Soluzione Contábil

Contabilidade para Empreendedores

Contabilidade para Empreendedores

Nos primeiros quatro meses de 2020, foram abertas mais de 1 milhão de empresas. Além disso, o país possui mais de 18 milhões de empresas ativas.

Dentro de um cenário tão competitivo, a contabilidade para empreendedores pode fazer toda a diferença para o sucesso do pequeno negócio.

Muito mais do que a execução dos serviços contábeis e fiscais, a contabilidade atua no planejamento e gestão das empresas. Também possui papel essencial quanto à mentalidade dos empreendedores.

Essa ciência, focada em resultados, tem sua efetividade diminuída por problemas comportamentais que impedem que o empreendedor alcance resultados.

A contabilidade é a responsável por demonstrar os resultados das operações das empresas. Também por avaliar o estado da saúde financeira, possibilitando que o negócio se desenvolva.

Muitas vezes, o desafio financeiro está no controle de fluxo de caixa. E sem informações, o empresário tem seu poder de decisão diminuído.

O histórico contábil e a apuração das informações são essenciais para o crescimento dos negócios. É possível contar com o auxílio de um escritório de contabilidade para empreendedores antes mesmo da abertura do negócio.

Os profissionais contábeis atuam no planejamento e podem conduzir todo o processo de abertura da empresa. Quando a empresa crescer, já terá o acompanhamento da contabilidade e, por isso, a lucratividade será mais facilmente alcançada.

Como você já percebeu, são muitos os benefícios de contar com uma contabilidade para empreendedores. Nos próximos parágrafos, posteriormente falaremos sobre como esse profissional pode atuar como parceiro para o crescimento de seu negócio. Confira!

A importância da informação contábil para o novo empreendedor

Assim também, o empresário pode ou não contratar um serviço de contabilidade. Porém, o que ele não pode é deixar de conhecer, o mínimo que seja, as questões contábeis de seu negócio.

É necessário saber os impostos e encargos cobrados sobre a atividade da empresa. Também é essencial acompanhar o recolhimento dessas obrigações.

Muitos empreendedores acabam abrindo seus negócios sem conhecimento sobre o segmento. Muitas vezes, não sabem sobre como gerir um negócio ou desconhecem o público-alvo.

Dessa forma, encontram muitas dificuldades para alcançar o sucesso. Por isso, é necessário se profissionalizar e entender de assuntos como gestão e planejamento.

O empreendedor não pode ignorar as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas que precisa entregar mensalmente ao governo. Todas as empresas brasileiras são obrigadas a manter a escrituração contábil mensal. A única exceção são os microempreendedores individuais.

Além das boas ideias, no início da empresa, é necessário ter capital para iniciar o empreendimento. Também é necessário cumprir uma longa lista de obrigações.

O empreendedor pode não possuir informações sobre prazos de entrega de documentos e recolhimentos de impostos, por exemplo. Além disso, há questões societárias que podem acarretar em dificuldades ao novo empreendedor. Outro grande problema que ele pode ter é em relação às finanças da empresa.

Mesmo que contrate um escritório de contabilidade, é necessário entender a importância da informação contábil para o novo empreendedor. O novo empresário precisa conhecer os conceitos básicos da área, pesquisar e estudar sobre o assunto.

Assim, não ficará perdido ao conversar com o contador. Além disso, os relatórios contábeis e gerenciais serão realmente úteis para a tomada de decisões.

Contando com a parceria de um escritório de contabilidade para empreendedores, precisará solicitar a certidão negativa da empresa nos órgãos fiscais.

Esse é um dos principais indicativos de que está cumprindo suas obrigações corretamente. Também é importante solicitar balancetes para acompanhar a situação da empresa.

Diferentes tipos de empresas possuem diferentes encargos tributários

O empreendedor precisa conhecer alguns conceitos básicos de contabilidade. Por exemplo, você sabia que tanto a natureza jurídica quanto os regimes tributários influenciam no valor dos impostos pagos? É importantíssimo que o empreendedor tenha noções desses assuntos.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de empresa. Conheça os diferentes regimes tributários em que as empresas podem ser registradas e como eles influenciam no valor dos impostos.

A importância da Contabilidade para Empreendedores

As informações geradas pelo contador possibilitarão que o empreendedor conheça melhor seu negócio. Com isso, poderá gerir seu empreendimento de forma a obter lucro e permanecer ativo por bastante tempo.

O empresário precisa ter uma relação de confiança com seu contador. O contador deve conhecer a visão estratégica do negócio para que os seus registros sejam úteis para o crescimento do negócio.

Hoje, o papel do contador vai além de cuidar das obrigações fiscais das empresas. Esse profissional atua na organização e estruturação do negócio. Também é capaz de medir o retorno do capital investido.

A contabilidade é uma ferramenta de gestão. Por meio dela, pode-se projetar resultados a partir de metas. É importante que o empreendedor procure a orientação do contador antes mesmo da constituição da empresa.

Assim, conhecerá os encargos e obrigações fiscais, legais e contábeis que terá com sua atividade.

falar-com-o-contador

Planejamento tributário

Os pagamentos de tributos são as principais obrigações que o empreendedor deve arcar para manter seu negócio funcionando. Eles variam de acordo com a atividade, regime tributário e natureza jurídica.

Porém, é possível se planejar quanto a essas obrigações antes mesmo do início da empresa. Esse planejamento é feito pelo contador com base na análise de todas essas questões da empresa.

Gestão financeira

As finanças são extremamente importantes. Por meio delas, é possível manter o estoque e pagar os funcionários, por exemplo. Porém, muitas vezes o empreendedor tem dificuldade em gerenciar seu próprio dinheiro.

O contador pode, então, auxiliá-lo no registro de todas as entradas e saídas. Também pode prestar orientações nesta área, sempre visando o sucesso do empreendimento. O apoio do contador também pode auxiliar quanto à precificação dos produtos.

A contabilidade como solução de crescimento para o novo empreendedor

Da mesma forma, quando se trata do crescimento de um negócio, a avaliação e o suporte de um contador são sinônimos de segurança ao empreendedor. Os registros contábeis darão ao novo empresário informações reais sobre seu negócio.

O empreendedor conhecerá todos os seus gastos, capital de giro, impostos a que é obrigado e outras informações importantíssimas. Primeiramente, conhecer essas informações é imprescindível ao empreendedor que visa o crescimento de sua empresa.

Isso por que os conhecimentos tributários, contábeis e trabalhistas, a contabilidade lhe direciona os caminhos mais viáveis para o sucesso do negócio. Dessa forma, equívocos serão evitados e decisões estratégicas poderão ser tomadas.

O suporte de um escritório de contabilidade para novos empreendedores traz a liberdade de focar na atividade específica. Os contadores possuem conhecimento das regras e processos tributários. Mas também estão sempre se atualizando sobre questões específicas relacionadas ao seu negócio.

Além disso, as soluções propostas pela contabilidade são adequadas à estrutura do negócio. Isso independe do tamanho ou da atividade que a empresa desempenha.

Contabilidade é sinônimo de economia

Assim também, desde o início da empresa, a contabilidade pode auxiliar o empreendedor. Os contadores indicarão o melhor regime de tributação, questões societárias e outras que influenciarão nos valores de impostos que deverá pagar. Se a empresa já tiver sido aberta e estiver inscrita no regime tributário errado, não é um problema.

Isso porque a contabilidade pode fazer uma revisão tributária. Com a análise da realidade de sua empresa, é possível mudar o regime e garantir uma maior economia tributária.

Economia e utilização dos recursos da maneira correta são os maiores benefícios da contratação de serviços contábeis. E que empreendedor não quer isso?

Assim também, a contabilidade também colabora com a legalização de sua empresa, mesmo mediante às mudanças legislativas. As adequações e orientações podem ser feitas tanto na área tributária quanto trabalhista.

Dessa forma, atua de forma preventiva a problemas e processos futuros. Contar com suporte especializado é essencial para a manutenção de sua empresa e para a diminuição de erros.

Os benefícios de ter um contador empreendedor como parceiro

Os profissionais de contabilidade usam seu tempo e recursos para auxiliar o empreendedorismo no Brasil. Mais que a entrega de burocracias, visam a sobrevivência das empresas no cenário desafiador do empreendedorismo brasileiro.

Com o auxílio da tecnologia, hoje esses profissionais podem focar na interpretação de informações.

Os contadores atuam como analistas dos negócios, indicando novas possibilidades. Do mesmo modo, analisam dados, direcionando melhorias e ajudando a traçar planejamentos para atingir os objetivos da empresa.

Também atuam como consultores do negócio. Sua visão estratégica os permite atuarem como contadores empreendedores.

O contador com visão de empreendedorismo indica oportunidades de mercado e analisa o histórico da empresa. Assim, pode alavancar mudanças e gerar lucro.

Com informações relevantes, contribui no processo de decisão. Essa é uma parceria estratégica, que garante a reputação no mercado, facilita a negociação e melhora os processos de pagamento de obrigações.

Conte com o auxílio de um escritório contábil online e especializado em empreendedorismo. A Soluzione atua há mais de dez anos apoiando o crescimento das empresas brasileiras. Com visão empreendedora, atendimento e soluções personalizadas, pode alavancar sua empresa.

Assim, a Soluzione também oferece serviços de contabilidade para empreendedores digitais. Tenha o apoio de uma contabilidade online para auxiliá-lo em todo o Brasil e no momento que precisar.

Em conclusão, fale agora mesmo com nossos consultores!

Open chat