Abrir empresa é um sonho de mais de 50.000.000 de empreendedores no Brasil que hoje trabalham na informalidade. Mas nós sabemos que para abrir uma empresa não precisa simplesmente vontade ou até uma oportunidade, precisamos de conhecimento.  resiliência e muito foco.

Eu irei te contar uma história para simplificar o que é abrir uma empresa que aconteceu comigo mesmo a 10 anos atrás quando eu resolvi empreender,  quando eu achei que simplesmente conhecer ou melhor achar que o nosso cliente ou o nosso futuro cliente tinha uma dor e que eu poderia curar, foi assim que eu dei os meus primeiros passos para abrir uma empresa .

Hoje como o contador de micro e pequena empresa eu percebo a importância que é ter informação correta no momento de você abrir a sua empresa, infelizmente mais de 20% das empresas morrem no primeiro ano em mais de 60% em 5 anos,  isso quer dizer que mesmo você tendo resiliência não é o suficiente para se manter no mercado empresarial você, precisa começar bem estruturado para se manter no mercado

Já viu aquela história de que pau que nasce torto morre torto ? Isso pode acontecer também no momento da abertura da sua empresa, isso porque, sem um planejamento adequado para você conhecer os principais números da sua empresa , o mercado que você vai atuar e principalmente quais são as principais desafios de quem faz a gestão empresarial .

Motivos para abrir empresa

Acredito que o primeiro passo pra você poder abrir uma empresa é realmente descobri o real motivo, o que está fazendo você ter esse  impulso de ser empresário e ter seu próprio negócio. Com o passar do tempo, você percebe que não só esse impulso mas outras habilidades são necessárias para que você possa manter o seu negócio de pé.

Então os motivos que te levam abrir o seu próprio negócio, precisam ser muito bem avaliados. Eu poderia falar com você agora sobre diversas coisas mas o mais importante nesse momento, até mesmo do que você chegou nesse conteúdo tentando entender como você abre sua empresa é você ter certeza que esse  motivo pelo qual você está querendo abrir sua empresa seja realmente um motivo sustentável .

Muitos empreendedores quando procuram a nossa empresa para entender o processo de abertura de empresa , primeira coisa que eu pergunto para eles,  quais são as habilidades que eles já identificaram neles para eles poderem ser empreendedores.

O processo de abrir a empresa, contratar funcionários,  estruturar o seu próprio negócio,  eu acho que não é um grande desafio é um desafio médio porte. Quando nós olhamos para a estrutura psicológica  e o grau de resiliência do empreendedor,  percebemos que a maioria não sabe realmente o que vai enfrentar nos primeiros anos do seu negócio.

É claro que eu não quero aqui te desmotivar abrir a sua empresa,  mas eu quero te motivar a contratar um contador que entenda de negócios para junto com você medir a viabilidade do seu negócio. Pode ser que você precise  fazer alguns ajustes nos seus planos para que tudo dê certo.

Abrir empresa para quebrar?

Atuando no mercado há mais de uma década , percebi que alguns empreendedores abrem sua empresas já com data de fechamento. Quando um empreendedor me procura para abrir uma empresa e ele não tem um mínimo de planejamento,  não entendeu a necessidade do cliente, não foi formatou  muito bem o seu serviço, seu produto e muito menos calculou o custo necessário para manter essa empresa até chegar no ponto de equilíbrio,  percebo realmente que essa empresa tem um pouco futuro .

É claro que muitas empresas acabam dando sorte porque pegam uma oportunidade de mudanças de mercado,  sabe aquela coisa que que as pessoas falam “que é quando a maré baixa que a gente percebe que está nadando pelado” ? É isso que acontece com alguns empreendedores que acabam dando sorte e procuram abrir sua empresa no momento que tudo está dando certo, a economia está em alta,  muitos investimentos,  taxa de desemprego diminuindo e por aí vai…

Esse momento de expansão mesmo que você não tenha muito conhecimento sobre como gerir sua empresa,  você consegue dá certo,  mas é por isso que às vezes as empresas acabam morrendo em 5 anos,  isso é devido uma baixa do mercado que acontece de tempos em tempos.

Então antes de abrir uma empresa busque entender sobre o seu negócio , quanto de dinheiro realmente você vai precisar , quais os conhecimentos necessários para que você possa vencer a concorrência  e principalmente quais as habilidades você precisa ter para que possa definir se vai ter um sócio ou se vai empreender apenas contratando funcionários.

Você já tem empresa aberta e precisa trocar de contador? Nós te ajudamos nesse processo. Acesse: Quero Trocar de contador.

3 Passos para abrir uma empresa de sucesso

Agora que você já entendeu que para você abrir uma empresa precisa ter muita atenção em pontos fundamentais para que você possa ter sucesso , irei falar de três pontos extremamente importantes que você precisa ver antes de entrar em campo para jogar esse jogo do empreendedorismo.

Planejamento para abrir uma empresa

Quando você tem um mapa do território que você vai percorrer , fica muito mais fácil você evitar pisar uma mina,  pegar uma estrada que de repente vai te distanciar do teu alvo ou seja , você entende que quando você conhece realmente o caminho, você consegue encurtar o tempo, reduzir os riscos de acidentes e ter mais objetividade.

É assim com a empresa se você planejar as finanças , o dinheiro necessário para você alcançar o ponto de equilíbrio. Nesse ponto você precisa ser muito conservador porque tem muitos empreendedores que são muito otimistas, acabam no momento de abrir a sua empresa planejando que tudo vai dar certo mas geralmente não é assim que acontece, até porque, se é a primeira vez que você está empreendendo,  tem uma curva de aprendizado ainda grande pela frente.

É importante que você pense nisso e ser conservador na questão financeira,  sempre pense que vai dá tudo certo,  mas se sair algo errado, precisa de  um plano b.

Fazendo um bom planejamento financeiro operacional e estratégico,  com certeza você tem grandes chances de dá certo.

A falta do planejamento é um dos principais pontos de mortalidade de empresas no Brasil .

Gestão da Empresa

Muitos empreendedores quando buscam abrir empresa, são motivados por conhecimentos que eles adquiriram em uma experiência profissional anterior.

Acontece que quando você abre a sua empresa,  você não tem a mesma estrutura de quando você estava trabalhando naquela outra empresa onde você aprendeu fazer parte do processo que te motivou a abrir sua empresa,  você tinha provavelmente outras pessoas que executavam outras tarefas e tinha outras experiências, só que agora é só você, com a sua experiência e conhecimento.

Fica uma pergunta:  Será que realmente você está preparado para gerir a sua empresa?  Será que você tem todas as habilidades necessárias de um bom gestor,  seja na parte operacional ou na financeira e estratégica do seu negócio?

Por isso que antes de abrir a sua empresa você precisa pensar muito bem sobre as habilidades que você precisa ter para ser um bom gestor .

Se você tiver dinheiro,  você pode contratar bons profissionais ou até empresas como por exemplo a oportunidade de terceirizar a gestão financeira da sua empresa porém,  você precisa de conhecimento para acompanhar todo o processo.

Então não esqueça que gestão é um ponto importante para garantir sucesso para a sua empresa.

Mentalidade do Empreendedor

Eu falo que quando você vai abrir uma empresa, você vai passar para o outro lado da mesa e dependendo da sua experiência profissional que você adquiriu onde você trabalhava, você vai precisar de muita resiliência,  porque quando você abre a sua empresa, você é responsável por tudo e na experiência anterior,  você fazia parte de um processo onde estava muito confortável,  só que agora você está só para fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Se também não tiver muitos investimentos iniciais,  provavelmente você vai acumular funções as quais você precisa desenvolver habilidades para executá-las.

Em tese quando falamos de mentalidade do empreendedor no momento de abrir sua empresa,  falamos de foco e resiliência.

O que você precisa entender nesse momento é que tudo vai depender de você e da sua equipe,  por isso o emocional precisa está equilibrado e mentalmente preparado para liderar e enfrentar as diversidades com certeza apareceram.

A importância do contador para você abrir empresa

Agora que você já está mais preparado e consciente do que é abrir uma empresa e a responsabilidade que vai enfrentar,  eu preciso te dizer uma coisa muito importante.

Como contador empreendedor focado em ajudar empresas a terem mais resultados, percebo que a maioria dos empreendedores que vão iniciar  seus negócios, ainda não entenderam a importância do contador no processo para abrir a sua empresa , no planejamento e gestão da sua empresa.

Mas fica tranquilo que eu entendo perfeitamente tudo o que está acontecendo na sua mente agora,  até porque você precisa economizar e reduzir seus custos para que você tenha uma boa gestão financeira e do seu negócio.

Agora eu também preciso esclarecer que um contador preparado com uma visão de negócios pode encurtar o seu caminho ao sucesso.

Fica claro que a maioria das pessoas no momento de abrir uma empresa não entendem de verdade à importância do contador , até porque , o contador sempre foi associado a burocracia do Estado Brasileiro.

Com a tecnologia,  isso está mudando.  Atualmente é  mais fácil e rápido abrir uma empresa porém, o contador tem um papel fundamental nesse processo inicial de abertura da sua empresa,  pois é neste momento que um planejamento tributário deve ser realizado .

Muitos empreendedores acabam abrindo suas empresas,  sem mesmo definir as atividades que apontam a carga tributária da empresa.

Agora eu acredito que você já está mais preparado para entender a importância do contador no processo para abrir empresa e principalmente no dia a dia da gestão do seu negócio.

Nós vamos te ajudar a ter mais sucesso. A Soluzione Contabilidade Digital e Online espera seu contato para que possamos ajudar você a ter muito sucesso com usa empresa.