Montar Farmácia

Vale a Pena Montar uma Farmácia?

Olá farmacêuticos! Você acha que vale a pela montar uma farmácia no Brasil? De acordo com pesquisas realizadas pela empresa IQVIA, o país subiu no ranking global como o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, ficando apenas atrás de países como Estados Unidos, Japão e França.

No entanto, não é uma coincidência que, diante da burocracia nacional, as novas empresas farmacêuticas têm recorrido a consultorias contábeis para a abertura de suas empresas. Segundo pesquisas do SEBRAE, 79% dos micro e pequenos empreendedores já utilizam os serviços de contabilidade.

Por conta do acréscimo no interesse desses profissionais, no artigo de hoje a Soluzione Contábil vai mostrar se vale a pena montar uma farmácia e se é vantajoso aderir a um serviço de contabilidade. Confira!

Antes de tudo, o contador pode auxiliar no sucesso de uma farmácia?

Para montar uma farmácia, apenas o mercado a favor do segmento ou as oportunidades não são o suficiente. É necessário que o profissional farmacêutico também analise questões legais e tributárias que podem impactar financeiramente sua farmácia.

Para isso, é fundamental ter um contador ou um serviço de contabilidade especializado no ramo da saúde em todos os processos de abertura da empresa. Mas a princípio, vamos entender alguns dos processos necessários para a abertura da farmácia:

Tributação da farmácia

Atualmente, existem três regimes tributários que podem impactar as finanças da empresa de médio a longo prazo. Esses regimes de tributação são chamados de Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

No programa do Simples Nacional, seus tributos federais, estaduais e municipais são unificados. É ideal para micro e pequenas empresas, pois o optante pode faturar até R$4,8 milhões por ano. No caso de uma farmácia, seus tributos serão conforme Anexo I:

No Lucro Presumido, os impostos federais variam de acordo com a atividade da empresa e o ICMS de acordo com a mercadoria; devido a grande variação nos tributos, é de suma importância que seja feito um Planejamento Tributário antes da abertura da empresa.

No Lucro Real, a tributação é diversificada de acordo com seu lucro líquido. É ideal para grandes negócios ou empresas que passam por prejuízos no determinado período.

Não se esqueça de verificar o melhor regime com seu contador. Somente ele poderá verificar a viabilidade de cada tributação!

Já entendi os aspectos técnicos, mas como montar minha farmácia?

Abrir uma farmácia é, muita das vezes, o processo que muitos profissionais realizam individualmente, sem ajuda de um serviço especializado em abertura de farmácia. Esse é o grande erro de muitos empreendedores.

Ter ajuda nessa fase é um dos pontos mais importantes, pois vai garantir que todos os processos legais e tributários estejam regularizados dentro dos padrões vigentes.

O primeiro passo para montar sua farmácia, é elaborar seuato constitutivo você for abrir uma EIRELI, o contrato social se sua natureza jurídica for Sociedade Limitada ou requerimento de empresário, caso for atuar como empresário individual. Esse documento define suas obrigações como empresário e abre oficialmente a empresa.

Após isso, é necessário se registrar em uma Junta Comercial ou cartório da sua cidade , na Receita Federal e também se registrar em sua prefeitura e solicitar o alvará de funcionamento para formalizar sua farmácia.

Além disso, há outros registros obrigatórios para montar uma farmácia. São eles:

  • Registro no Ministério da Saúde;
  • Registro no Conselho Regional de Farmácia;
  • Cadastro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos da saúde);
  • Vigilância Sanitária.

Gostou das dicas? Aqui na Soluzione Contábil, nós oferecemos esse serviço de abertura de empresa para você ter mais tranquilidade e alcançar o sucesso! Se você tiver alguma dúvida sobre como funciona o processo, entre em contato conosco.