Soluzione Contábil

Contabilidade para Salão de Beleza

contabilidade para salão de beleza

Há empreendedores que realizam seu sonho de abrir um salão de beleza, mas não conhecem as particularidades desse segmento. As questões tributárias e trabalhistas possuem regras e leis específicas. Por isso, para ter sucesso nessa área, é necessário contar com a parceria da contabilidade para salão de beleza.

Além da prestação de serviço, muitos salões de beleza também comercializam produtos de diversas espécies. Essas diferentes operações também significam diferentes regras tributárias. Por mais que a burocracia traga dificuldades, é necessário conhecer essas questões contábeis.

Para lidar com elas, contudo, o empreendedor pode contar com o auxílio do contador para salões de beleza. O apoio desse profissional pode fazer toda a diferença para o sucesso de seu negócio. O contador pode lhe auxiliar na gestão das finanças, cuidar dos tributos e orientar quanto às questões fiscais e trabalhistas.

Uma contabilidade especializada em salão de beleza desenvolverá relatórios com dados financeiros, tributários e gerenciais. Essas informações permitirão que você conheça a real situação de seu salão.

Assim, poderá tomar decisões para o crescimento de seu salão. No texto de hoje, você confere os detalhes da contabilidade para salão de beleza e como os contadores podem lhe ajudar a alcançar o sucesso.

A Lei do Salão Parceiro

A abertura dos salões de beleza ocorre normalmente, com elaboração do contrato social e registro na junta comercial. Porém, a maior particularidade contábil dos salões de beleza é a Lei nº 13.352/2016. Ela foi criada em 2017 e é conhecida como a Lei do Salão Parceiro.

Seu objetivo é regulamentar as relações trabalhistas em salões de beleza e barbearias. Ela evita que sejam estabelecidas relações informais entre os salões e os profissionais. Assim, as duas partes têm a segurança de atuarem formalmente, dentro da lei.

As relações entre os salões e os profissionais são estabelecidas por meio do contrato de parceria, com segurança jurídica. Assim, cabeleireiros, manicures, barbeiros, depiladores, esteticistas e maquiadores passam a ter a figura jurídica de profissional parceiro.

Essa lei também auxilia na redução das despesas dos salões de beleza. Com ela, não é mais necessário arcar com contribuição previdenciária e outros benefícios garantidos pela CLT.

Ela também torna possível deduzir do faturamento os repasses aos profissionais parceiros. Porém, isso só vale para os profissionais que citamos acima.

Outros profissionais que atuam em salões de beleza, como prestadores de serviços administrativos e de manutenção, continuam sujeitos à CLT.

Por que é uma parceria e não uma relação trabalhista?

Porque, de acordo com a lei, as duas partes fornecem itens essenciais para a execução dos serviços. Dessa forma, o salão fornece a estrutura e os equipamentos necessários. Já o profissional fornece seu talento e sua mão de obra.

Dessa maneira, ambas as partes recebem pelos serviços executados. A divisão é feita com base no percentual de lucro estabelecido no Contrato de Parceria. Daí a importância de definir o contrato com todo cuidado e atenção.

O profissional parceiro atua como Pessoa Jurídica. Ele pode ser MEI, micro ou pequeno empresário. Contudo, o profissional parceiro não pode abrir uma empresa em sociedade. Por outro lado, o salão de beleza não pode ser MEI para entrar na Lei do Salão Parceiro.

Apesar de precisar escolher entre as outras natureza jurídica, o salão não é impedido optar por tributar pelo Simples Nacional.

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Abertura de salão de beleza

Para que o salão possa se enquadrar na Lei do Salão Parceiro, deve seguir algumas regras desde a abertura. Contar com o auxílio de um contador para realizar esse processo é de extrema importância. Assim, o empreendedor não corre o risco de cometer erros e perder o benefício da lei.

A contabilidade também pode conduzir todo o processo de abertura, bastando ao empreendedor lhe enviar seus documentos.

No momento da abertura, é necessário preencher o Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) corretamente. Dessa forma, as atividades exercidas serão registradas com clareza e não haverá problemas após a abertura.

Outra questão que precisa ser definida nesse início é a natureza jurídica. É possível abrir uma empresa individualmente ou por meio de sociedade. Cada natureza jurídica possui regras diferenciadas. Confira as principais características.

MEI, Empresa Individual, Sociedade Limitada Unipessoal e Eireli

Essas são as naturezas jurídicas possíveis para empreendedores que desejam abrir empresas sozinhos. O MEI é a forma mais simples de abrir uma empresa. Porém, nem todos os empresários podem optar pelo MEI. No caso dos salões de beleza, se optarem pela natureza jurídica MEI, não se enquadram na Lei do Salão Parceiro.

Assim, restam as opções Empresário Individual, EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal.

Empresário Individual: em caso de dívidas, o empreendedor é obrigado a responder com seus bens pessoais.

EIRELI:  seus bens são protegidos, mas precisa de um capital social de cem salários mínimos.

Sociedade Limitada Unipessoal: o patrimônio pessoal é protegido e não há capital social mínimo.

Sociedades

As sociedades são uma boa opção para quem deseja abrir um salão de beleza de forma coletiva. Há pelo menos quatro formatos de sociedade e cada um possui regras específicas. O modelo mais utilizado normalmente é a Sociedade Limitada. Esse é o melhor modelo para prestadores de serviços. O patrimônio pessoal dos sócios é protegido. Saiba mais sobre as naturezas jurídicas.

Regimes tributários para salão de beleza

Outra questão importante a ser definida no momento da abertura do salão de beleza é o regime tributário. Nas três opções: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, o empreendedor pode ter economia tributária. Porém, é necessário que o contador avalie os dados da sua empresa para orientar quanto à melhor tributação.

Gestão financeira

Comissão de profissionais, venda de produtos e despesas fixas, como água, luz e aluguel devem ser controlados. Se essas informações financeiras estiverem desorganizadas, não é possível conhecer a real situação de seu negócio. Além disso, a falta de controle financeiro dificulta as divisões dos lucros entre o salão e os profissionais parceiros.

A contabilidade possui técnicas para lhe auxiliar na gestão financeira do salão de beleza. Numa combinação de foco, processo e disciplina, é possível controlar as finanças. Fazendo um controle detalhado é possível descobrir como usar os recursos da melhor forma.

A importância de uma contabilidade especializada em salão de beleza

Uma contabilidade especializada em salão de beleza pode auxiliar em todas essas questões. Poderá cuidar da elaboração do contrato de parceria, garantindo um equilíbrio entre as duas partes. Também poderá instruir quanto à melhor natureza jurídica e o melhor regime tributário.

Caso o salão esteja inscrito no regime tributário errado, poderá fazer uma revisão tributária, garantindo a economia de impostos.

Além disso, com o apoio de um contador, o empreendedor tem a garantia de gerir seu salão da melhor maneira. Esse profissional pode atuar desde a abertura da empresa até o controle de lucros e despesas. Além disso, ajudará a definir estratégias e metas financeiras.

Com o apoio de um contador com visão empreendedora, o crescimento de seu salão é garantido.

A contabilidade gerencial cuidará de todos os aspectos burocráticos do salão de beleza. Atuará desde a abertura do negócio e realizará toda a escrituração fiscal obrigatória.

Além disso, orientará e acompanhará todas as etapas do desenvolvimento do negócio.

Soluzione, uma contabilidade especializada em salões de beleza

A Soluzione é uma contabilidade especializada em salões de beleza e pode auxiliar no sucesso de seu negócio.  Nossos especialistas atuam de forma segmentada.

Isso significa que eles estão familiarizados com as especificidades fiscais do segmento de beleza. Devido a essa familiaridade, poderão desenvolver relatórios com informações realmente úteis para seu crescimento.

Além disso, lhe orientarão quanto às melhores estratégias, visando sua economia e lucratividade no dia a dia do negócio.

Além da abertura da empresa, possuímos diversas outras soluções para apoiar o pequeno empreendedor. Conheça nossos serviços.

Assessoria Fiscal 

As questões tributárias são complexas e diferenciadas para cada atividade exercida. Não tenha dúvidas quanto ao pagamento de impostos. Também não corra riscos de pagar impostos indevidos.

Com o suporte da Soluzione, você conta com planejamento tributário para garantir que pague o menor valor de tributos possível. Caso sua empresa esteja inscrita no regime errado, é possível fazer uma revisão tributária, visando a economia com impostos.

Com esse serviço, a Soluzione cuida de todos os cálculos de impostos para sua empresa. Também realiza todas as entregas de declarações e cuida para que seu salão atue com regularidade junto aos órgãos fiscais.

Assessoria Trabalhista

Não corra riscos de processos trabalhistas ou outras questões com os colaboradores do salão de beleza ou com os profissionais parceiros. Conte com a assessoria trabalhista da Soluzione para cuidar e orientar essas questões em seu salão de beleza.

Não tenha problemas com a divisão dos lucros ou recolhimentos de obrigações trabalhistas. Além disso, deixe que a Soluzione cuide de questões como folha de pagamentos, gestão de benefícios e outras.

Assessoria Contábil

Com a Assessoria Contábil da Soluzione, você conta com um pacote de serviços em todas essas áreas: fiscal, trabalhista e contábil. Os serviços são oferecidos de forma personalizada para cada negócio. Deixe nossos especialistas cuidarem da administração de seu negócio.

Fale com nossos consultores agora mesmo e conte com as soluções personalizadas da Soluzione para seu negócio!

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