gerada, efetuar um planejamento das suas atividades e quais os próximos passos.

É preciso separar o joio do trigo, nesta etapa, metas, métricas e detalhes dos recursos disponíveis devem ser colocados em pauta. Após a reunião de todas as informações necessárias, começa o engajamento. Que antes de atingir a equipe precisa ser atingido em tudo aquilo que você acredita, afinal seu time de colaboradores também precisam acreditar que suas metas são boas para eles, gerando um bom crescimento organizacional.

Uma boa estratégia de planejamento das meta e valores a serem seguidos, está em implementar ferramentas e técnicas, como um fluxo de caixa por exemplo, ou ferramentas similares que permitam uma organização otimizada das suas finanças se enquadrando em uma boa gestão financeira.

Assim como mentorias, capacitações e qualquer meio que te permita ver com clareza, projeções de caixa, futuros recursos e até futuros problemas financeiros, para que não fique refém do acaso. E saiba com antecedência cada passo a ser dado, desde a necessidade de um empréstimo à mudanças que gerem cortes ou redução de gastos.

É claro que existem algumas empresas de contabilidade que oferecem essas ferramentas de gestão financeira, além de ótimas consultorias para que não precise se preocupar com as coisas que não compreende totalmente.

A contratação de um bom escritório contábil para trabalhar lado a lado com seus sonhos é provavelmente o investimento mais rentável depois do próprio negócio.

Nós da Soluzione contabilidade oferecemos as melhores ferramentas de soluções em gestão financeira, para te ajudar a ter um controle necessário em todas as suas atividades e o melhor, essas ferramentas também podem ser aplicadas para o escopo da vida pessoal.

A principal fonte empreendedora e que deve ser modificada para se obter o sucesso é a sua maneira de pensar, condicionar a mente a agir diferente para que aos poucos o dinheiro comece a trabalhar para você, pois ferramentas de gestão financeira sim são coisas que podem ser terceirizadas, não a sua forma de pensar.

Dica 3 – Foque no que é importante

Se preparar através de muito estudo e dedicação, é algo essencial, pois possibilita uma visão de mundo capaz de se planejar previamente e ter um controle mais estratégico de gastos, aumentando a capacidade de se criar planos de ação capazes de tornar uma boa base financeira com o tempo, uma vez que a gestão financeira é um ato que inicia no passado, se faz necessária no presente e traz frutos no futuro

Após ter  estabelecido quais são suas responsabilidades e onde pretende chegar com os resultados esperados, chegou a hora de focar no processo.

É preciso definir políticas de cobranças e de conduta, valores e missões com segurança e diferentes perspectivas. E é claro se policiar ao máximo em todo o planejamento estratégico, para garantir que todo o esforço e dedicação converta-se em dinheiro e sucesso.

Os principais investimentos, além de uma empresa que garanta uma gestão financeira de qualidade, são treinamentos para você e seu time de colaboradores, um controle eficaz de ferramentas de tecnologia relevantes e controle de inadimplências. Garantindo que todas as áreas da empresa funcione sem erros e em harmonia, não deixando margens para que algo atrapalhe um retorno financeiro garantido.

Focar nas suas responsabilidades, investir em ferramentas, implementar um bom planejamento estratégico e gerencial é o segredo para uma gestão financeira funcional e valorosa que certamente fará o dinheiro trabalhar em seu favor, mesmo quando esta descansando ou de folga.

Dica Extra – Terceirize a Gestão Financeira do seu negócio.

Para se tornar um bom gestor de suas próprias finanças, é preciso se livrar daquilo que toma seu tempo. Principalmente se você não domina ou entende os processos  necessários para que sua empresa apresente uma boa gestão de negócios.

Então ocupe-se em apenas gerir seus patrimônios e as coisas que mais considera importante para sim, deixando o mais complicado com especialistas no assunto, que não só farão o trabalho chato como garantirão um maior sucesso em seu empreendimento.

Veja essa ação como um  investimento que fará uma grande diferença por permitir que seu tempo seja revertido com processos mais produtivos na empresa e na vida, além de evitar possíveis erros e complicações muitas vezes passíveis de ser evitadas.

Conheça nosso serviço de Terceirização da Gestão Financeira e faça um orçamento conosco, realizamos um maior controle de todos os departamentos financeiros da sua empresa, além de lhe possibilitar uma maior tempo para focar no que é realmente importante, os lucros e o crescimento do seu negócio.